A partir de março as casas agropecuárias não poderão mais vender a vacina de 5 ml. A nova dose é de 2 ml para todo o estado e já deve ser usada na campanha de maio.

A vacina contra febre aftosa terá redução na dosagem e passará de 5 ml para 2 ml em todo o estado, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins. A partir do dia 30 de março as casas agropecuárias não poderão mais vender a vacina de 5 ml. Durante a campanha de vacinação, em maio, os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados já com a dosagem atualizada de 2 ml.
A medida está prevista no programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, que pretende fazer a retirada total da vacinação no Tocantins e em todo o país até 2021. Segundo a Adapec, essa diminuição vai gerar menos custos que o atual modelo para o produtor rural, além de reduzir as ocorrências de reações colaterais nos animais.
Atualmente há mais de oito milhões e quatrocentos mil animais do tipo no Tocantins. O estado realiza campanhas de vacinação em maio e novembro. Exceto na Ilha do Bananal, onde a vacinação é realizada nos meses de agosto e setembro.

G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here