Últimas Notícias

Usina alerta para aumento no nível do rio Tocantins após ONS determinar operação em capacidade máxima

Usina Hidroelétrica Luís Eduardo Magalhães fica em Lajeado, na região central do estado. Cheia pode afetar praias em oito municípios.

A Usina Hidroelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado, informou que a partir das 7h desta quarta-feira (18) vai operar em capacidade máxima por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A empresa que administra a usina, a Investco, alertou para o aumento do nível da água no rio Tocantins.

A cheia pode afetar praias nas cidades de Lajeado, Miracema, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão. A empresa pediu que a população fique atenta, principalmente nas margens do rio.

A Investco explicou que desde 20 de agosto, quando foi encerrada a temporada de praias, a vazão da usina fica sujeita a oscilações decorrentes da demanda de geração do ONS.

A UHE Luís Eduardo Magalhães possui cinco geradores que juntos têm potência total instalada de até 902,5 megawatts. Ela é uma das maiores de todo o estado e fica na região central. A represa da usina é responsável pela formação do lago de Palmas.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.