Municípios que atingiram metas vão abrir vacinação pra dois novos grupos. Segundo último levantamento, mais de 27 mil ainda não se vacinaram no estado.

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (22) no Tocantins. Segundo o último balanço divulgado, quase 30 mil pessoas que integram o público alvo ainda não se vacinaram. O grupo das crianças e gestantes é o que apresenta os menores índices de vacinação em todo o estado. Vacinação deve continuar após o fim da campanha.

“Infelizmente, nós ainda não conseguimos atingir a cobertura mínima de 90%, tanto das crianças como das gestantes. A gente ainda tem o dia de hoje para os responsáveis por essas crianças e essas gestantes procurarem o postinho de saúde para tomar a dose da influenza”, contou a gerente de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Greicy Rivello.

O último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na terça-feira (19), apontava que 339.808 pessoas foram vacinadas e faltavam 29,7 mil para atingir 100% da meta. O G1 pediu um novo levantamento à Secretaria de Saúde do Tocantins e aguarda resposta. Somente em 2018, sete pessoas morreram em decorrencia de gripes.

Segundo a gerente, a maioria dos municípios atingiu a meta de vacinação. “Essas unidades vão funcionar para receber esses públicos nesta sexta-feira. O ministério da saúde encaminhou doses suficientes para atingir todo o público alvo. Até agora, 91 municípios do estado conseguiram atingir todas as metas. Agora, a gente tem esse tempo para tentar atingir esses outros públicos [crianças e gestantes] a nível estadual.”

Ainda conforme a responsável, os municípios que atingiram a meta poderão ampliar a vacinação para dois novos grupos. “A partir de segunda-feira (25), caso ainda tenha dose da influenza [os municípios], poderão ampliar a vacinação para o grupo de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos. Então, a gente ainda vai continuar vacinando os grupos prioritários e incluindo esses dois novos grupos”, explicou.

Tocantins registrou sete mortes por gripe este ano, quatro pessoas do sexo feminino e três do sexo masculino. Entre as vítimas estão duas crianças. As informações foram divulgadas pela Secretaria do Estado da Saúde e o levantamento abrange o período de 1º de janeiro a 16 de junho. 

As mortes foram registradas em Palmas, Lagoa do Tocantins, Tocantínia, São Salvador, Porto Nacional, Araguaína e Lagoa da Confusão.

De acordo com os dados, foram registrados 262 casos suspeitos de gripe no Tocantins. Destes, 29 foram confirmados, 28 estão sendo investigados e 205 foram descartados.

Entre os 29 casos confirmados de gripe, cinco são do tipo B. Os outros 24 são do tipo A: 14 de H1N1, cinco de H3N2 e cinco não subtipados.

 G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here