Tema da 16ª edição da feira, em Rio Verde, valoriza fauna e flora de cada região do Brasil. Organização reúne resíduos recicláveis do evento para vender e doar valor.

A Tecnoshow Comigo 2017 tem como tema a preservação dos biomas do Brasil e criou um espaço de 1 mil metros quadrados com espécies da fauna e da flora dos pampas, Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, cerrado e caatinga. Até o dia 7 de abril, os visitantes da feira, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, podem se informar no local a respeito da diversidade presente em cada um e conhecer a cultura das diferentes regiões do país.

O coordenador ambiental da feira, Reginaldo Passos, explica que o espaço “Conhecer para valorizar. Conhecer para preservar” foi criado para mostrar ao produtor rural a importância de preservar o meio ambiente em que ele está inserido.

“O objetivo é mostra para o produtor rural que é possível produzr de forma sustentável preservando o meio ambiente, vendo essas imagens ele vai sentir que é importante preservar esses ecossistemas e que sem eles não é possível produzir de foram boa, não vai ter recarga de água no solo, por exemplo, o clima é afetado. Ele vai ver que é possível fazer uma produção preservando fauna e flora”, destacou em entrevista.

Segundo ele, biólogos e alunos do curso de engenharia ambiental estarão presentes para orientar os participantes do evento sobre cada região. Os monitores estarão aptos a explicar sobre cada amostra de planta, animal, clima, geografia e vegetação das regiões.

“Os visitantes vão passar por um labirinto e vão poder perceber as características de cada bioma. Ao passar pelas regiões, eles poderão ouvir sons de aves típicas de cada local, verão espécies de plantas presentes nos biomas e até animais empalhados que representam a fauna. Um monitor em cada espaço também traz informações sobre desmatamentos e escassez de água, reforçando a necessidade de preservação”, contou.

Passos detalha que a feira deve mostrar ainda diversos frutos e sementes típicas de cada região. No local, estarão disponíveis ainda informações sobre a utilidade de cada espécia exposta.

“Na caatinga teremos mudas de cactos, amostras de caju e castanha, que são de lá. Na área do cerrado teremos pequi, mangaba, baru, semente de araticum, Já no Pantanal teremos miniaturas artesanais do pássaros o tuiuiú, tradicional da região, e de capivaras, também comuns no local. A região reservada para os pampas mostraremos ornamentos da tradição gaúcha, como uma cuia de chimarrão com bomba de um metro de altura”, completou.

Outra medida tomada pela organização da feira para manter a flora do cerrado preservada é a doação de 15 mil mudas de diferentes espécies típicas do bioma local. Os visitantes interessados em levar o material e fazer o plantio podem realizar um cadastro e pegar 10 unidades de plantas diferentes.

Sustentabilidade
Além de conscientizar os visitantes sobre a importância de preservar o ecossistema, a organização do evento também garante a reciclagem de materiais descartados durante a feira e a criação de adubo orgânico. O coordenador ambiental da Tecnoshow destaca que a separação do que é possível reutilizar é feita na própria feira.

“Na edição de 2016 recolhemos 48 mil latinhas de refrigerante, que dá cerca de 800 kg. Já de garrafa pet e copo descartável foram 1,3 mil quilos, enquanto que de papelão foram 15 mil kg e outros 8 mil kg de plástico. A sucata ferrosa da feira chegou a 5 mil kg – de latas de tinta, telhas, entre outros. No total, após vender todo esse material arrecadamos R$ 2,9 mil que foi doado para uma instituição de caridade”, contou Passos.

O material orgânico acumulado nas baias dos animais também é reaproveitado. Com os restos de feno e outros materiais é feito uma compostagem que se torna um adubo orgânico, usado como material de jardinagem na feira do ano seguinte. Na 15ª edição da feira foram feitas quase 100 toneladas de compostagem com o material recolhido do evento anterior.

Tecnoshow 2017
Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC) – Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural de Rio Verde, GO
Data: até 7 de abril
Horário: entre 8h e 18h
Entrada gratuita

Tecnoshow 2017 tem exposição de diferentes sementes e frutos (Foto: Vanessa Martins/G1)
Tecnoshow 2017 tem exposição de diferentes sementes e frutos (Foto: Vanessa Martins/G1)
Público pode conferir informações sobre os biomas de diferentes áreas do Brasil (Foto: Vanessa Martins/G1)
Público pode conferir informações sobre os biomas de diferentes áreas do Brasil (Foto: Vanessa Martins/G1)

G1/Goias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here