Últimas Notícias

STF autoriza Lula a sair da prisão para encontrar familiares

Ex-presidente pretendia comparecer ao velório do irmão, que já foi sepultado.

presidente do STF, Dias Toffoli, autorizou o ex-presidente Lula a deixar a prisão em Curitiba para encontrar familiares em razão da morte do irmão do petista, Genivaldo Inácio da Silva, falecido na terça-feira (29) e enterrado hoje (30).

O pedido da defesa de Lula havia sido indeferido anteriormente pela juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal do ex-presidente, e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

A alegação era a de que questões logísticas impediriam tanto o deslocamento do ex-presidente quanto sua segurança no contexto do velório, que acontece em São Bernardo do Campo (SP).

Na decisão, Toffoli diz autorizar Lula a “se encontrar exclusivamente com os seus familiares, na data de hoje, em Unidade Militar na Região, inclusive com a possibilidade do corpo de cujos ser levado à referida unidade militar, a critério da família”.

Diz ainda que “fica assegurada a presença de um advogado constituído e vedado o uso de celulares e outros meios de comunicação externo, bem como a presença de imprensa e a realização de declarações públicas”.

“Essas medidas visam garantir a segurança dos presentes, do requerente, e dos agentes públicos que o acompanharem. As autoridades competentes devem fornecer todos os meios necessários para viabilizar o cumprimento da decisão”, finalizou o presidente do STF.

O encontro de Lula com a família ocorrerá em São Bernardo do Campo.

Por noticia ao minuto

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.