Últimas Notícias

Servidores públicos iniciam greve hoje

Sindicatos afirmam que esse é o último recurso para receber data-base e que 30% dos serviços essenciais estão garantidos

Servidores públicos estaduais entram em greve por tempo indeterminado a partir das 8 horas de hoje. Esse é o último recurso, segundo os sindicatos, para forçar o governo do Estado a pagar os retroativos da reposição geral anual (data-base) de 2015, e também a implantação do índice de 9,8307% referente à revisão geral anual (data-base) de 2016.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe), Cleiton Lima Pinheiro, foram realizadas todas as formalidades para a realização da greve e, na última sexta-feira, foi feita a notificação ao governo. “Colocamos no ofício que o sindicato vai manter uma comissão de negociação durante o movimento grevista, além da questão do número mínimo necessário para atender as demandas do Estado, como determina a lei de greve, que são os 30%”, informou Pinheiro.

Para definir o atendimento mínimo de 30% necessário determinado em lei para o funcionamento da saúde, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras), Manoel Miranda, e representantes do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado (Seet) se reuniram na manhã de ontem com a administração do Hospital Geral de Palmas (HGP) e do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), para definir as escalas dos servidores durante o período. “Os sindicatos vão participar da organização das escalas juntamente com a unidade hospitalar e coordenação de setores, para que possam manter os atendimentos de urgência e emergência”, disse Miranda.

Transtornos

Segundo o presidente do Sisepe, foi decidido, em assembleia, que todos os órgãos vão paralisar os serviços por se tratar de uma greve geral, com a participação de todas as categorias. “Há uma preocupação nesse sentido. Realizamos uma pesquisa interna e, até o último domingo, 96% dos servidores decidiram aderir à greve. Então, o governo tem que se preocupar com isso porque essa greve geral trará um transtorno muito grande em todas as áreas”, alertou Pinheiro.

Entre os serviços que deixarão de ser oferecidos está o da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que trabalha com a proteção das barreiras e divisas que precisam ser monitoradas e a questão da exportação, que depende do órgão.

A greve também afetará outros serviços como do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que interromperá serviços como transferência de veículos, emissões e renovações da carteiras nacionais de habilitação (CNH), entre outros, além de parar com serviços de outros órgãos como Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Tocantins), Sistema Nacional de Emprego (Sine), entre outros.

Educação

Quanto à Universidade do Tocantins (Unitins), Pinheiro ressaltou que paralisação vai depender dos servidores e professores, mas que eles serão afetados pela reposição da data-base, portanto podem aderir.

“A responsabilidade da greve é do governador do Estado e de sua equipe, que não abre um canal de negociação e apresenta uma proposta condizente com a necessidade da categoria”, ressaltou Pinheiro.

As escolas estaduais também vão parar as aulas. Porém, de acordo com Carlos de Lima, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintet), eles têm uma data limite o próximo dia 16 para as outras categorias realizarem assembleias. “A diretoria do Sintet vai se reunir para discutir algumas orientações para a paralisação”, explicou Lima.

Direitos

Os servidores públicos Estaduais do Quadro Geral, Unitins, Adapec, Ruraltins, Naturatins, Itertins e administrativos da Secretaria da Fazenda vão paralisar as atividades a partir de hoje, para cobrar do governo o pagamento dos retroativos da reposição geral anual (data-base) de 2015, e também a implantação do índice de 9,8307% referente à revisão geral anual (data-base) de 2016.(fonte:jornal do tocantins)

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.