Segundo estimativa mais de cem homens compareceram ao posto de saúde nesta quinta-feira.

Nesta quinta-feira 23, a Unidade Básica de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF), de Palmeirópolis realizaram diversas ações em comemoração ao “Novembro Azul”, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem.Secretário de saúde Nélio Oliveira, radiante com a maguinitude do evento

De acordo com a equipe, o evento foi realizado à noite por entender a disponibilidade daqueles que trabalham durante o dia.

O movimento internacional “Novembro Azul” foi criado com base no Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, com o objetivo de incentivar o público masculino a fazer exames preventivos e cuidar da saúde.

Secretário de Saúde do município Nélio Oliveira e a coordenadora da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Mara Layane Alves Benvindo.

Entusiasmado, o secretário de Saúde do município Nélio Oliveira Silva disse que o evento surpreendeu a todos. “Nunca esperava este tanto de gente, quebrou paradigma de que homem não se cuida, não procura o médico para fazer exame da próstata. Esta ação é a primeira vez em Palmeirópolis. Quando vejo este local cheio de senhores, me alegra o coração, porque está acabando com o preconceito grande que existia. Tudo isso é fruto de todos os profissionais da saúde, juntos, emprenhados nestas ações. Temos que cumprir metas e para mim é uma satisfaço imensa, acompanhar de perto tudo isso. Neste momento estou surpreso nunca imaginei, a população recebeu os convites e compareceram ao posto de saúde”, explicou Nélio emocionado.

Sala de espera, palestra e vídeo

Daniela Awinny Telles Pereira enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde Dr. Mário José Romão, falou que foi uma ação conjunta entre todos os Postos de Saúdes e secretaria, para realizar o “Novembro Azul”. O horário a noite foi discutindo e acharam melhor porque os homens durante o dia trabalham e não teriam tempo de comparecer.

Da esquerda para direita Mara Layane, Jucilene Duarte Marinho (Jô), Daniela Awinny Telles Pereira, Rayra, Rezende Macedo, enfermeira e coordenadora da UBS do setor Bom Tempo.

A Jucilene Duarte Marinho (Jô), enfermeira coordenadora da UBS Helena Maria Borges PSF I, explicou que para convidar os homens pensaram num multiplicador que seria os filhos estudantes. Foram em todas as escolas, municipais, estaduais e distribuíram os convites, em todas as igrejas, na feira, e também os agentes de saúde entregaram em todos os domicílios.

Os tipos de serviços ofertados foram sala de vacinas, (imunização de todas as vacinas para adultos), exame PSA, que é para saber o índice de câncer de próstata, dentista (saúde bucal), atendimento médico com as consultas, teste rápido para HIV, sífilis que são as doenças sexualmente transmissíveis, triagem, palestra sobre: educação em saúde, violência doméstica e tabagismo, alcoolismo, auto exame dos testículos, importância da alimentação saudável para prevenção do câncer de próstata,  teve entrega de lembrancinhas,  sorteio de cortes de cabelo, doado por alguns salões de beleza e um caldo delicioso com refrigerante.

A coordenadora da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Mara Layane Alves Benvindo, acrescentou que os organizadores sentaram e decidiram fazer um evento sobre o “Novembro Azul” para os homens, exclusivamente pensado neles. “O secretário de saúde Nélio ofertou os exames de PSA que o Laboratório Perfil veio coletar sem nenhum custo para o paciente, se detectar qualquer alteração será encaminhado ao um especialista. Ao chegar aqui homem pode escolher o exame que fazer, se médico, dentista, ou se quiser fazer todos podia também, ele estava à vontade para escolher”, finalizou.

Serviço odondológico com o dentista Dr. Agripino Guedes.

O prefeito Fábio Vaz e a primeira dama Ana Paula, não puderam participar por estarem viajando, mas estão envolvidos neste projeto e parabenizaram a equipe pelo brilhante trabalho realizado.

Segundo estimativa mais de cem pessoas (homens) compareceram ao evento.

Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here