Últimas Notícias

Recurso é negado e ex-vice-prefeito de Carmolândia tem condenação mantida por ausência de prestação de contas

Ele e o ex-prefeito João Holanda Leite foram condenados em abril de 2017 por deixar de prestar contas de repasse realizado em 2011 pelo Fundo Nacional de Assistência Social, no valor R$ 70.781,25.
O Tribunal de Justiça acatou parecer do Ministério Público Estadual (MPE) e rejeitou recurso do ex-vice-prefeito de Carmolândia Jovercy Ribeiro Martins, mantendo sua condenação pela prática de improbidade administrativa. 

Na sentença de primeira instância, os réus foram condenados a pagar multa correspondente a 10 vezes o valor da remuneração recebida no último mês respectivo do mandato, com juros de 1% ao mês e com correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a serem aplicados desde a época em que as contas deveriam ter sido prestadas.

Dos réus, apenas Jovercy Ribeiro Martins recorreu da sentença ao Tribunal de Justiça. Diante do recurso, o MPE, representado pelo Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, defendeu a manutenção da condenação. 

Foi sustentado pelo MPE que a improbidade ficou comprovada pelo ofício em que a Coordenação Geral de Prestação de Contas da Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Assistência Social, órgão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, solicitou a regularização da prestação de contas ou a devolução dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Assistência Social, referentes ao exercício de 2011.

A condenação alcança ambos ex-gestores pelo fato de que Jovercy Ribeiro Martins era vice-prefeito e assumiu a gestão municipal por ocasião do afastamento do então prefeito, João Holanda Leite.

A Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra os ex-gestores foi ajuizada pelo Município de Carmolândia em março de 2014.

Flávio Herculano

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.