Últimas Notícias

Queimadas atingem produção rural do Tocantins

Estado é o terceiro no número de queimadas no Brasil e produtores relatam prejuízos na atividade agrícola.

O Brasil já registrou mais de 39 mil focos de incêndio no primeiro semestre de 2019. O motivo é o tempo seco. No Tocantins, o fogo está causando diversos prejuízos para a produção local. O estado é o terceiro com mais queimadas, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Roraima.

De janeiro a julho foram 4.100 focos de incêndio, um aumento de 30% na comparação com o mesmo período de 2018, quando o Tocantins registrou 3.138 pontos.

O motivo é que as queimadas começaram mais neste ano. O governo estadual decretou risco de desastre ambiental em 11 municípios.

O fogo se tornou um desafio para o produtor rural. Na propriedade do agricultor Fauster Balestra, a plantação de coco foi totalmente destruída por um incêndio.
“Nós conseguimos salvar uma carreta que transportava coco, mas o resto já estava tudo queimado”, lamenta.

Os bombeiros levaram quase três horas para controlar as chamas. Cerca de 5 mil pés foram atingidos e viraram cinzas.

O agricultor Vinícius Costa também teve prejuízo na propriedade que possui. As chamas devastaram a vegetação, cercas, pasto e colocaram a vida de animais em risco.
“Quando viemos olhar aqui já tinha, [o fogo] já estava dentro da propriedade aqui, já queimou uns 5, 6 alqueires aqui dentro”, lembra Costa.

G1.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.