Equipes colocam gaiolas com ração em pontos estratégicos da cidade para capturar os animais. Primeira fase da ação vai até o próximo dia 25 de janeiro.

A Prefeitura de Gurupi está realizando uma ação de castração de gatos de rua. O mutirão começou na segunda-feira (7) e a primeira fase vai até o próximo dia 25 de janeiro. Para capturar os animais, armadilhas com comidas são deixadas em pontos estratégicos do município. Moradores também podem levar os bichos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com a prefeitura, atualmente na cidade existem cerca de 3 mil felinos. Do total, cerca de 1,5 mil não tem dono e vivem nas ruas. A ação, que tem o objetivo de diminuir o abandono controlando a população de animais, é realizada pelo CCZ em parceria com ONGs da cidade.

“Aqui em Gurupi a demanda de gatos e cachorros de rua está sendo muito grande. Talvez se cada um fizer um pouquinho, consegue diminuir. Dando alimentos, castrando. Por mais que não ache lar para todos, a gente pode diminuir o sofrimento dos bichos e a castração é a única solução”, disse uma voluntária que ajuda no processo.

Segundo o CCZ, todas as tardes uma equipe estará nos bairros colocando as armadilhas para a captura. O método é colocar ração em uma espécie de gaiola para atraí-los.

Nessa primeira fase as armadilhas serão colocadas nos bairros Casego, Nova Fronteira, Parque das Acácias, Jardim dos Buritis, Sol Nascente, Alto da Boa Vista, Eldorado, Vila Nova, Vila dos Funcionários, Vila Guaracy.

Após a captura, os animais serão levados ao CZZ, onde os procedimentos serão feitos. Eles passarão pela fase de recuperação e também serão vacinados. A previsão é que muitos gatos sejam doados nos primeiros dias. Os que ficarem sem donos, serão devolvidos às ruas.

Animais serão capturados através de armadilhas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Gurupi

Animais serão capturados através de armadilhas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Gurupi

G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here