Estimativa é que até 80% das plantações estejam comprometidas em Lagoa da Confusão. Agricultores também não sabem como vão escoar o que puder ser colhido.

Fazendas estão alagadas na região de Lagoa da Confusão, após uma semana consecutiva de chuvas. Os canais que irrigam os campos de arroz transbordaram e deixaram grande parte das plantações debaixo d’água.

Os produtores temem que até 80% da safra esteja comprometida com os alagamentos.

“A gente está muito preocupado com isso” diz o fazendeiro Cléver Teixeira de Andrade, “Tem uma parte que já está virando cacho e a outra parte já está com a maioria dos cachos para fora, então isso é muito preocupante com este tanto de água. Uma grande parte está tampando os cachos”, diz ele.

Outro desafio é saber como escoar as sacas que puderem ser colhidas, já que a maioria das estradas também tem pontos de alagamentos. Em uma delas o rio Urubu ultrapassou a altura da ponte e já está praticamente cobrindo a estrutura. Sedes de fazendas também estão isoladas e com as máquinas paradas.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já previa uma queda de 1,4% na safra em relação ao ano passado, com as chuvas o número pode ser ainda maior.

G1/Tocantins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here