Últimas Notícias

Faixa no escuro deixa pedestre em perigo

Palmense tem atravessado sem iluminação, aumentando o risco de atropelamento; Prefeitura diz que estuda melhorias

A faixa de pedestre, também conhecida como faixa de segurança, deveria garantir a integridade física de transeuntes na Capital, mas não é o que se percebe ao visitar alguns pontos que contam com a sinalização horizontal. A iluminação precária e, em algumas situações, a total falta dela; e os desgastes da pintura geram desconforto aos pedestres e os deixam em constante estado de alerta.

A estudante Patrícia Neves, 25 anos, reclama, principalmente, dos pontos onde a falta de poda das árvores limita a iluminação de postes que estão presentes apenas de um lado da avenida. Ela diz que as sinalizações também estão escassas e que muitos motoristas só percebem que existe uma faixa quando há alguém passando. “Muitas faixas ficam completamente apagadas à noite. As árvores ficam na frente dos postes deixando as ruas ainda mais escuras do que já são”, desabafa.

Patrícia atenta para outro problema: a falta de manutenção na pintura. “O trecho entre as quadras 402 e 404 Sul está muito escuro por causa das árvores na frente dos postes, além da faixa apagada, o que gera um risco para nós enquanto pedestres”, declara.

De acordo com o social media Marcelo Horst, 25 anos, a falta de iluminação e sinalização nas faixas de pedestre não prejudica apenas o transeunte, mas também o motorista que, por não ver, acaba sendo imprudente.

“A falta de iluminação anula a segurança que a faixa deveria trazer ao pedestre e dificulta a visão do motorista, além de legitimar o mal condutor que não quer parar, com a desculpa de que não viu”, lamentou.

MULTA

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define que o condutor de veículos automotores que não der preferência ao pedestre nos locais determinados perde sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 191,54. A ação é considerada “infração gravíssima”, de acordo com CTB.

Ano passado, um caso de atropelamento em faixa de pedestre chocou os moradores da Capital. Késia Maciel Coutinho, 28 anos, e sua filha, na época com apenas quatro meses, foram atropeladas em plena luz do dia. O acidente levou o bebê a óbito.

MANUTENÇÃO

Através de nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte (SMISPTT) informou que as revitalizações das faixas de pedestres estão em andamento desde o início deste ano e que as áreas priorizadas são as de maior demanda e as próximas a escolas.

Sobre a necessidade de reforçar a iluminação em alguns pontos críticos da cidade, a pasta declarou que “estuda fazer intervenções no sentido de iluminar” esses locais, mas não informou quando acontecerá tal ação.

CTB

O Código de Trânsito Brasileiro define desrespeito à faixa de pedestre como infração gravíssima. O valor da multa para o motorista que não respeitar a faixa é de R$ 191,54, além de sete pontos na carteira.(fonte:jornal do tocantins)

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.