Mais de 300 mil eleitores deixaram de registrar seus votos, um percentual equivalente ao número de votos obtidos por Carlesse.

Carlesse teve mais de 400 votos em Palmeirópolis, mesmo sem ter ido pessoalmente na cidade. Lideranças fortes no município, os vereadores Divino da Patrol, Fábio Gonçalves e Hildene Tóquio, uniram forças buscando aliados na tentativa de eleger o novo governador. Radiantes, os vereadores agradeceram toda equipe e os votos de confiança que conseguiram  

A eleição suplementar para governador do Tocantins, realizada neste domingo (3), vai ser decidida no segundo turno, em 24 de junho. A disputa será entre os candidatos Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR), os mais bem posicionados na eleição que teve sete candidatos. 

Carlesse, que ficou em primeiro lugar, com 30,3% dos votos, é deputado estadual e assumiu interinamente o governo do Estado após a saída do ex-governador Marcelo Miranda (MDB). Vicentinho, que teve 22,2%, é senador e está no último ano do seu mandato no Congresso.

Quem assumir ficará no cargo até  31 de dezembro. Novas eleições para governador ocorrerão normalmente em outubro.

Da disputa do primeiro turno em Tocantins participaram também Carlos Amastha (PSB), que ficou com 21,3%, a senadora Kátia Abreu (PDT), que teve 15,6%, Marlón Reis (Rede Sustentabilidade), com 9,9%, Marcos de Souza (PRTB), com 0,5%, e Mario Lucio Avelar (PSOL), que não teve os votos registrados porque sua candidatura aguarda análise do TRE.  

A eleição teve um alto índice de abstenção, superior a 30%. Em Tocantins, todos os eleitores foram recadastrados e 100% das urnas operam com o sistema biométrico, o que significa que o número de abstenção reflete efetivamente os que resolveram não participar do pleito. Houve também alto número de votos brancos e nulos.

Confira os votos obtidos em Palmeirópolis

Katia Abreu -970 votos

Vicentinho -856

Mauro Carlesse- 408

Marlon Reis -310

Carlos Amastha -201

Marcos de Souza -2 

Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here