O Sistema Agroflorestal (SAF), consiste no cultivo simultâneo de espécies lenhosas e agrícolas em um mesmo espaço geográfico.
Durante a última sexta-feira 14,  foi realizado a primeira Implantação do Sistema Agroflorestal – SAF no município de Palmeirópolis na propriedade do rural do agricultor familiar João Barbosa Rocha.
O projeto é uma iniciativa da Empresa Engie Brasil Energia em parceria com a prefeitura de Palmeirópolis por Meio da Secretaria de Meio Ambiente.
Sistemas Agroflorestais ajudam a melhorar microclima da propriedade rural.
Segundo o engenheiro Agrônomo Josimar Furlan, o SAF consiste em um sistema de plantio sustentável, onde diferentes espécies de hortaliças, plantas anuais, frutíferas e florestais  são cultivadas numa mesma área, de acordo com arranjo espacial e temporal, com alta diversidade de espécies e interações entre elas.
“Esse sistema torna possível a produção agroecológica de alimentos ao mesmo tempo em que se mantém ou melhora os recursos naturais”, explicou Furlan.
O Engenheiro Florestal Kássio Negrão, relatou os benefícios que esse sistema traz ao agricultor rural. “Este sistema possui benefícios econômicos, pois permite que o agricultor diversifique seus produtos e possuí também benefícios sociais, já que ajuda a fixar os trabalhadores no campo, com demanda por mão de obra durante todo o ano”, pontuou.
Elaborado para garantir melhoria na renda das famílias envolvidas, conciliando produção com conservação Ambiental, o sistema foi implantado na propriedade para servir como projeto piloto para região.  
A implantação do primeiro SAF, também  contou com a parceria do Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio de Souza e da Associação de Agricultores Familiares e Produtores Artesanais de Palmeirópolis e Região – AFAP/TO.
Da redação/Daniella Tavares

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here