Disputa por estacionamento atrapalha o trânsito e prejudica comércio em Gurupi

0
359

Encontrar uma vaga no centro comercial da cidade é uma tarefa cada vez mais difícil. Prefeitura pretende melhorar sinalização para tentar amenizar o problema.

Conseguir uma vaga para estacionar no centro de Gurupi, no sul do estado, é uma questão de sorte, determinação e persistência. Carros e motos disputam cada centímetro dos estacionamentos das principais avenidas da cidade. O resultado é muita dor de cabeça, prejuízo para os comerciantes e desrespeito às normas de trânsito.

“Houve vezes que eu deixei de entrar em uma loja por questão de passar várias vezes e não conseguir uma vaga próximo. Até um pouco mais longe fica difícil”, contou a professora Fátima Arruda.

São aproximadamente 1,5 mil vagas existentes no centro da cidade. Porém, o número não é suficiente. “Com certeza [deu sorte]. Aqui é muito difícil, não é fácil mesmo estacionar aqui. Dependendo do horário é complicado”, comentou o técnico em telefonia Davilson de Aguiar.

Para tentar melhorar o problema o município deve instalar sinalização vertical e horizontal no centro da cidade para estabelecer onde as motos e carros podem estacionar. Uma pesquisa feita em 2017 pelo município apontou que quase 73% dos funcionários do comércio estacionam no centro comercial.

“O fluxo de veículos no município é muito grande. No centro da cidade circulam cerca de 5 mil veículos ou para trabalhar ou fazer compras. É um número muito alto. Falta estacionamento, mas principalmente conscientização dos lojistas com o estacionamento”, explicou o diretor de trânsito da cidade, Leon Barcelos.

Com os lojistas, funcionários e clientes disputando as vagas o que se vê pelas avenidas de Gurupi é muito desrespeito às normas de trânsito. “Muito complicado. Principalmente para quem precisa descarregar. A alternativa é ligar o pisca-alerta e estacionar em fila dupla, infelizmente. Eu sei que é proibido”, contou o transportador Gabriel Dalat.

 G1 Tocantins.