Buraco toma metade da TO-225 próximo de Ponte Alta do Tocantins, a principal entrada do parque estadual.

O Parque Estadual do Jalapão atrai muitas pessoas pelo turismo de aventura, que chega a testar os limites do visitante. Só que os desafios começam bem antes de se entrar na reserva.

Na TO-225 uma parte da rodovia desmoronou e está causando risco para quem passa pelo local.

A cratera fica próximo de Ponte Alta do Tocantins, portal do Jalapão e principal acesso ao parque.

Imagens enviadas por um turista que visitou o Jalapão no último final de semana mostram que o problema ocorreu há muito tempo. Prova disso é que a vegetação avançou pela cratera e começa a surgir até no asfalto.

Segundo o secretário de Obras e Transporte de Ponte Alta do Tocantins, Sebastião Gomes, a cratera surgiu há pelo menos oito anos. “A prefeitura já entrou em contato com o Estado várias vezes e falaram que iriam tomar uma providência, mas até agora nada”, afirmou.

Um desvio na outra margem da estrada possibilita a passagem. Porém, segundo o secretário, o trecho é muito perigoso, principalmente durante a noite. Além disso, as imagens mostram ainda que a sinalização se restringe há quatro placas à beira do buraco. “Muito perigoso [o trecho] porque é em cima de uma serra”, afirmou Gomes.

Outro lado

A Secretaria de Infraestrutura do Estado afirmou que está fazendo um Estudo Geotécnico para determinar as questões do solo que levaram ao deslizamento da pista na TO 255 em Ponte Alta, para posterior abertura de processo licitatório com vistas à elaboração do projeto de recuperação.

“Feito isso, iniciará o processo de licitação para execução da obra. Enfim, no local do deslizamento é preciso de um estudo mais aprofundado e um projeto específico, para que ao refazer a pavimentação o solo não venha deslizar novamente, levando o asfalto conforme a ocorrência anterior”, diz a nota enviada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here