Destaque, Palmeirópolis

Campanha de vacinação contra gripe H1N1 terá início dia 23 de abril em Palmeirópolis

Esta é a 20ª campanha Nacional de vacinação contra a Influenza no município de Palmeirópolis.

A vacinação contra o H1N1 começou nesta quarta-feira dia (18), em Palmeirópolis com a equipe da saúde. Para este grupo a vacina segue até dia 20. De acordo com a secretaria, o dia (D) de vacinação está marcado para 12 de maio.

As doses serão destinadas aos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. A campanha na zona urbana acontecerá no período de 18 de abril até dia 25 de maio. Sendo o dia 12 dia (D), de maior divulgação e mobilização.

As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) somente no dia (D) que é 12 de maio. Para tanto, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico nos três postos de saúde do município (PSF I, PSF II, PSF III), com exceção da BCG. 

As outras datas citadas da vacina, a pessoa deve procurar apenas a Unidade de Saúde Helena Borges, que fica situada na Av. Contorno. 

O agente comunitário de saúde de cada microaréa deverá fazer uma lista com os nomes das pessoas para facilitar o processo de atualização do esquema vacinal onde o responsável irá assinar a freqüência de comparecimento que será uma condicionalidade para o programa bolsa família.

Será realizado ainda busca ativa das crianças no colégio materno infantil nos dias 14 e 15 de maio e ainda para garantir cobertura vacinal será desenvolvido busca ativa na zona urbana nos domicílios conforme escala nos 26 e 27 de maio.

Segue abaixo

Cronograma de vacinação em Palmeirópolis:  Datas e grupos prioritários

Do dia 18 a 20/04/2018 – Trabalhadores da saúde

Do dia 23 a 27/04/2018 – Idosos

Do dia 02 a 05 de maio – Gestantes, puérperas e crianças

De 07 a 11 de maio – Comorbidades (incidência de doenças)  

12 de maio é o dia (D) –  todos os grupos

Dia 14 a 18 de maio – Professores

Dia 21 a 25 – Todos os grupos.

Os vírus da influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.

Os grupos prioritários são:

  • Crianças → Todas as crianças de 06 meses a menores de 5 anos de idade;
  • Gestantes → Todas as gestantes em qualquer idade gestacional;
  • Puérperas → Todas as mulheres até o 45º dia após o parto;
  • Trabalhadores de Saúde → Todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;
  • Povos Indígenas → Toda a população indígena a partir dos seis meses de vida;
  • Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos → Sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais;
  • Os professores das escolas públicas e privadas.

Os pontos de vacinação estarão funcionando no horário das 07h00min às 17h00min. A Secretaria ressalta que as 292 salas de vacinação do Estado estarão vacinando os grupos prioritários com a vacina Contra Influenza, no período já informado, tendo o dia 12/05 o Dia D da mobilização nacional.

Conforme a Secretaria, para vacinar é necessário apresentar o cartão de vacinas e o cartão SUS. A vacinação contra a Influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da Influenza grave e de suas complicações. A vacina para este ano de 2018 é trivalente e imuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. 

Até o momento, na semana epidemiológica 14, foram notificados 13 casos de síndrome respiratória aguda grave, porém todos negativos para Influenza. Para informações adicionais, favor contatar à Gerência Estadual de Imunização, pelos telefones (63) 3218-2749/1783/1784 ou 0800 63 1002.

Coordenação de Imunizações do município de Palmeirópolis

Enfª JUCILENE DUARTE MARINHO

TÉCNICAS DULCILENE

VALDIRENE APARECIDA

WINISMAR

MARILDA

Da redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.