Destaque

Campanha arrecada cabelos para perucas que serão doadas a mulheres com câncer

perucas

Caminhão itinerante receberá doações até o dia 31 de agosto, no estacionamento do Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia.

Fundação Laço Rosa promove, a partir desta quarta-feira (9), uma campanha para arrecadar cabelos que serão transformados em perucas para mulheres em tratamento contra o câncer, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Para doar, os interessados devem fazer um cadastro pela internet (confira detalhes abaixo).

O programa, chamado de “Força na Peruca”, vai realizada entre os dias 9 e 31 de agosto, no estacionamento do Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia. Além da coleta de doações de cabelos, voluntários serão capacitados como peruqueiros, e fabricarão os artigos para doação.

Durante os 22 dias de curso, os alunos fabricarão perucas personalizadas e as entregarão, durante a formatura prevista para o dia 31 de agosto, para pacientes do Centro de Diagnóstico do Câncer de Mama (Cora), entidade parceira do programa em Goiânia.

As beneficiárias das perucas que serão fabricadas em Aparecida de Goiânia já foram definidas, mas quem tiver interesse em receber o acessório pode se cadastrar no Banco de Perucas do site da Fundação Laço Rosa e aguardar uma oportunidade.

O caminhão itinerante iniciou o percurso em Curitiba. Goiás é o segundo destino da ação, que seguirá viagem para Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo é capacitar 100 novos profissionais pelo Brasil para a confecção de perucas destinadas a pessoas com câncer. 

Fortalize-se

O programa “Força na peruca” tem um apoio da campanha “Fortalize-se”, do governo da Austrália, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de empresas parceiras. De acordo com os organizadores, a ação surgiu da necessidade de se capacitar profissionais para a fabricação de perucas.

Além de estimular o voluntariado, os cursos são voltados, também, para a gestão e o empreendedorismo. Os alunos aprendem o processo produtivo das perucas durante as aulas realizadas no caminhão itinerante e, em seguida, poderão fixar o conteúdo teórico por meio de uma plataforma na internet.

Como doar cabelo para o programa?

A Fundação Laço Rosa afirma que, por meio da internet, o doador poderá rastrear o trajeto do cabelo doado, até que ele seja destinado à confecção das perucas.

  1. Cadastre-se no site da campanha #fortalizese;
  2. Aprenda como cortar o cabelo para doação;
  3. Corte o cabelo;
  4. Leve até o caminhão itinerante no Buriti Shopping;
  5. Acompanhe o trajeto da doação por meio do site.

Campanha ‘Força na Peruca’

Data: 9 a 31 de agosto
Horário: das 10h às 22h
Local: Buriti Shopping (Avenida Rio Verde, Quadras 102/104 – Vila São Tomaz)
Informações: site da Fundação Laço Rosa

 
G1/GO