Últimas Notícias

Banhistas são ferroados por arraias em praias; veja fotos de animais na área de banho

Neste domingo (7), um adolescente de 15 anos e uma mulher, de 25, foram levados para a UPA após ferroadas. Turista de São Paulo fez imagens de animal na praia da Graciosa.

Dois banhistas foram ferroados por arraias nesse domingo (7) em Palmas e Lajeado. Segundo a Secretaria de Saúde de Palmas, um adolescente de 15 anos e uma mulher, de 25, tiveram que ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Norte), por causa dos ferimentos provocados pelo animal. Um dos casos foi registrado na praia do Prata, uma das mais frequentadas da capital.

Os rios de água doce do Tocantins abrigam piranhas e arraias, dentre outros animais aquáticos. Nessa época do ano, quando as praias ficam lotadas de turistas, os ataques aumentam. Em muitos locais, as prefeituras colocam as redes de proteção para impedir que esses animais cheguem até os banhistas, mas as telas não têm evitado a presença deles na área de banho.

Nesse fim de semana, a moradora de São Paulo Yassue Furukawa curtia a praia da Graciosa, a principal de Palmas, quando se deparou com uma arraia. Imagens mostram o animal na parte rasa do lago.
“Realmente fiquei bem assustada por ser na praia da Graciosa onde eu costumo frequentar sempre que venho em Palmas”, disse. Por medo e precaução, a turista decidiu ficar fora da água.
Outro morador de Palmas disse que levou as netas para curtir e tomar banho na praia das Arnos e se deparou com uma arraia. Para ele, a presença dos animais desanima qualquer pessoa.

As arraias são animais peçonhentos que possuem ferrão serrilhado na cauda e quando se sentem ameaçadas ou são pisadas, projetam sua cauda na pele da pessoa causando lesões puntiformes, lacerantes e muitas vezes profundas.

Arraia é flagrada na beira da água na praia da Graciosa
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos informou que, para garantir a segurança dos banhistas, vem realizando desde a última semana reparos nas telas de proteção das áreas de banho das praias da capital.
Na última terça-feira (2), foi iniciada a manutenção da Praia do Prata e na quarta (3), na Praia do Caju. Segundo o município, a ação é um serviço contínuo já que Palmas conta com praias o ano todo, diferente de outras cidades do estado. Paralelo a isso, a secretaria disse que realizou licitação para aquisição de novas telas que devem ser substituídas a partir da próxima semana.

Dados

No Tocantins, 422 banhistas foram ferroados por arraias no ano passado. Cerca de 40% dos casos foram registrados entre os meses de junho e agosto, quando há maior concentração de turistas nas praias do estado por causa da temporada de veraneio. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, no ano de 2017 foram registrados 405 acidentes com arraias.

A assessora de Zoonoses e Animais Peçonhentos da secretaria, Iza Alencar, recomendou que a pessoa ferida deve buscar a unidade de saúde mais próxima. “E como medida de prevenção deve ser recomendado ao andar dentro da água, tatear o caminho com um pedaço de madeira e arrastar os pés no chão cuidadosamente”, finalizou.

O Estado recomendou que as equipes municipais de saúde se mobilizem para fazer ações educativos quanto à prevenção de acidentes nos locais de praias ou onde estes animais costumam ser vistos em seu município, para buscar diminuir o número de pessoas acidentadas.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.