Exame Nacional do Ensino Médio será entre os dias 5 e 6 de novembro.
Estudantes apostam em grupos de estudo para melhorar o desempenho.

Para conseguir um bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) muitos estudantes dedicam horas de estudo para conquistar a vaga dos sonhos. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro e as notas são decisivas para entrar na universidade.

Há quase um ano, quatro estudantes que moram em Palmas estão dedicando o tempo para os estudos. Eles passam mais de dez horas diárias estudando. Isso significa abrir mão de várias coisas.

O estudante Thales Pina, conta que deixou para trás oito anos de atleta de judô para dedicar tempo aos estudos. Ele diz que assim como no esporte é necessário trabalho diário para atingir os objetivos. “Uma parte eu trouxe do esporte, porque faça chuva ou faça sol, você deve treinar todo dia, sempre tem alguém treinando mais do que você”, afirma.

Os estudantes estão tentando uma vaga em medicina e resolveram estudar em grupo para facilitar. “Um ajuda o outro, porque às vezes um aluno é melhor em uma área do que o outro. Temos que olhar o outro mais como um amigo que pode nos ajudar, não como um concorrente”, comenta a estudante Ana Clara Patrício.

Para alguns este é o primeiro Enem, para outros é a oportunidade de tentar novamente. O estudante Marcelo Rodrigues, desistiu do curso de Engenharia Elétrica para tentar uma vaga em medicina. Ele comenta sobre as principais dificuldades da prova. “O maior desafio é superar a pressão, a ansiedade para fazer a prova. Tem que conhecer vários conteúdos por que é muita coisa”, lembra.

O professor Ronalt Oliveira diz que nestes últimos dias é preciso focar na revisão. “É o momento de revisar tudo que já foi passado. Se o aluno tiver estudado e fazendo ficha de estudo, ele conhece tudo que está lá. Então se pegar as fichas, fazer revisões, ele vai sedimentar mais ainda o que adquiriu de conhecimento nos últimos anos”, explica.

Todo o esforço é por um bom motivo, afinal este é um sonho compartilhado. A estudante Paula Duran fala sobre as alegrias após a prova, caso o resultado seja positivo. “É uma satisfação tanto minha quanto da família que eu quero compartilhar”, diz.

Até domingo está disponível um simulado online da prova no portal Hora do Enem. Para ter acesso basta entrar neste site.(fonte:g1/to)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here