No Tocantins, 142 agências estão fechadas por causa da greve.
Negociações estão suspensas e não há prazo para o fim da paralisação.
A greve dos bancários completou duas semanas nesta terça-feira (20). A falta de atendimento e abastecimento dos caixas eletrônicos tem prejudicado os comerciantes e usuários. No Tocantins, 142 agências estão fechadas, de um total de 158.
“Os boletos até têm como pagar, mas quando chega para sacar dinheiro para pagar aluguel, pagar os funcionários geralmente não tem ou não dá de sacar o necessário”, reclamou o comerciante Ailton Gomes Rabelo.
A quantidade de reclamações de consumidores fez a Superintendência Estadual de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon) notificar o Sindicato dos Bancários do Tocantins (Sintec-TO), na última semana.
Órgão pediu que os bancos garantam o efetivo mínimo de 30% dos funcionários trabalhando e caixas eletrônicos disponíveis com dinheiro em espécie para saque, depósito, transferência, pagamentos e envelopes para operações bancárias.
A categoria diz que está cumprindo, mas são os bancos que determinam as atividades dos funcionários que estão trabalhando.
O sindicato disse que as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foram suspensas. Os bancários entraram em greve no último dia 6 e não há previsão para terminar.
Negociação
Conforme o sindicato, a Fenaban manteve a proposta de 7% de reajuste salarial e abono de R$ 3,3 mil, apresentada no dia 9 desse mês. “Infelizmente os bancos estão inflexíveis. Demonstram total falta de interesse pelos trabalhadores. Lamentamos muito, mas a orientação é a continuidade da greve. Vamos intensificar o movimento e esperamos com isso que os banqueiros se sensibilizem”, destacou o presidente do Sindicato dos Bancários do Tocantins, Crispim Batista Filho.
A classe reivindica mais empregados para pôr fim às filas, mais saúde, mais segurança, piso salarial do Dieese, melhor Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), Plano de Cargos e Salários em todas as instituições financeiras, auxílio-refeição, cesta-alimentação e auxílio-creche/babá e 13ª cesta-alimentação, isonomia entre os empregados novos e antigos (bancos oficiais), fim do assédio moral e das metas abusivas dentre outras.
Orientações
O sindicato orienta que durante a greve a população utilize os serviços bancários por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking (banco no celular), telefone e correspondentes bancários, casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados.(fonte:g1/to)