Imaturidade do consumidor pode aumentar risco e por isso é preciso ter atenção ao comprar
A cada R$ 100,00 em compras feitas no comércio eletrônico no Tocantins, R$ 11,40 é tentativa de fraude. O número representa 11,4% do total das compras feitas por consumidores tocantinenses e aumentou em relação a 2014, quando o índice registrado foi de 8%. Os segmentos mais procurados pelos fraudadores no Estado são os de celulares (21,2%), automotivo (20,7%), beleza (18,5%), eletrônicos (16,2%) e games (16,1%). Os números acompanham o aumento das tentativas de fraude registradas na região Norte, que em 2014, apresentou 7,1% e em 2015 entrou no ranking com 7,7% .
A pesquisa apresentada no Mapa Clearsale de Fraude no Brasil, aponta que a cada minuto no País foram registrados mais de R$ 3,6 mil em tentativas de fraude nas compras feitas pela internet e por isso o especialista em E-commerce, Henrique Martins, relata que “o crescimento nas tentativas de fraude foi maior que o aumento do número de pessoas boas comprando”.
Em 2014 o risco de fraude em compras online era de 3,9% no Brasil e em 2015 chegou a 5,6%.
De acordo com Martins, a tentativa analisada pelo mapa é aquela realizada por terceiro que utiliza o cartão de crédito. “O crédito é o mais utilizado pelos fraudadores e é importante lembrar que hoje as pessoas de má fé utilizam os dados das pessoas de bem para meio ilegal.”
A analista de sistemas Chrisley Kelly de Medeiros foi vítima ao efetuar uma compra pela internet. “Digitei todas as informações do cartão, o código de segurança e logo depois tive todas as informações do cartão copiadas por algum programa da internet. Meu cartão foi clonado e no mesmo dia foi utilizado em vários lugares, inclusive em São Paulo. Foram feitas compras na internet, reserva de hotel e a administradora do cartão não entrou em contato para confirmar as compras.”
Segundo Chrisley, a fraude só foi percebida quando a fatura do cartão chegou e apresentava compras que ela não tinha feito. “Quando vimos, ligamos na administradora do cartão, fizemos a reclamação e provamos que as compras não eram nossas e o valor referente às compras foi estornado sem nenhum problema.”
Segurança
O aumento de tentativas de fraude na região Norte e no Estado é motivado, conforme explicou Martins, pela maturidade do comércio eletrônico, ou seja, o nível em que as pessoas estão acostumadas a comprar por meio online. É esta maturidade que contribui para garantir que os consumidores não sejam vítimas dos fraudadores. “Nunca tivemos tanta segurança online e é aí que é importante tomar alguns cuidados”, alerta o especialista.
Martins considera que é preciso tomar cuidado, por exemplo, com sites falsos que vão direcionando o internauta e são muito parecidos com os reais. “É bom pesquisar bem antes de efetuar as compras. Hoje um dos meios mais utilizados são os phishing com promoções, ganhadores de sorteios e acabamos passando dados que são utilizados por fraudadores.”
Além desses sites maliciosos, ele lembra que em uma compra online o site “nunca” vai pedir a senha do cartão, mas apenas as informações como número, validade e código de segurança. “Se pedir senha já tenha dúvida e suspenda a compra imediatamente”, alerta o especialista.
O estudo trouxe ainda dados quanto às compras feitas por meio de celular em sites e também aplicativos. Mais uma vez a região Norte se destacou negativamente. Foram registradas 8,6% de tentativas de fraude. “As pessoas ainda estão se acostumando a comprar online e mais ainda pelo celular”, diz Martins.