quinta-feira, outubro 28, 2021

Últimas Notícias

Passagem da tocha olímpica gera mudanças no trânsito de Goiânia

Diretor de fiscalização da SMT explica bloqueios no trajeto e pede atenção.
Motoristas infratores poderão ser multados e ter veículo guinchado

tocha-goiania
Confira trajeto da tocha olímpica por Goiânia (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Goiânia realiza mudanças no trânsito da capital a partir desta quarta-feira (4) para a passagem da tocha olímpica. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), será proibido estacionar em algumas ruas do trajeto, e outras vias sofrerão alterações.

A primeira mudança acontece no anel interno da Praça Cívica, que será interditado a partir das 12h. As vias serão bloqueadas e liberadas à medida que a tocha passar. O trânsito da capital deve ser diferenciado, principalmente, entre 16h e 22h de quinta-feira (5).

Algumas mudanças já entraram em vigor nas Avenidas Couto Magalhães, entre a T-63 e a 5ª radial; e na Avenida T-5, entre a T-10 e a T-63. A partir das 22h desta quarta-feira, a SMT irá sinalizar todos os locais onde será proibido parar ou estacionar durante a passagem da tocha.

Conforme a prefeitura, a tocha deve sair da Praça do Trabalhador. Em seguida, ela será levada para os setores Oeste, Bueno, Marista, Bela Vista e Centro. O percurso termina na Praça Cívica, onde atrações artísticas vão se apresentar e acontece o show da banda Jota Quest.

No Setor Oeste, a tocha passa pelas Avenidas República do Líbano, Assis Chateaubriand, Alameda dos Buritis e T-7. No Setor Bueno o revezamento acontece nas Avenidas T-7, T-1, T-2, T-10, T-3, T-5 e T-63. Já no Setor Marista, serão interditadas as Avenidas Americano do Brasil, Ricardo Paranhos, 136 e Rua 146.

A tocha também deve passar pelas Avenidas Couto Magalhães e 5ª Radial, no Setor Bela Vista. Enquanto no Centro, o percurso vai passar pelas avenidas Goiás, Araguaia e Paranaíba, além dos anéis interno e externo da Praça Cívica e nas Ruas 3, 4, 82 e Dona Gercina Borges.

trajeto
Prefeitura divulga programação da passagem da tocha por Goiânia (Foto: Fernando Vasconcelos/GloboEsporte.com

A Praça Cívica é o único local que terá parte do fluxo restrito por mais tempo. A interdição do anel interno dura até o encerramento da cerimônia, previsto para 23h de quinta-feira (5). O anel externo ficará bloqueado entre a Rua 10 e a Avenida Goiás, e liberado para circulação entre a Avenida Tocantins e a Rua 83. Os bloqueios fora do percurso serão na Avenida Anhanguera com a Rua 200, sendo liberada apenas a passagem de ônibus do Eixo Anhanguera.

Passagem do comboio
O diretor de fiscalização da SMT, André Luiz, explica as mudanças e pede compreensão dos goianienses. “A população vai perceber que no local do percurso haverá muitas placas de sinalização. Será proibido parar e estacionar. É uma exigência do Comitê Olímpico Internacional e precisamos garantir o fluxo e o contra fluxo do comboio”, disse.

Quem trafegar pela Rua 10 no sentido Setor Universitário / Centro terá de fazer desvio na Rua Olinto Manso Pereira para acesso á região Sul pela Avenida 85, sentido Serrinha, ou Avenida Assis Chateaibriand. Não será permitida conversão nas Ruas 83 e 84 para acesso à Praça Cívica. Motoristas que trafegam pela Avenida 85 terão acesso à Rua 10, sentido Setor Universitário, pelo anel externo.

O cruzamento entre a Avenida Anhanguera e a Avenida Tocantins estará bloqueado. O desvio será feito pela Rua 1, passando pelo cruzamento com as Avenidas Goiás e Araguaia para acesso à Rua 10, passando atrás da Catedral Metropolitana de Goiânia.

Azevedo também reforça que a cobrança será intensa. O infrator poderá ser multado e até mesmo ter o veículo removido se desobedecer à sinalização. “Temos de manter as vias livres. A gente recomenda que o cidadão possa ir ou sair do Centro antes das 16h. Nos demais trechos, as intervenções serão pontuais. Pedimos atenção e respeito”, afirmou.

A SMT informou que abrirá exceção para casos de emergência, em que veículos de ambulância e da Polícia Militar precisem chegar até um local que faz parte do trajeto da tocha olímpica em Goiânia. Moradores das regiões incluídas no percurso poderão entrar ou sair de suas respectivas residências, mas não poderão transitar de forma contínua pelo local sem que haja necessidade. O trânsito voltará ao normal assim que o comboio da tocha passar.

Pontos da passagem da tocha olímpica em Goiânia:

– Centro: Avenidas Goiás, Araguaia, Paranaíba; Ruas 3, 4 e 82 (nos anéis internos e externos da Praça Cívica) e Dona Gercina Borges;

– Setor Oeste: Avenidas República do Líbano, Assis Chateaubriand, Alameda dos Buritis e T-7;

– Setor Bueno: Avenidas T-7, T-1, T-2, T-10, T-3, T-5 e T-63;

– Setor Marista: Avenidas Americano do Brasil, Ricardo Paranhos, 136, Rua 146;

– Setor Bela Vista: Avenida Couto Magalhães e 5ª Radial.

Orientações
– Entre 16h e 22h de quinta-feira (5), Goiânia terá esquema especial de trânsito no trajeto da tocha olímpica.

– Durante a passagem a tocha, as ruas do percurso serão bloqueadas.

– As vias vão ser liberadas e o trânsito voltará ao normal de acordo com a passagem da tocha.

– A SMT irá sinalizar os locais em que será proibido estacionar.

– As mudanças já entraram em vigor nas Avenidas Couto Magalhães, entre a T-63 e a 5ª radial, e na Avenida T-5, entre a T-10 e a T-63.

– Nesta quarta (4), a partir das 22h, serão colocados cavaletes para proibir o estacionamento nas demais vias do percurso da tocha olímpica.

– Na Praça Cívica, as mudanças começam às 12h desta quarta (4).

– O acesso à Praça Cívica será restrito até o fim do evento.

– O anel externo da Praça Cívica ficará bloqueado entre a Rua 10 e a Avenida Goiás, e liberado para circulação entre a Avenida Tocantins e a Rua 83. Os bloqueios fora do percurso serão na Avenida Anhanguera com a Rua 200, sendo liberada apenas a passagem de ônibus do Eixo Anhanguera.

– Quem trafegar pela Rua 10 no sentido Setor Universitário / Centro terá de fazer desvio na Rua Olinto Manso Pereira para acesso á região Sul pela Avenida 85, sentido Serrinha, ou Avenida Assis Chateaibriand. Não será permitida conversão nas Ruas 83 e 84 para acesso à Praça Cívica. Motoristas que trafegam pela Avenida 85 terão acesso à Rua 10, sentido Setor Universitário, pelo anel externo.

– O cruzamento entre a Avenida Anhanguera e a Avenida Tocantins estará bloqueado. O desvio será feito pela Rua 1, passando pelo cruzamento com as Avenidas Goiás e Araguaia para acesso à Rua 10, passando atrás da Catedral Metropolitana de Goiânia.(fonte:g1/go)

– Todos os pontos estarão sinalizados, de acordo com a SMT.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.