Aprovado plano de trabalho do Projeto Lixo & Cidadania

Aline Gusmão/ Governo do Tocantins; Fotos: Leandro Pinheiro/ Governo do Tocantins

O Plano de Trabalho e Proposta Metodológica do para a primeira fase do Projeto Lixo e Cidadania foi apresentado pela empresa vencedora da licitação, Plêiade Ambiental, na tarde desta terça-feira, 26, ao Comitê Gestor do Projeto e integrantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania. A proposta de trabalho foi aprovada e a previsão é que a ações tenham início na primeira quinzena de maio

Esta primeira fase, denominada de diagnóstico, consiste na visitação aos 139 municípios tocantinenses para coleta e análise de informações socioeconômicas e ambientais. Para isso, o Estado foi dividido em três regiões (Norte, Centro e Sul) e cada uma delas contará com uma equipe formada por um catador, um engenheiro ambiental, um assistente social e um motorista,

A presidente do Comitê Gestor, Mara Dorta, destacou as diretrizes. “A proposta apresentada e aprovada contempla toda a metodologia definida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Temos convicção que os objetivos do Projeto serão alcançados”, afirmou.

Para a integrante do Comitê Gestor e representante da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas (Ascampa) Edileuza Mendes, a participação dos catadores é fundamental para a fase de diagnóstico. “O catador tem o perfil para fazer este trabalho porque ele entende do que se trata e é persistente. Tenho certeza que eles vão fazer um bom trabalho porque queremos ver resultado”, comentou.

Na reunião ficou acordado ainda que as associações e cooperativas de catadores que fazem parte do Comitê Gestor devem indicar, em consenso, o nome de três catadores para a realização do trabalho desta primeira etapa até o dia 3 de maio. A previsão é que as atividades iniciem na primeira quinzena de maio.

Lixo & Cidadania
O Projeto prevê ainda capacitação social e profissional de 2.000 trabalhadores, constituição, revitalização, encubação e aparelhamento de 16 empreendimentos, realização de campanha educativa relacionada ao tema lixo e cidadania e ainda a realização de um evento para tratar sobre os avanços da política pública de resíduos sólidos no Estado do Tocantins.

IMG_5287

Secretaria do Trabalho e Assistência Social

Deixe um comentário