A última edição foi atualizada às 11 horas, desta segunda, dia 04.

A Capital somou mais cinco diagnósticos positivos de Covid-19 e agora já são contabilizados 87 casos confirmados da doença. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) divulgou também que Palmas registrou 728 casos descartados e 1.900 notificações de síndromes gripais. Além disso, estão recuperadas 27 pessoas, segundo o COE, que divulga e atualiza as informações sobre a pandemia por meio o Boletim Epidemiológico.

Após investigação epidemiológica de um dos casos confirmados no Boletim do último domingo, 03, e computado como sendo de Palmas, foi identificado que o paciente é residente de Luzimangues e não da Palmas, passando então a ser contabilizado como caso confirmados de Porto Nacional (TO).

Conforme comunicado divulgado no último sábado, 02, os boletins epidemiológicos diários passaram a ser publicados no turno da manhã de cada dia, para acompanhar mudança no turno de consolidação de resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) – que também alterou os horários de divulgação de suas análises.

Acesse o Boletim na íntegra

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no Painel Epidemiológico de Palmas. Clique e acesse.

Perfil dos novos casos

Os perfis de gênero e as faixa etária dos cinco novos casos confirmados são: uma mulher (01) com idade entre 20 e 29 anos; dois homens (02) entre 30 e 39 anos; uma mulher (01) entre 30 e 39 anos; um homem (01) entre 40 e 49 anos.

Estado de saúde

Dos 87 casos confirmados, 55 encontram-se em isolamento domiciliar e 27 estão recuperados. Três pessoas estão internadas em Palmas, duas delas em serviço hospitalar público e uma em hospital particular, sendo que todas apresentam quadro estável de saúde,  segundo os boletins médicos divulgados no domingo,  03. A Capital registrou dois óbitos por Covid-19 até o momento.

Formas de contágio

Quanto ao modo de contaminação, dos 87 casos positivos, seis (06) tiveram provável fonte de infecção na transmissão comunitária, cinco (05) contraíram o vírus no exterior, 16 em outros estados brasileiros, 37 foram infectados após contato com casos confirmados de Palmas e 21 estão em investigação epidemiológica. Há também duas pessoas que se contaminou com caso positivo de outro município do Tocantins.

 

Cenário no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 17h30 horas de domingo, 03, o Brasil somava 101.147 casos de Covid-19, chegando agora a 7.025 óbitos, revelando o índice de letalidade de 6,9% dos casos confirmados. Com o avanço da pandemia em Palmas e no País, medidas de distanciamento social, higiene e o uso de máscaras precisam ser reforçados.

Uso obrigatório de máscaras

Por determinação do Município, o uso de máscaras em Palmas passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira, 04 de maio, obedecendo o Decreto nº 1.884 publicado do Diário Municipal Oficial de 27 de abril de 2020. A decisão foi tomada com o objetivo de ampliar as medidas de combate à propagação do coronavírus (Covid-19). Segundo o Decreto, o cidadão que for flagrado em espaço público da cidade sem máscara pode ser multado em R$ 80.

A Prefeitura de Palmas, por meio da secretaria da Educação (Semed), fará uma nova doação de kits de alimentação escolar para alunos da Rede Municipal de Ensino. Dessa vez, além dos  alimentos, as famílias também receberão máscara de proteção individual e serão contemplados mais de 12 mil alunos, cujas famílias estão cadastradas no Programa Bolsa família do CadÚnico.

Os kits de alimentação escolar começam a ser entregues nesta segunda-feira, contemplando as famílias dos alunos da ETI DC Caroline Campelo, localizada no setor Santa Fé II, a partir das 10 horas, e prossegue até sexta-feira,08, seguindo cronograma definido por cada unidade educacional que entrará em contato com as famílias contempladas para agendar o dia e horário da entrega dos kits.

Secom TO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here