Estrutura para a Paixão de Cristo 2016 já está em fase final de montagem

Considerado um dos maiores espetáculos teatrais do Tocantins, a Paixão de Cristo 2016 estreia na próxima sexta-feira, 25, no estádio Nilton Santos, em Palmas.

Estrutura para a Paixão de Cristo 2016 já está em fase final de montagem

Considerado um dos maiores espetáculos teatrais do Tocantins, a Paixão de Cristo 2016 estreia na próxima sexta-feira, 25, no estádio Nilton Santos, em Palmas. Com uma equipe técnica e de atores que ultrapassa o número de 400 pessoas, a produção teatral da Cia ArtSacra já está em fase final de acabamento, com a montagem do cenário, que começou a cerca de duas semanas. Para prestigiar o espetáculo, são esperadas mais de 10 mil pessoas.
Para contar uma das mais antigas histórias da humanidade, estão sendo utilizados mais de 20 toneladas de tablado (palco), oito mil metros de tecido para confecção dos cenários, 2.700 metros de madeira para cenários, 2.500 toneladas de alumínio para fixação da iluminação, três mil toneladas de cabos equipamentos e som, e mais de duas mil toneladas de iluminação e equipamentos de efeito especial.
 A equipe de montagem do cenário também é grande. Na montagem inicial são mais de 20 profissionais entre marceneiros, costureiras, forradores e montadores de estrutura, um arquiteto, um engenheiro estrutural. “E na semana do evento se junta a essa equipe mais nove técnicos de som, luz, e vídeo, e mais oito ajudantes de produção e montagem num total de mais de 40 pessoas diretamente e indiretamente envolvidas no projeto. Até a realização do espetáculo são 19 dias trabalhando direto e mais cinco dias para desmontagem e entrega do estádio limpo e organizado novamente”, acrescenta o responsável pela estrutura do cenário, Glauter Cardoso Silva.
Diferencial
 
Diretor do espetáculo e presidente da Cia ArtSacra, Valdeir Santana conta que o cenário é muito importante para aproximar o público da realidade das cenas e muita novidades está sendo preparada para este ano. “Este ano temos um diferencial no efeito especial da crucificação, mudança no aspecto de alguns cenários e o formato curvado na forma de arco dos cenários que vai possibilitar ao espectador um conforto melhor para visualização das cenas, onde em qualquer ponto da arquibancada ele terá visualização total dos cenários”, adianta Valdeir Santana.
No ano de 2014 o espetáculo foi encenado no estádio e nesta 14ª edição o local volta a sediar o evento. De acordo com o presidente da ArtSacra, Valdeir Santana, o espaço é uma grande conquista, pois permitirá a construção de uma cidade cenográfica, construída com todos os cuidados necessários para fazer o diferencial dos demais espetáculos da Paixão de Cristo já realizado pela Cia. “O estádio Nilton Santos é o lugar ideal para essa construção cenográfica, sem contar a visão privilegiada da plateia”, comenta.
Segundo Santana, a estrutura do estádio permite uma melhora nas instalação dos equipamentos de sonorização, iluminação e telões, dentre outros, sem que prejudique a visão da plateia. “O espaço já tem uma estrutura pronta com banheiros, arquibancadas, sinalizadores, estacionamentos e tudo isso reduz os investimentos financeiros para o evento, uma vez que nossa instituição é sem fins lucrativos e se mantêm de doações, parcerias e patrocínios”, complementa.
Ensaios
 
Último final de semana antes da estreia, no sábado, 19, e no domingo, 20, haverá ensaio geral do elenco no estádio Nilton Santos. O encontro vai reunir todo elenco para passagem completa do espetáculo com a trilha sonora. O ensaio de sábado acontecerá das 14 às 21 horas, e o de domingo, das 8 ao meio dia, e de 16 às 21 horas.
© Copyright 2000-2016, O GIRASSOL

Deixe um comentário