Home Blog

Mais de 60 cabeças de gado são recuperadas em Palmeirópolis após denúncia de furto em fazenda

A Polícia Militar informou que os animais foram levados de volta à propriedade de origem, em Formoso do Araguaia Tocantins/Crédito: Divulgação PM

Mais de 60 cabeças de gado, avaliadas em cerca de R$ 170 mil, foram recuperadas na manhã desta quinta-feira (19), após uma ação da Polícia Militar no sudoeste do Tocantins.

Segundo a PM, o dono da fazenda registrou a denúncia informando o furto do rebanho. A equipe da Força Tática do 4º Batalhão iniciou as buscas e localizou 66 animais em uma propriedade na cidade de Palmeirópolis.

MOTORISTA CONTRATADO

Durante as diligências, os policiais abordaram um caminhão boiadeiro e o motorista, que não teve o nome divulgado, informou ter sido contratado para realizar o transporte dos animais até Palmeirópolis.

Ele apontou o local onde o carregamento seria feito, o que levou a equipe a encontrar o rebanho.

TENTATIVA DE DIFICULTAR INVESTIGAÇÃO

De acordo com a Polícia Militar, os animais apresentavam sinais de remarcação, o que seria uma tentativa de dificultar a identificação da propriedade de origem.

O motorista e outras pessoas envolvidas foram conduzidos até a 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Gurupi, para prestar esclarecimentos.

INVESTIGAÇÃO CONTINUA

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que não houve prisão em flagrante, mas foi registrado o boletim de ocorrência, solicitada perícia nos animais e emitido um termo de depósito, que garantiu o retorno dos bovinos ao proprietário.

As investigações agora ficarão a cargo da 84ª Delegacia de Polícia de Formoso do Araguaia.

ANIMAIS DEVOLVIDOS AO DONO

As 66 cabeças de gado recuperadas já foram transportadas de volta para a fazenda de origem, enquanto a polícia segue apurando o envolvimento de outras pessoas no crime.

Portalonorte

Continuam abertas as inscrições para o curso Técnico de Zootecnia do Senar em Palmeirópolis

Esse processo será válido para ingresso de alunos no 2º semestre letivo de 2025, no limite de preenchimento das vagas ofertadas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), o Sindicato Rural e a prefeitura de Palmeirópolis, comunicam que continuam abertas as inscrições para o Curso Técnico de Zootecnia – Polo Palmeirópolis. O curso é ofertado pela Rede e-Tec.

Estão sendo ofertadas 25 vagas com formações técnicas gratuitas, voltadas para quem deseja atuar com qualificação no setor agropecuário, uma das principais forças econômicas do país.

O curso é composto por aulas e avaliações à distância e presenciais, com carga horária dividida entre 60% de aulas a distância e 40% presenciais, realizadas aos sábados, no POLO UAB em Palmeirópolis.

O técnico em Zootecnia formado pelo Senar/TO, estará habilitado a atuar em diversas áreas da produção animal, com foco nas boas práticas, legislação vigente e demandas do mercado.

Esse profissional pode trabalhar em empresas públicas e privadas, propriedades rurais, cooperativas, instituições de pesquisa, agências de defesa sanitária e organizações ligadas à pecuária, nutrição e reprodução animal.

Esse processo será válido para ingresso de alunos no 2º semestre letivo de 2025, no limite de preenchimento das vagas ofertadas.

O curso é ofertado pela Rede e-Tec

As inscrições seguem abertas até 23 de junho e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do programa: https://etec.senar.org.br/ e no edital: Edital Senar – Curso Técnico em Zootecnia, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações sobre o processo seletivo.

Continuam abertas as inscrições para o curso Técnico de Zootecnia do Senar em Palmeirópolis

Para mais informações: Polo UAB/Palmeirópolis

(63) 98479 9714

Da assessoria

Palmeirópolis é homenageada no “Oscar do ICMS Ecológico” por destaque em políticas ambientais

Reconhecimento estadual reforça protagonismo do município na preservação dos recursos naturais e na responsabilidade ambiental no Tocantins

Palmeirópolis foi um dos grandes destaques durante o 1º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Tocantins, realizado na manhã de terça-feira (3), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Palmas.

Na ocasião, o município recebeu premiação por seu excelente desempenho no ICMS Ecológico 2024, consolidando-se como referência em ações sustentáveis.

A cerimônia, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ficou conhecida como o “Oscar do ICMS Ecológico”, reunindo representantes de 134 municípios tocantinenses e premiando aqueles que apresentaram as melhores práticas ambientais.

Exemplo de gestão ambiental responsável

Segundo o prefeito Wlisses Barros, o reconhecimento representa não apenas um troféu simbólico, mas a confirmação de que a cidade est))á no caminho certo.

“Esse reconhecimento pertence a todos que acreditam que preservar hoje é garantir o amanhã. Palmeirópolis mostra que é possível crescer com responsabilidade ambiental e que cuidar do presente é construir um futuro mais justo e saudável”, afirmou.

Prefeito Wlisses Barros, Jessica Cangussu e Haroldo Guimarães

A conquista é resultado direto do trabalho sério desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Palmeirópolis, com destaque para a atuação comprometida do secretário Haroldo Guimarães, da engenheira florestal Jessica Cangussu e do técnico em Gestão Ambiental Donovan.

Critérios de avaliação e impacto estadual

O ICMS Ecológico é um programa estadual de pagamento por serviços ambientais, que distribui parte da receita do estado aos municípios que comprovam boas práticas de preservação e gestão ambiental. A avaliação foi feita com base em cinco índices:

✍️ Política Municipal de Meio Ambiente;

✍️ Controle de Queimadas e Incêndios Florestais;

✍️ Conservação da Biodiversidade;

✍️ Saneamento Básico e Conservação da Água;

✍️ Conservação do Solo.

Palmeirópolis foi um dos municípios que mais se destacou nos indicadores, conquistando seu espaço entre os melhores do Tocantins.

Inspiração para os demais municípios

Durante a solenidade, o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcello Lelis, destacou a importância da premiação como forma de estimular boas práticas em todo o estado. Premiar os municípios que fazem o melhor uso do ICMS Ecológico fortalece o programa e motiva os demais a seguirem o exemplo de cidades como Palmeirópolis”, declarou.

Já a diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral, reforçou que a premiação valoriza práticas reais que estão transformando o cotidiano das cidades tocantinenses.

 “Esse reconhecimento vai além de um troféu. É a prova de que ações ambientais concretas estão mudando a realidade dos nossos municípios.”

Gestores foram premiados em cinco categorias que levam em consideração as ações ambientais desenvolvidas dentro do município. – Foto: Foto Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Da assessoria

 

Palmeirópolis celebra seu aniversário de 45 anos com festa e várias apresentações

De 5 a 10 de junho, programação especial celebra a cultura, o desenvolvimento e a história de Palmeirópolis com grandes shows, vaquejada, rodeio, cavalgada, exposições e atividades para toda a família

O evento da Expo Palmeirópolis começou nesta quinta-feira dia (5), no Parque de Exposições Raimundo Parrião e reuniu cultura, agronegócio e grandes atrações musicais.11ª edição

A programação também faz alusão aos 45 anos de emancipação política da cidade e promete ser uma festa que une cultura, entretenimento e oportunidades de negócios.

Entre as atrações confirmadas estão os  tradicionais rodeios, vaquejada, cavalgada, torneio leiteiro, prova dos três tambores e leilões de gado.

Expo Palmeirópolis celebra 45 anos da cidade com festa, rodeios e shows nacionais

A abertura recebeu atrações musicais como, Isadora Pompeu e Tchu Hit & Wellinton, Dayane Solo e a escolha da rainha do rodeio.

Ao longo da semana a programação continua com shows de artistas como Trio Parada Dura, Rio Negro & Solimões, Ricardo & Thiago, Forró Sacode e Wglemerson Lima, fechando a rodada de apresentações com Léo Magalhães, Xote de Ouro e Patrícia Rocha no último dia.

A tradicional cavalgada, que aconteceu neste sábado dia 7, percorreu as principais Avenidas da cidade, reunindo comitivas de diversas regiões.

Além das atrações culturais e esportivas, o evento conta com palestras técnicas e rodadas de negócios, visando fomentar o agronegócio local e regional.

A Expo Palmeirópolis 2025 é uma realização do Sindicato Rural de Palmeirópolis, com apoio do Sistema Faet/Senar/Sindicatos, da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços, da Secretaria Estadual do Turismo, do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE), do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) e do Governo do Tocantins.

Da assessoria

Igreja Evangélica de Palmeirópolis realiza o evento “Conectados”

                      Essa é a 4ª edição do evento na cidade

A praça Limirio Viana Guimarães em Palmeirópolis estremeceu, na noite deste sábado 24, com um dos maiores eventos gospel do Tocantins “Conectados 4ª edição”.

Várias igrejas Evangélicas se reuniram em um só louvor e adoração, ao som da cantora Paula Baluart e do preletor Lucas Teodoro.

Os líderes ficaram radiantes com o resultado/Foto divulgação 2framesfotografia

De acordo com os idealizadores, Fábio Henrique e sua esposa Leidiany Ferreira, “O intuito deste evento é alcançar jovens e adolescentes para o Senhor, através do apoio das Igrejas e lideranças Evangélicas”.

Ano que vem promete ser ainda mais poderoso.

Apoio: Prefeitura de Palmeirópolis, Câmara Municipal e vários colaboradores e parceiros.

Edição/ 2framesfotografia

Leilão das fazendas Terra Prometida e Nelore Paranã supera R$ 130 milhões

Ravenna representa a visão de futuro desta verdadeira vitrine da excelência genética da raça Nelore no Brasil

A quarta edição do leilão da fazenda Terra Prometida da dupla Henrique e Juliano em parceria com a Nelore Paranã, atingiu um novo patamar de excelência no setor com uma movimentação financeira de R$ 137.515.000,00, representando um crescimento de mais de 100% em relação à edição anterior.

Dividido em três dias de remate, o evento já se consagrou como um dos mais importantes do calendário nacional reunindo criadores de elite, investidores e profissionais da cadeia produtiva.

A seleção ofertada foi composta por animais de altíssimo valor genético com características economicamente relevantes como fertilidade, habilidade materna, produção comprovada e provada nas pistas.

O desempenho na comercialização reforça a confiança do mercado na consistência genética e no modelo de gestão das fazendas Terra Prometida e Nelore Paranã, que une tecnologia de ponta, manejo sustentável e um sólido melhoramento genético.

fami

Além dos resultados em vendas, o evento foi marcado por uma forte valorização da família e do homem do campo, com os anfitriões Henrique e Juliano celebrando as conquistas ao lado da equipe técnica e dos tratadores no Dia do Trabalhador Rural, fortalecendo o vínculo entre produtividade e a valorização do capital humano.

O encerramento contou com o lançamento simbólico da quinta edição do leilão, com a venda de 50% da matriz Ravenna da ANP por 30 parcelas de R$ 40 mil.

Ravenna representa a visão de futuro desta verdadeira vitrine da excelência genética da raça Nelore no Brasil.

A cobertura completa você acompanha no programa Expedição Rural com Júlio Prado no Canal Rural, sábado, às 8h e no Canal do Criador, domingo, às 7h30.

Munyque Fernandes

Em Arraias, Polícia Civil ministra palestra sobre o combate à violência e exploração sexual infantojuvenil

Cerca de 140 pessoas entre alunos e educadores participaram da palestra

Com um público de cerca de 140 pessoas, entre alunos e educadores, a delegada titular da 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Arraias), Vanusa Regina de Carvalho Nunes, ministrou palestra sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A palestra ocorreu na manhã desta segunda-feira, 26, na Escola Estadual Silva Dourado, em Arraias, no âmbito da Operação Caminhos Seguros.

A delegada Vanusa Regina falou da importância de trabalhar a prevenção, por meio de ações educativas e orientações à população.

“O dia a dia da nossa atividade policial nos mostra que, infelizmente, esses crimes, em sua maioria, ocorrem em ambientes que deveriam ser seguros, tendo como autores aqueles que deveriam proteger essas crianças e adolescentes. Quando realizamos palestras como essa, conseguimos levar conhecimento para esse público que nem sempre tem discernimento de situações de violência. Assim, eles aprendem sobre o tema e passam a ter condições de identificar e buscar ajuda caso sejam vítimas ou saibam de algum colega que esteja passando por abusos”, destacou.

Os canais de denúncia e a atuação da Polícia Civil frente a esses casos também foram destacados pela delegada. “Falamos sobre o acolhimento a essas vítimas, que dispomos de uma escuta qualificada e que trabalhamos para que os autores desses crimes sejam responsabilizados”, finaliza.

Vania Machado/Governo do Tocantins

Lançamento do livro “Festa do Divino de Paranã” foi um sucesso

Uma noite de memória, cultura e tradição em Paranã

Na manhã da última quarta-feira dia (21/05), a escola Floracy foi palco do lançamento da obra “Festa do Divino de Paranã”, escrito por Noeci Carvalho Messias e Merilene Alves da Rocha.

Um momento de muita emoção, aprendizado e celebração da cultura de Paranã. A Festa do Divino é parte viva da história, das raízes e a população poder ver esse patrimônio registrado em um livro, ainda mais dentro da escola, é um verdadeiro presente.

A Escola Floracy mostra mais uma vez que é muito mais do que um lugar de ensinar — é um espaço de fazer cultura, de valorizar tradições e dar voz às nossas histórias.

O evento, realizado no Plenário da Câmara Municipal, contou com uma belíssima apresentação do Grupo de Suça Tia Inês, emocionando todos os presentes com a riqueza da nossa tradição.

O lançamento do livro “Festa do Divino de Paranã”

“Parabéns às autoras e a todos que tornaram esse momento possível. Que venham mais iniciativas como essa, que unem educação, memória e identidade. Foi um momento especial para a história de Paranã”.

Uma noite de memória, cultura e tradição em Paranã

Da assessoria

Caminhos Seguros: Em Palmeirópolis, delegado regional de Gurupi destaca a atuação da Polícia Civil no combate aos crimes contra crianças e adolescentes

Também participaram como palestrantes, o prefeito Wlisses Barros e o promotor de justiça, Vicente José Tavares Neto

A atuação da Polícia Civil frente aos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foi abordada pelo delegado regional de Gurupi, Joadelson Albuquerque, durante palestra ministrada nessa quarta-feira, 21, em evento alusivo ao Maio Laranja, na Feira Coberta da cidade de Palmeirópolis.

O evento, realizado pela Prefeitura de Palmeirópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, contou com representantes da rede de proteção à criança e adolescente e com a participação da população em geral.

“É gratificante poder falar do trabalho da Polícia Civil e reafirmar nosso compromisso com a sociedade. Aqui em Palmeirópolis temos a oportunidade de falar a muitas pessoas que podem contar com a Polícia Civil, pois estamos sempre atentos e atuantes frente aos crimes contra a dignidade sexual. Denunciar é um ato de coragem. Investigar e punir é responsabilidade do Estado. Mas proteger e cuidar das nossas crianças e adolescentes é uma de todos nós”, destacou o delegado Joadelson Albuquerque, que responde interinamente pela 96ª Delegacia de Palmeirópolis.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Palmeirópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social

Também participaram como palestrantes, o prefeito Wlisses Barros e o promotor de justiça, Vicente José Tavares Neto, dentre outros.

As ações educativas realizadas pela Polícia Civil durante o Maio Laranja fazem parte da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco no combate à violência contra crianças e adolescentes em todo o país.

A Operação é um esforço conjunto das forças de segurança, em parceria com instituições de ensino, órgãos de proteção à infância e juventude e a sociedade civil.

A Operação Caminhos Seguros está alinhada à Campanha Nacional Maio Laranja, que tem como principal data, o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil.

Gazetadegurupi

XXVI Marcha a Brasília é aberta oficialmente e ATM e CNM destacam necessidade de aprovação da PEC 66/2023

A XXVI Marcha a Brasília se estende ainda nesta quarta-feira e quinta-feira, 21 e 22 de maio

A XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, 20 de maio, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, onde recebeu milhares de municipalistas de todo o Brasil.

XXVI Marcha a Brasília é aberta oficialmente

Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha recebe uma comitiva de mais de 300 agentes municipais do Tocantins, dentre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais, mobilizados pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Participaram da solenidade de abertura o presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado Federal, David Alcolumbre, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Raquel Lyra (Pernambuco), além de 25 ministros de Estado, no ato representados pela ministra de Relações Institucionais do Planalto, Gleisi Hoffmann.

O presidente da ATM, prefeito de Cristalândia, Big Jow, disse que tanto a ATM, quanto a CNM, lutam incansavelmente em favor dos Municípios, ambas atentas às pautas favoráveis ao ente local.

“A Marcha amplia essa voz, esse clamor dos gestores que estão na ponta, vivenciando os inúmeros desafios. É a oportunidade que temos para dialogar com os poderes que têm a possibilidade de nos auxiliar, de ampliar nossos recursos e de votar em matérias fundamentais aos Municípios, como a PEC 66/2023”, disse.

PEC 66/2023 – Uma das bandeiras mais defendidas dentro da Marcha, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), 66/2023, estabelece ampliação de 60 para 300 meses do parcelamento especial das dívidas dos Municípios junto ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); bem como um Novo modelo de quitação de precatórios pelos Municípios, que não sequestre os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)Encabeçada pela CNM e apresentada pelo senador Jader Barbalho (PA), a proposta já foi aprovada pelo Senado, e em 06 de maio deste ano, foi instalada a comissão especial da Câmara dos Deputados que debaterá a PEC. O relator da comissão será o deputado Baleia Rossi (SP).

CNM – Descentralização e desconcentração foram dois conceitos usados pelo presidente da  Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, para demonstrar o problema estrutural que se arrasta há décadas.

“É nesse binômio que tá o problema do Brasil, que nasceu em 1891, porque os governos, sucessivamente, criaram vários programas federais – são mais de 190 em todas as áreas”, disse, ao pedir urgência no reajuste dos valores desses programas.

Presidência da República – O presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, discursou durante a abertura e destacou dois pontos: Habitação e Saúde. Sem dar muitos detalhes, Lula falou sobre a execução de uma nova fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, que tem o objetivo de atender o déficit habitacional no Brasil, que segundo o próprio presidente, gira em torno de 7 milhões de moradias. 

Ainda sobre esse assunto, o presidente informou que o governo federal vai oferecer acesso ao crédito para o cidadão interessado em realizar a reforma da sua casa. 

Lula revelou ainda que o governo federal também vai lançar mais uma etapa do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), iniciativa do Ministério da Saúde que visa facilitar o acesso a consultas e exames especializados no Serviço Único de Saúde (SUS). 

A XXVI Marcha a Brasília se estende ainda nesta quarta-feira e quinta-feira, 21 e 22 de maio.

Ascom ATM

Palmas 36 anos: Governo do Tocantins promove investimentos históricos em educação, saúde e segurança da capital mais jovem do país

Com escolas modernas, hospitais ampliados e redução significativa da violência, Palmas avança com apoio do Governo do Tocantins e reforça seu papel de destaque no desenvolvimento do estado

Com uma trajetória marcada por crescimento planejado e qualidade de vida, Palmas completa, nesta terça-feira, 20, 36 anos consolidada como uma das capitais que mais se destacam no Brasil em áreas essenciais como educação, saúde e segurança pública.

Ao longo dessa história, o Governo do Tocantins tem sido um parceiro fundamental, contribuindo com investimentos estratégicos e políticas públicas voltadas ao bem-estar da população.

Escolas estaduais modernas, leitos ampliados nos dois hospitais geridos pelo Estado na cidade e uma das maiores reduções nos índices de violência urbana no país mostram que Palmas vive um novo momento com suporte do Governo do Tocantins.

“Temos a capital mais nova do Brasil, que é também uma das mais estruturadas. Palmas se destaca nacionalmente em áreas essenciais para o nosso povo e temos muito orgulho de cuidar dessa cidade que representa tanto para o Tocantins. Os trabalhos continuarão, com foco em fazer de Palmas a melhor capital do Brasil para se viver”, afirma o governador Wanderlei Barbosa.

Educação que transforma

Com escolas modernas, hospitais ampliados e redução significativa da violência, Palmas avança com apoio do Governo do Tocantins e reforça seu papel de destaque no desenvolvimento do Estado (Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins)

Com 27 escolas estaduais atendendo mais de 16 mil estudantes, Palmas se consolida como um polo educacional no Norte do país. Um dos destaques recentes foi a entrega da Escola Estadual Maria Ribeiro de Oliveira, em Buritirana, distrito da Capital, a primeira da rede estadual no local.

Com investimento de R$ 7,2 milhões por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), a unidade oferece os ensinos fundamental, médio e técnico em Agronegócio, com metodologia inovadora de Pedagogia da Alternância.

Nascido em Taquaruçu, quando na época ainda era chamado Taquarussu do Porto e pertencia ao estado de Goiás, o professor João Florentino leciona na nova escola de Buritirana.

: Professor João Florentino leciona com orgulho no distrito onde cresceu e ajudou a construir a história da educação em Palmas (Esequias Araújo/Governo do Tocantins)

“Sempre estudei em escola pública de Taquaruçu e me sinto privilegiado em continuar essa história lecionando na região. As oportunidades que o Estado tem dado para a educação são grandes. Então, eu me sinto privilegiado em fazer parte da equipe da educação e continuar construindo essa história. Temos muito o que comemorar nestes 36 anos”, destaca.

A professora Daniele Mendes, que vive em Buritirana desde os oito anos, também celebra a conquista.

Moradora de Buritirana desde os 8 anos, Daniele Mendes vive a emoção de ensinar na nova escola da comunidade e contribuir para o crescimento de Palmas (Esequias Araújo/Governo do Tocantins)

“Estudei nesse distrito e, atualmente, ensino na mesma região. Ver essa escola acontecer é um sonho antigo se tornando realidade. Estamos construindo um legado, pois esse distrito ainda tem muito a crescer e estamos aqui incentivando a nova geração de palmenses a crescerem junto com a cidade”, conta.

Com 13 anos, Ana Sofia Fernandes destaca a importância da nova estrutura escolar em sua comunidade (Governo do Tocantins)

Já a estudante Ana Sofia Fernandes, de 13 anos, define a nova escola como um “presente para a comunidade”, destacando a estrutura moderna e a proximidade de casa.

Professores e alunos celebram a entrega de escola técnica com ensino voltado ao agronegócio (Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins)

Para sua colega de escola, Ana Clara Araújo, de 14 anos, há um sentimento de gratidão dos moradores do distrito. “Estudar em uma escola assim, no meu próprio distrito, é incrível. Neste aniversário de Palmas, eu só tenho a agradecer”, comemora a estudante.

Outras unidades de ensino da capital também estão sendo contempladas com obras de reforma e construção, como o Colégio Estadual Duque de Caxias, em Taquaruçu, onde estão previstas melhorias como reforma da fachada, adequações no acesso à quadra e substituição das esquadrias, além da recuperação do muro e das calçadas.

Professores e alunos celebram a entrega de escola técnica com ensino voltado ao agronegócio (Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins)

Já no Colégio Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, no Jardim Aureny III, as intervenções incluem reforma e construção da cobertura da quadra poliesportiva; edificação de uma passarela coberta; construção de vestiário e novo acesso para veículos.

Na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, no Jardim Taquari, as melhorias abrangem a construção de dois blocos de salas de aula, instalação de um posto de transformação de 150 kVA, reforma geral das instalações elétricas e cabeamento estruturado, instalação de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), pintura geral e reparos pontuais.

No total, serão investidos mais R$ 23.534.246,59 para essas reformas.

A doação da área do antigo prédio do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), no Jardim Aureny IV, oficializado pela prefeitura de Palmas no mês de abril, com área total de 24 mil m², permitirá que o Governo do Tocantins dê início ainda no mês de maio de uma nova escola de tempo integral, orçada em R$ 12 milhões.

A nova unidade contará com 13 salas de aula, laboratórios, biblioteca, piscina semiolímpica, auditório e atendimento odontológico.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destaca os mais de R$ 23 milhões investidos este ano em obras que fortalecem a rede estadual de ensino em Palmas (Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins)

“Temos muito a comemorar em Palmas. Só nos primeiros meses de 2025, entregamos mais de R$ 23 milhões em obras na educação e ainda temos oito reformas prestes a iniciar. E para comemorar os 36 anos da Capital, temos a Ordem de Serviço para a construção do novo Caic. São conquistas que transformam a vida de nossas crianças e famílias”, afirma o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.

Saúde de referência

A Capital também se destaca como centro de referência em saúde pública. O Hospital Geral de Palmas (HGP), maior unidade hospitalar do Estado, recebeu importantes melhorias, como a nova ala do pronto-socorro, salas especializadas e ampliação de leitos, além de novas estruturas para o atendimento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e cirurgias de grande porte.

O Governo do Tocantins investiu na saúde da Capital, nos últimos anos, em valorização dos profissionais, contratações, ampliação e reforma das unidades hospitalares.

Somente o HGP realizou quase 100 mil atendimentos em 2024. Com 40 especialidades médicas entre clínicas e cirúrgicas, o hospital oferece assistência de média e alta complexidade.

A unidade dispõe de 376 leitos de enfermaria, sendo 157 leitos entregues pela gestão Wanderlei Barbosa: 12 leitos de psiquiatria, 50 de UTI, 45 de pronto-socorro e 30 para quimioterapia (Unacon), 9 de pós-cirúrgicos, 11 de cuidados do AVC, além do setor de hemodinâmica, prontos-socorros adulto e pediátrico; e uma nova cozinha.

O HGP passou ainda a contar com o Centro Estadual de Reabilitação (CER), voltado para pessoas com deficiência física e intelectual.

Já o Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), localizado no centro de Palmas, é a maior maternidade do Tocantins e é referência para mais de 800 mil habitantes.

Hospital Dona Regina mantém selo Hospital Amigo da Criança após melhorias estruturais (André Araújo/Governo do Tocantins)

A unidade passou por reformas e ampliações, mantendo o selo de Hospital Amigo da Criança e reforçando seu compromisso com a saúde materno-infantil. São cerca de 1,1 mil profissionais atuando em 25 especialidades.

O HMDR oferece estrutura moderna com 94 leitos obstétricos e ginecológicos, 20 leitos de UTI Neonatal, 20 de Cuidados Neonatais Convencionais e seis da Unidade Canguru.

Entre as melhorias recentes, estão a reforma da sala de observação, o novo espaço para o setor de cardiotocografia e a ampliação do ambulatório.

Também foram reformados os setores de ultrassonografia, serviço social, banheiros e vestiários, além da implantação do prontuário eletrônico, com infraestrutura e cabeamento adequados para modernizar o atendimento e a revitalização do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).

“No aniversário de Palmas, celebramos os avanços do Sistema Único de Saúde estadual, que tem garantido a assistência à população da Capital, com acolhimentos no Hospital Geral de Palmas e no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, os quais são as referências hospitalares para os usuários do Sistema Único de Saúde, na falta de um hospital municipal.

A todas as pessoas, nossas equipes dedicam atendimento em tempo oportuno e com o cuidado que nos é determinado pelo governador Wanderlei Barbosa, em observância à humanização e à dignidade.

Além dos hospitais, contamos com unidades da Hemorrede, da Assistência Farmacêutica e do Centro Especializado em Reabilitação”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

O maior investimento em saúde da história do Tocantins também está sendo executado em Palmas: a construção do novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual é viabilizada por uma Parceria Público-Privada (PPP) em um terreno de 25 mil m², seis vezes maior que a unidade atual.

O maior investimento em saúde da história do Tocantins também está sendo executado em Palmas, com a construção do novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual (Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins)

Com investimento inicial de R$ 299 milhões, a nova unidade contará com 210 leitos, 20 vagas na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, UTI obstétrica inédita, heliponto e estrutura de última geração.

Este projeto representa um legado para as futuras gerações”

“Esse projeto representa um legado para as futuras gerações. Estamos falando de um hospital moderno, com estrutura que vai transformar o atendimento à mulher e ao recém-nascido no Tocantins”, aponta o secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson.

Segurança que protege

Considerada uma das capitais mais seguras do Brasil, Palmas registrou em 2024 uma queda histórica nos homicídios: de 106 casos em 2023 para 41 neste ano — redução de 61%, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO).

Um levantamento da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) aponta significativa e progressiva redução nos crimes contra o patrimônio na região sul de Palmas.

Governador durante o anúncio do novo concurso para a Polícia Militar do Estado do Tocantins (Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins)

Na comparação entre os anos de 2023 e 2024, a região apresentou uma diminuição consolidada de 19,34% no total de crimes contra o patrimônio.

O resultado é reflexo direto do reforço no efetivo, das operações de combate ao tráfico e da valorização dos profissionais da segurança pública.

Central de Atendimento à Mulher, na Casa da Mulher Brasileira, é modelo de acolhimento no Tocantins (Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins)

A capital também conta com estrutura de referência no atendimento às mulheres, com a centralização dos serviços da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e da Central de Atendimento à Mulher 24 horas (CAM) na Casa da Mulher Brasileira, localizada na Avenida NS-2, ACSE-90 (antiga 902 Sul).

Neste ano, o Governo do Tocantins também lançou novo concurso para a Polícia Militar, e autorizou concurso para a Polícia Civil. Os certames preveem políticas afirmativas e inclusão, com reservas para negros, indígenas e quilombolas.

Guilherme Lima/Governo do Tocantins

Explosão de ritmos e shows: a cantora Danella é artista exclusiva da Borboletas Produções

O que podemos esperar com os shows da Danella?

A cantora Danella, artista exclusiva da Borboletas Produções, tem dado o que falar em relação a explosão de ritmos e shows estratégicos por São Paulo. A cantora fez shows em praça pública de 62 municípios do estado, dentre eles estão: Ibiúna, Cosmópolis, Porangaba, Valentim Gentil, Pilar do Sul, Taquarivaí e muito mais.

A capital paulista pode contar com a agenda da cantora pelo menos em 4 praças nos próximos meses. Ela estará no Arraiá de Moema, festa tradicional que conta com a presença de pelo menos 40 mil pessoas, também na festa da igreja dos Jardins Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Aarraiá do CDC do Jardim Santo Antônio, dentre outros.

Além de uma extensa agenda pelos municípios do interior, a cantora promete ainda este ano, fazer uma turnê pelo estado do Tocantins, onde vai passar por municípios como: Arraias, Aurora, Lavandeira, Combinado, São Salvador do Tocantins.

Em Goiás vai estar em: Anicuns, Nova Veneza, Nova Crixás, Portelândia, Goiás Velho.

Atenção para mais shows

Rondônia também vai saborear o show da Danella, nos municípios de Pimenteiras do Oeste, Rolim de Moura, Costa Marques, Ariquemes e muito mais.

O que podemos esperar com os shows da Danella? música boa, batida contagiante, envolvimento do público do começo ao fim.

Com uma equipe composta por 16 pessoas, a banda da Danella e seu ballet entregam gêneros como sertanejo, modão, forró, axé, piseiro e internacional.

A cantora Danella artista exclusiva da Borboletas Produções, tem dado o que falar em relação a explosão de ritmos e shows estratégicos

A cantora falou entusiasmada com nossa reportagem: “Nosso show foi detalhadamente arquitetado para oferecer momentos inesquecíveis. Com isso durante nossa apresentação temos o momento da criança que presenteamos com mimos. Ou seja, durante uma recreação no palco, temos o momento dancinha com premiação em Pix para crianças do munícipios e jovens, além de muito modão, que emocionam os mais velhos, transmitindo alegria e sendo inesquecível para toda família presente”, explicou ela.

E sobre música?
Danella vai lançar um videoclipe com o Bonde Sertanejo do Alex e do Iran, da música Dark Romance, em todas as plataformas digitais. De acordo com Danella, esse hit é viciante e vai ficar na mente. O lançamento será em junho.

Ela também está gravando a música de sua autoria “Disterminar Não Vale”, com a dupla nacionalmente conhecida: Alan e Aladim, um trabalho extraordinário de sertanejo universitário, para galera soltar a voz.

E vem mais hit por aí: com o brega funk “De Copão na Mão”, com ninguém menos que Cj no BEAT e DJ TB. É! a Danella vem com tudo, entre turnês e lançamentos. Esse é o ano da garota.

Siga nas redes sociais para acompanhar esse fenômeno de pertinho https://www.instagram.com/danellaoficial?igsh=NjJtd3Z5YXJmZDE=

Motorista e passageira que morreram em acidente entre carro e ônibus escolar na TO-387, foram sepultados em Palmeirópolis

Acidente aconteceu próximo a entrada do Projeto de Assentamento Piabanha II, entre Palmeirópolis e São Salvador do Tocantins

Foram sepultados em Palmeirópolis, com muita dor e comoção os corpos do professor Luciano Sebastião Ribeiro da Silva Siqueira e Tânia Alves Caldeira.

Eles morreram após o carro que eles estavam bater na traseira de um ônibus escolar na TO-387, entre as cidades de Palmeirópolis e São Salvador do Tocantins.

Segundo a Polícia Militar, as vítimas ficaram presas às ferragens e morreram ainda no local na tarde do domingo (18).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os corpos passaram por exames de necropsia e foram liberados para os familiares na segunda-feira (19).

O acidente aconteceu próximo à entrada do Projeto de Assentamento Piabanha II. O motorista do ônibus de 55 anos, informou aos militares que trafegava no sentido sul/norte da rodovia quando sentiu o impacto na traseira do veículo.

Segundo a PM, o motorista ainda contou que saiu para verificar o que tinha acontecido e viu as duas vítimas em um carro, presas às ferragens.

A ambulância do município de São Salvador esteve no local e o médico plantonista confirmou os óbitos do motorista do carro e da passageira.

A Polícia Militar informou que os bombeiros retiraram as vítimas das ferragens e os corpos foram levados pelo Instituto Médico Legal, em seguida retornaram a Palmeirópolis para o velório e sepultamento.

A cidade está desolada pelo acontecido, porque eram pessoas muito queridas no município. Os familiares das vitimas são e Palmeirópolis.

Da redação

 

 

 

 

SGB e Perth Recursos Minerais firmam cooperação científica em Palmeirópolis

O projeto será executado no Depósito Polimetálico de Palmeirópolis, localizado no sul estado do Tocantins

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Perth Recursos Minerais Ltda, assinaram um acordo de cooperação científica como parte do processo de implementação do Projeto Avaliação do Potencial Mineral para Cobre e Metais Base no Brasil – Ação Palmeirópolis. Iniciativa estratégica da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB.

Participaram do ato o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, e o CEO da Perth Minerals, Robert Michael Smakman.

O projeto será executado no Depósito Polimetálico de Palmeirópolis, localizado no sul estado do Tocantins, e conta com a atuação integrada das divisões de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE) e de Geologia Econômica (DIGECO).

Valdir Silveira ressaltou que a parceria com a Perth Minerals representa um modelo inovador de cooperação entre o SGB e a iniciativa privada.

“Estamos realizando testes com novas metodologias geocientíficas, algumas de interesse do próprio SGB e outras da Perth. É uma oportunidade para aplicarmos essas inovações em campo, em um ativo que ainda pertence ao Estado brasileiro, mas que está sob cessão da Perth Minerals”, explicou.

“Esse é um trabalho conjunto, sem repasse financeiro entre as partes, mas com forte potencial de gerar conhecimento prático. Nosso papel é fazer pesquisa, e essa cooperação é um caminho para resultados que beneficiem tanto o projeto quanto o SGB, a empresa e, principalmente, o Estado brasileiro”.

Por: Brasil61

Brasilmineral

Foto: Divulgação/SGB

Processo seletivo abre vagas para professores substitutos do IFTO com salários de até R$ 8,5 mil

Há vagas para Araguatins, Gurupi e Lagoa da Confusão. Inscrição é gratuita e deve ser feita no site da instituição

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), está com processo seletivo aberto para contratar professores substitutos em três câmpus do interior do estado.

As vagas são para as áreas de filosofia, educação física e língua portuguesa. O salário pode chegar a R$ 8.599,46, dependendo da titulação do candidato.

A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio de envio da documentação exigida em cada edital, e preenchimento de formulário de inscrição disponível no site do IFTO. Os aprovados serão lotados nos câmpus de Araguatins, Gurupi e Lagoa da Confusão.

O canditado deve ficar atento aos prazos de incrição, que variam de acordo com o edital. Veja abaixo a distribuição das vagas, editais e datas:

Araguatins

  • Química
  • Linguagem (língua portuguesa/língua espanhola)

Inscrições até o dia 16 de maio.

Gurupi

  • Filosofia

Inscrições até o dia 13 de maio.

Lagoa da Confusão

  • Educação física

A carga horária é de 40 horas semanais. A remuneração varia de acordo com a qualificação do professor. Para graduados o valor é de R$ R$ 4.580,57, e para doutores R$ 8.599,46.

Os aprovados terão direito a auxílio-alimentação no valor de R$ 1 mil, auxílio-transporte e assistência pré-escolar de R$ 484,90 para dependentes com idade entre 0 a 6 anos.

g1 Tocantins

Senador Eduardo Gomes e prefeito Wlisses Barros lançam obras em Palmeirópolis

“Esse pedaço do Tocantins é abençoado por Deus, com riquezas minerais e gente trabalhadora. Em breve, viveremos aqui uma explosão de desenvolvimento”, concluiu, sob aplausos do público.

A noite desta terça-feira 29, foi marcada com festa e lançamento de obras em Palmeirópolis sul do Tocantins.

Palmeirópolis recebe Eduardo Gomes em lançamento de obras importantes para o munícipio

O prefeito Wlisses Barros a vice Terezinha de Fatima, vereadores e secretários, receberam o vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Senador Eduardo Gomes, para fazer o lançamento de varias obras no município:

Escola de Tempo Integral, projeto Casas Populares e doação de 150 lotes residenciais.

O prefeito Wlisses Barros garantiu “mais obras” para o município em 2026

A praça Limirio Viana Guimarães ficou lotada de pessoas afim de prestigiar a solenidade.

Praça lotada nesta terça-feira dia 29

O público foi presenteado com apresentações artísticas das crianças da rede municipal como: balé, dança popular, orquestra de violões.

Rede do Bem do município de Palmeirópolis

Turma da UMA – Universidade da Maturidade, projeto criado com apoio total do senador Eduardo Gomes há 18 anos e mantido com suas emendas até hoje, também se apresentaram.

Turma da UMA – Universidade da Maturidade

O prefeito Wlisses agradeceu a presença de todos e ressaltou de forma especial o senador Eduardo Gomes falando das suas qualidades pessoais, da sua capacidade de conciliação e agradeceu pelas moto niveladoras, tratores, caminhões, recursos para cirurgias que foram destinadas por ele.

Senador Eduardo Gomes e prefeito Wlisses Barros em Palmeirópolis

“Se Eduardo Gomes for candidato à reeleição terá todo o nosso apoio, se for candidato ao governo estaremos a seu lado incondicionalmente, porque eu tenho certeza que continuará sendo o senador que mais destinou emendas para todos os 139 municípios do Tocantins. Contamos com o senhor e pode contar conosco “, disse o prefeito de Palmeirópolis.

O vice-presidente do Senado Eduardo Gomes encerrou o evento saudando a todos os presentes e falando da alegria de estar em Palmeirópolis

O Senador Eduardo Gomes, saudou todos os presentes e falou da alegria de estar em Palmeirópolis depois de ter enviado diversas emendas para o município.

“Esse pedaço do Tocantins é abençoado por Deus, com riquezas minerais e gente trabalhadora”

“Vamos continuar trabalhando para inaugurar obras e lançar outras. E em breve teremos uma verdadeira explosão de progresso e geração de renda em toda essa região”, encerrou.

O prefeito Wlisses Barros recepcionou o senador Eduardo Gomes; o deputado estadual Valdemar Júnior, o presidente da ATM – Associação de Municípios do Tocantins Diogo Borges; a prefeita de Jaú do Tocantins Luciene Araújo; prefeito de Paranã Fábio da Farmácia, prefeito de Talismã Fábio Cristo Rei e o prefeito de Minaçu Goiás Carlos Lereia, vice prefeito de São Salvador do Tocantins Danilo do Retiro.

Da assessoria/

Carreta fica atravessada na BR-153 após acidente com carro

Colisão aconteceu no trecho que passa por Brasilândia do Tocantins e trânsito ficou bloqueado por quase quatro horas. Motorista ficou ferido e foi socorrido

Um acidente entre um carro e uma carreta na BR-153, em Brasilândia do Tocantins, deixou um motorista de 23 anos ferido.

Caso aconteceu nesta terça-feira (22) e o caminhão ficou atravessado na rodovia, deixando o trânsito bloqueado. O trecho foi liberado no final da tarde por volta das 16h.

O motorista, que estava no carro ficou ferido, conseguiu escapar das ferragens e foi socorrido por pessoas que passavam pela região.

A batida aconteceu por volta das 12h30, no quilômetro 274. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista não apresentava ferimentos graves.

Ele foi atendido pelos bombeiros enquanto era levado por terceiros até uma unidade de saúde.

A PRF informou que a batida teria sido frontal. A carreta ficou atravessada na rodovia e o carro caiu na ribanceira. A causa do acidente ainda deve ser investigada.

g1 Tocantins

Em Palmeirópolis Tocantins ‘Espaço Rural’ inaugura sua 4ª filial

Com o  slogan ” aqui o seu espaço é garantido”, a Espaço Rural inaugura mais uma filial

A Espaço Rural é uma loja de produtos agropecuários dedicada a oferecer soluções de qualidade para o campo desde 2013.

Com sucesso na expansão, a empresa celebra a inauguração de uma ampla loja em Palmeirópolis, fortalecendo e consolidando o compromisso com o desenvolvimento do município.

Zootecnista e vendedor da Espaço Rural Eurizan Júnior, ficou radiante com o sucesso da inauguração e crescimento da loja.

Com a matriz em Porangatu-Goiás, são cerca de 56 colaboradores com uma jornada de crescimento e compromisso com o setor agropecuário. Expandindo com atendimento e serviço de excelência para melhor atender às necessidades dos clientes.

A Espaço Rural garante, que os produtores rurais encontrem ferramentas e insumos necessários para impulsionar suas atividades com eficiência e sustentabilidade.

Nossa equipe de reportagem conversou com os sócios proprietários: Anicesio Tavares Ribeiro e Frederico Gustavo Stecca de Sousa, que expressaram alegria e gratidão de poder inaugurar mais uma filial.

Frederico Gustavo Stecca, Anicesio Tavares e Sônia Ribeiro/ Sócios proprietários

Além de toda equipe, parceiros e clientes, o evento também contou com a presença da Sônia Ribeiro/Sócio proprietária, do prefeito Municipal Wlisses Barros, da presidente da Câmara Hildene Macedo, da Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor (SEBRAE) de Palmeirópolis Uerlane Cavalcante, PeDomingos Maciel, presidente do Sindicato Rural de Palmeirópolis e São Salvador do Tocantins Mercio Viana e da comunidade em geral.

No final no evento, todos os convidados participaram de um delicioso churrasco, acompanhado de bebidas.

Da redação/

Siga https://www.instagram.com/mapadanoticia/

https://www.instagram.com/espacorural.agro/

Alerta amarelo: semana será de chuva e ventania no Tocantins; veja previsão

Segundo o Inmet, deve chover todos os dias da semana até o próximo sábado (26) em quase todas as regiões do estado, com exceção da região norte. Na capital, a temperatura máxima pode variar entre 24 °C e 32 °C

O Tocantins está sob alerta de perigo potencial em quase todas as regiões do estado, com excessão da região norte. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que esta terça-feira (22) e os próximos dias sejam de chuvas intensas e ventos que podem chegar a 60 km/h.

A previsão é de chuva todos os dias até sábado (26), mas o alerta vai até às 10h desta quarta-feira (23). Nesse período, o volume de chuva previsto deve ser de 30 a 60 milímetros por hora.

O risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo, mas pode haver rajadas de vento mais intensas.

Previsão

Durante a quarta-feira (23) e quinta-feira (24), as previsões para os palmenses é de nuvens com pancadas de chuva ao longe do dia e trovoadas a noite.

A máxima será de 32 °C e mínima de 24 °C. Os ventos devem ser fracos e moderados com rajadas pela tarde e noite.

Em Gurupi, sul do Tocantins, é prevista muitas nuvens e pancadas de chuvas isoladas durante todo o dia. A temperatura mínima será de 22 °C graus e máxima de 29 °C. A umidade mínima varia entre 60% e 70%.

Nos próximos dias o município de Dianópolis, na região sudeste, terá pancadas de chuva pela manhã e trovoadas durante a tarde. A temperatura máxima deve ser de 31 °C e mínima de 21 °C. A previsão é de chuva durante todo o dia.

Moradores devem seguir as seguintes orientações:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja mais notícias da região no https://mapadanoticia.com.br/

https://www.instagram.com/mapadanoticia/

 

 

Decoradora de Palmeirópolis tem grande chance de participar da 5ª temporada do Imersão

Palmeirópolis se une em torcida para que Katielen Patrisia represente com orgulho o município e o Tocantins

Decoradora de Palmeirópolis sul do Tocantins, tem grande chance de participar da 5ª temporada do ‘Imersão’: o primeiro reality show de decoradores do país, criado pela (Party Sing).

A Party Sign é uma empresa que oferece serviços de sublimação para festas, como painéis, pisos, cilindros, apliques e totens. A empresa envia para todo o mundo.

Katielen Patrisia, é decoradora há mais de 10 anos e viu na profissão uma oportunidade para renascer no momento mais difícil de sua vida.

Prestativa e criativa nas suas produções, sempre realizando sonhos em forma de festas e proporcionando experiências incríveis aos clientes da cidade e região.

Também conhecida em suas redes sociais, incentiva e inspira outros decoradores a criar e não desistir. A possível participação de Katy, (assim como é conhecida), será uma grande conquista profissional e pessoal. Destaque para o estado do Tocantins.

O reconhecimento de uma menina que começou com tão pouco e foi ganhando espaço, para hoje poder ser vista nacionalmente como decoradora revelação. Orgulho para Palmeirópolis.

“Que este momento seja marcado com bastante sucesso e realizações. Parabéns Katielen, por sempre se dedicar e sonhar cada vez mais alto. Parabéns pelo seu empoderamento feminino. Sua terrinha Palmeirópolis se une em torcida para que você represente com orgulho o município e o Tocantins. Sucesso!

Da assessoria

Governo do Tocantins oportuniza formação com participação do cordelista Bráulio Bessa para professores da rede estadual

Professores assistiram à palestra com o poeta Bráulio Bessa, que destacou o poder da transformação por meio da escrita da poesia

Mais de 1400 profissionais de educação participaram da palestra proferida pelo escritor e poeta Bráulio Bessa, nesta quarta-feira, 9, no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues em Palmas.

A ação faz parte da formação do PROFE Líderes Docentes, desenvolvida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Professores das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs), participaram da capacitação que busca a implementação eficaz dos programas e projetos da rede estadual de ensino, promovendo o alinhamento de práticas e o fortalecimento da educação tocantinense.

Presente no evento, o governador Wanderlei Barbosa destacou a relevância da formação. “Fico muito feliz ao ver professores de todo o Tocantins participando de cursos e palestras como esta. O avanço da educação educacional se deve à dedicação, aos projetos, à busca por qualificação e ao compromisso de vocês. Os indicadores mostram essa evolução, fruto do trabalho de profissionais apaixonados. Por isso, valorizá-los é prioridade do nosso governo”, completou.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, falou sobre a importância do momento. “Esse é um momento preparado com muito cuidado para vocês. Desde o ano de 2021, a Seduc está num processo de retomada, para que pudéssemos promover essa formação nesse formato.

Portanto, esse momento é fruto de planejamento, para que chegássemos aqui de forma madura. Nossas equipes diretivas têm todo o cuidado no planejamento que envolva todos. Agora é o momento de entrega e apresentação de conhecimento”, enfatizou.

Professor: o poeta da transformação

Bráulio Bessa, cordelista da pequena cidade de Alto Santo, Ceará, que aos 14 anos enveredou pela poesia, foi uma das atrações mais esperadas da formação.

Com a palestra “Professor: o poeta da transformação”, o escritor destacou a importância que uma professora do Ensino Fundamental teve em sua carreira. “Eu estou aqui como aluno que foi transformado. Eu achava que não ia ser nada, mas graças ao olhar de uma professora eu percebi que eu já era alguém e que eu ainda podia ser mais. Então essa é a mensagem da minha palestra, de alguém que foi transformado pela educação e acredita que hoje tem a possibilidade de transformar”, pontuou.

A professora Fabrícia Ferreira da Silva, do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, em Augustinópolis, destacou que a palestra foi inspiradora para os educadores.

“Ela nos trouxe um novo olhar sobre a educação como ferramenta de transformação de vidas. É isso que devemos transmitir aos nossos estudantes. Cada um tem um caminho e pode aproveitar as oportunidades. Acreditar em si mesmo é essencial, e o professor pode incentivar esse potencial. Foi o que percebi nas falas, especialmente na do poeta Bráulio Bessa, que começou sua trajetória em uma escola do interior”, completou.

PROFE Líderes Docentes

O PROFE Líderes Docentes teve início na segunda-feira, 7, e segue até a próxima sexta-feira, 11, em Palmas. A formação reúne 1.425 professores de todas as 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs) que atuam nos programas “Avança Mais” e “Aprova Brasil”.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a qualidade da educação do Tocantins, orientando os educadores envolvidos nesses programas por meio da apresentação de inovações metodológicas, estudo de material didático e troca de experiências entre os participantes.

Durante a formação, os docentes participam de oficinas práticas, discussões sobre o papel do professor, neuroaprendizagem e o impacto das emoções na educação.

Da assessoria

De forma antecipada, Projeto Foco no Fogo inicia visitas a escolas e comunidades rurais para conscientização contra queimadas e incêndios florestais

Neste ano, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, as ações foram antecipadas e integram o maior plano de combate a incêndios já estruturado no Estado

Um dia após a cerimônia de abertura oficial da 6ª edição do projeto Foco no Fogo 2025, o Governo do Tocantins deu início, nesta quarta-feira (9), ao trabalho de campo com ações de educação ambiental voltadas à prevenção de queimadas e incêndios florestais.

Ação do projeto Foco no Fogo contou com o apoio da prefeitura de Tocantínia. Whashington Luis/Governo do Tocantins

As primeiras atividades aconteceram em escolas estaduais e municipais, além de comunidades rurais do município de Tocantinia, localizado a 75 km de Palmas, na região central do Estado.

O projeto é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com instituições que compõem o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas.

Neste ano, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, as ações foram antecipadas e integram o maior plano de combate a incêndios já estruturado no Estado.

Foco no Foco também levou educação ambiental às escolas do município. Whashington Luis/Governo do Tocantins

Em Tocantínia, a equipe visitou o Centro de Ensino Médio Warã (CEMIX), a Escola Municipal Constantino Pedro de Castro e percorreu 80 propriedades rurais na zona rural do município que foram registradas através do aplicativo ODK Collect.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, além da antecipação das atividades em quase um mês em relação ao ano anterior, as equipes estão mais bem preparadas, graças à parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que ofereceu capacitação aos participantes das entidades parceiras.

O projeto Foco no Fogo é uma das principais estratégias do Governo do Tocantins para prevenir as queimadas e preservar nosso meio ambiente.

Neste ano, por determinação do governador, iniciamos as ações de forma antecipada, integrando o maior plano de combate a incêndios já estruturado no Estado.

Nossa equipe está mais preparada, graças à parceria com a Unitins, que garantirá capacitação técnica e mais eficiência nas abordagens em campo. O objetivo é simples, mas essencial: conscientizar, orientar e proteger o nosso povo e os nossos recursos naturais”, afirmou.

Segundo a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, a expectativa é alcançar 60 municípios nesta edição, com uma média de quatro cidades por semana. Conforme a agenda oficial, as próximas cidades a receberem as ações são Pium, nesta quinta-feira (10), e Dueré, na sexta-feira (11).

Mobilização interinstitucional

O Foco no Fogo é uma ação interinstitucional que reúne dezenas de órgãos e entidades. Além da Semarh, a ação desta sexta-feira contou com a presença de equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Comando de Ações de Defesa Civil e o 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Energisa e IBama/Prevfogo.

Por Fábia Lázaro/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins divulga resultado provisório do edital de seleção de artesãos para o 19º Salão do Artesanato de São Paulo

Lista provisória pode ser conferida no Diário Oficial do Estado e também já está disponível no site da Secretaria da Cultura. Proponentes também devem ficar atentos para as atualizações feitas no cronograma

O Governo do Tocantins, por meio da Comissão de Avaliação e Seleção de Artesanato da Secretaria da Cultura (Secult), tornou público nesta quarta-feira, 9, o resultado provisório do edital que seleciona artesãos e entidades representativas para participação no 19º Salão do Artesanato, que acontece em São Paulo (SP) entre os dias 21 e 25 de maio.

Proponentes inscritos no edital podem conferir as listas provisórias no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site oficial da Secult, na aba “Editais”.

De acordo com o cronograma, atualizado após a adiamento da publicação do resultado que necessita de validação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o prazo para recursos está aberto a partir desta quinta-feira, 10, e segue até o próximo dia 14 de abril, com a divulgação da lista definitiva prevista para o dia 16 do mesmo mês.

Salão do Artesanato

O Salão do Artesanato é uma das principais feiras de artesanato do país e busca dar visibilidade e acesso à rica produção artesanal brasileira, com a participação de artesãos de diversos pontos do Brasil, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Através de editais lançados pelo Governo do Tocantins via Secult, diversos artesãos tocantinenses já participaram do evento, em edições em São Paulo e Brasília.

SECRETARIA DA CULTURA
Assessoria de Comunicação
Foto: Kadu Souza/Governo do Tocantins

Paredões de rocha com tesouro arqueológico de até 2 mil anos são descobertos no Tocantins

Pesquisadores reúnem informações para que cinco sítios arqueológicos na região sejam cadastrados no Iphan. Preocupação é com a preservação das manifestações deixadas pelo homem há milhares de anos

Cinco novos sítios arqueológicos foram identificados no Tocantins pela equipe do Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), setor ligado à Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Alguns podem ter até 2 mil anos de idade e demonstram que o território tocantinense possui muita história ainda não descoberta sobre quem passou por esta terra em outras eras.

A equipe responsável pelas descobertas é formada pelos pesquisadores Genilson Nolasco, José Carlos de Oliveira Pinto Junior e Elieson Silva Santos.

Os sítios foram encontrados durante pesquisas de campo realizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, entre os anos de 2023 e 2024.

Nos dias 10 e 11 de março, imagens das descobertas foram incluídas em uma exposição nas cidades de Lajeado e Tocantinia, para demonstrar a necessidade de proteção.

Ainda não possível visitar os locais, que ainda estão em processo de documentação e cadastro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Essa é uma preocupação fundamental, porque visa garantir a proteção dos sítios contra possíveis interferências ou danos mesmo podem ser provocados por possíveis visitantes. O cadastro no Iphan é um passo essencial dentro dessa perspectiva da conservação do sítio, porque esses sítios recebem conhecimento oficial a partir do momento que nós realizamos esse cadastro e passam a ser então incorporados às estratégias de conservação do patrimônio arqueológico brasileiro”, explicou o professor Genilson Nolasco.

Características dos sítios arqueológicos

As descobertas demonstram a riqueza histórica do estado quando se trata de regiões com arte rupestre em rochas e artefatos. Também mostram que registrar o que é visto e vivenciado não é exclusividade do homem moderno.

Os novos sítios têm como características a relação direta com o suporte rochoso, sendo encontrados em paredões, abrigos sob rochas e em superfícies expostas.

E além da arte na rocha, os pesquisadores também podem encontrar itens arqueológicos e outros indícios de que pessoas passaram ou viveram naquele local.

“Como no caso dos fragmentos de cerâmica, ferramentas líticas, restos de fogueiras e outros artefatos associados à ocupação humana. Então daí a importância de se conservar não só o sítio rupestre em si, mas o seu solo, porque ele precisa também ser analisado, ser estudado, ser escavado para identificar a presença desses materiais, desses vestígios no solo. E a análise desses vestígios com a análise do sítio rupestre vai nos dar uma compreensão mais completa possível daquele contexto arqueológico”, destacou Genilson.

Governo do Tocantins participa da 12ª reunião ordinária do Consej

Evento foi realizado entre os dias 20 21 em Teresina-PI, e abordou pautas sobre execução penal

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), participou da 12ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), em Teresina-Piauí, nos dias 20 e 21.

Nos dois dias de Consej, secretários prestigiaram a entrega da reforma da nova Central de Monitoramento Eletrônico e da unidade de semiliberdade

O secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, representou o Estado e ressaltou a importância do Consej para o fortalecimento das políticas voltadas à execução penal em todo o sistema penal brasileiro.

Esses encontros representam trocas de experiências no âmbito dos sistemas prisionais e alinhamento de estratégias que fortalecem ainda mais essa política, com foco na ressocialização, na segurança e no avanço da pauta a nível nacional e estadual”, frisou.

Pautas

As pautas foram extensas durante o primeiro dia do Consej, quando os secretários de estado participaram de diversas atividades, dentre elas, a entrega da reforma da Unidade de Semiliberdade, a Colônia Agrícola Major César de Oliveira e apresentação dos projetos de trabalho com mão de obra carcerária, com presença do governador do PiauíRafael Fonteles e o secretário da Justiça do Piauí, Cel. Carlos Augusto.

Consej reúne secretários de estados do sistema penal – Créditos: Márcia Rosa/Governo do Tocantins

No período da tarde, os conselheiros prestigiaram a inauguração da nova Central de Monitoramento Eletrônico e o curso de formação da Polícia Penal do Estado, com a nomeação de 207 policiais penais pelo governador do Piauí.

Durante o encontro, conselheiros debateram sobre segurança, execução penal, entre outras deliberações

Os conselheiros também participaram de palestras sobre casos de sucesso de ressocialização, como a alfabetização de presos por meio de projetos de leitura e identificação de presos por meio do exame criminológico.

Já no dia 21, toda a cúpula se reuniu para debater as pautas da 12ª reunião, com temas voltados à segurança, à execução penal, entre outras deliberações pelos conselheiros.

Durante o Consej, o Governador do Piauí nomeou 207 novos policiais penais durante o curso de formação

Márcia Rosa/Governo do Tocantins

TRE-TO destaca importância da Justiça Eleitoral e do voto feminino no Brasil, que completam 93 anos

Em 1932, o primeiro Código Eleitoral foi instituído, criando a Justiça Eleitoral e garantindo o direito de sufrágio às mulheres brasileiras

A Justiça Eleitoral é a responsável por organizar e realizar as eleições no Brasil desde 1932, quando o primeiro Código Eleitoral foi instituído pelo Decreto nº 21.076 daquele ano.

Nesta segunda-feira, 24, completa-se 93 anos da criação desse ramo especializado do Poder Judiciário, que também regula todo o processo eleitoral, além de cuidar do cadastro eleitoral, tanto das eleitoras e eleitores, como dos partidos políticos e candidatos.

E por falar nas eleitoras, esta data marca ainda os 93 anos do voto feminino no Brasil, pois o primeiro Código Eleitoral garantiu às mulheres os direitos de votar e de serem votadas em todo o país. Portanto, neste 24 de fevereiro também é celebrado o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.

“O papel da Justiça Eleitoral é fundamental para a cidadania, uma vez que garante o exercício da democracia”, afirma o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães. “O voto é um dos direitos que garante a plenitude da cidadania à eleitora e ao eleitor, é por isso que é tão importante que todos possam exercer o sufrágio, de forma independente do gênero e classe social. Neste sentido, o TRE-TO tem permanecido fiel ao principal objetivo da Justiça Eleitoral, garantindo aos tocantinenses um processo eleitoral seguro e inclusivo”, finalizou o magistrado.

Na última segunda-feira, 17, a Justiça Eleitoral do Tocantins completou 36 anos desde sua instalação no estado, em 1989. De lá para cá, o TRE-TO se tornou referência em inovação, gestão da infraestrutura tecnológica e modelo para outros estados brasileiros no quesito inclusão.

A Justiça Eleitoral

Ao ser criada, a Justiça Eleitoral tinha o objetivo de combater abusos e fraudes eleitorais que comprometiam a soberania popular naquela época, por isso ela nasceu com a missão de assegurar a vontade da população que, de forma democrática, é exercida por meio do voto.

Até o momento, a Justiça Eleitoral já realizou 13 eleições presidenciais diretas e 28 eleições municipais. O próximo pleito, as Eleições Gerais de 2026, já está sendo planejado, pois a organização de uma eleição funciona antes, durante e depois da votação, independentemente se o ano é eleitoral ou não; tudo isso acontece para que o processo eleitoral ocorra com o máximo de transparência, efetividade e celeridade, garantindo ao povo uma eleição segura e plena.

Para que tudo funcione corretamente, a Justiça Eleitoral é subdivida em órgãos. São eles o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os tribunais regionais eleitorais (TREs), os juízes eleitorais (distribuídos nas zonas eleitorais) e as juntas eleitorais. Saiba mais sobre a composição, competências e funções da Justiça Eleitoral clicando aqui.

O voto feminino

Para as últimas eleições, em 2024, 155,9 milhões de pessoas estavam aptas a votar, sendo que 52% desse número correspondia ao eleitorado feminino, quase 82 milhões de mulheres em todo o país.

No entanto, nem sempre foi assim. As mulheres, por muito tempo, fizeram parte dos grupos sociais brasileiros que não tinham acesso ao voto.

No entanto, muitas mulheres lutaram pela conquista desse direito. Entre os diversos pontos que marcam a conquista do sufrágio feminino, um deles é a eleição municipal de 1928 da cidade de Lages, no Rio Grande do Norte, em que foi eleita a primeira mulher prefeita do Brasil, Alzira Soriano.

Cerca de um ano antes, a professora Celina Guimarães, de Mossoró (RN), foi a primeira mulher a se alistar como eleitora, não só no Brasil, mas em toda a América Latina.

Mas o sufrágio feminino só foi expandido para o resto do país em 1932, com a instituição do primeiro Código Eleitoral, que declarava eleitor todo “o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo”. Hoje em dia, mulheres formam a maior parte do eleitorado nacional e todos podem votar a partir dos 16 anos, sendo que dos 18 aos 69 é uma ação obrigatória.

Tocantins

No Tocantins, o gênero feminino também é maioria do eleitorado. Entre os 1,1 milhão de pessoas aptas ao voto nas últimas eleições, 51% são mulheres, mais de 590 mil eleitoras.

As mulheres também estão do outro lado, concorrendo a cargos eletivos. Em 2024, nos 139 municípios tocantinenses, 2.515 candidatas femininas concorreram aos cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora.

Como resultado, foram eleitas 335 mulheres. O resultado demonstra que ainda há uma grande disparidade de gênero nos cargos municipais, mas em comparação às últimas Eleições 2020, é importante ressaltar o crescimento de cerca de 19% das eleitas mulheres, que foi de 280 para 335.

“Esta é uma data importantíssima,  um marco na luta pela democracia e igualdade de direitos. Mais do que relembrar a história, a data convida à reflexão sobre os avanços e desafios da participação feminina na política, ainda marcada pela sub-representação, o que reforça a necessidade  de incentivar as mulheres a ocuparem seu espaço na política. Comemorar esta data reforça a importância de uma democracia inclusiva, onde a equidade entre homens e mulheres seja plenamente alcançada”, afirma a juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, coordenadora do programa permanente +Mulher +Democracia.

Importância do voto

Por que votar é um direito importante? Porque garante a plenitude da cidadã e do cidadão. O sentido da democracia está na possibilidade de o cidadão exercer a soberania popular, que se concretiza pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto na escolha dos seus  governantes. Daí, o eleitor tem em suas mãos um importante instrumento de mudança política e social: o voto.

Por: Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO), com informações do TSE.

Atenção ao peso: Agência de Metrologia fiscaliza mais de 4.400 balanças comerciais no Tocantins e orienta com dicas sobre o instrumento de peso

Consumidores devem observar qual é o local de instalação do equipamento de medição e ter atenção ao selo do Inmetro que garante maior confiabilidade nas relações de consumo

A grande maioria dos produtos consumidos pela população – seja nos lares ou ambientes profissionais – são comercializados por peso, via balanças comerciais.

Supermercados, açougues, feiras livres, restaurantes, conveniências e lanchonetes são empresas em que o consumidor deve ficar atento às informações das balanças de pesagem, no que diz respeito aos produtos que são negociados dessa forma como, por exemplo: pães, refeições, sorvete, açaí, frutas e verduras, carnes, dentre outros. Além dos produtos manipulados em farmácias.

Em conformidade com o Plano de Trabalho pactuado entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado no Estado, a pasta periodicamente fiscaliza balanças comerciais, que são instrumentos de medição de peso e que devem estar sempre aferidos.

No ano passado, a AEM fiscalizou 4.439 balanças comerciais em todo o Tocantins. A pesagem correta de produtos é fundamental para a transparência nas relações de consumo e para assegurar que os consumidores recebam exatamente o que efetivamente é pago.

As balanças comerciais devem contar com o Selo Inmetro para o uso em atividades econômicas

De acordo com a Portaria Inmetro nº 157/2022, todas as balanças utilizadas para fins comerciais devem passar por verificação metrológica inicial e periódica.

A validade dessa verificação é anual, e o órgão metrológico pode realizá-la a qualquer momento dentro do ano de vencimento. Esse processo garante que os equipamentos atendam aos critérios técnicos e operem dentro dos limites aceitáveis de erro.

O presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa, informa que “o uso da balança comercial é obrigatório para a atividade econômica que trabalhe com pesagem e, principalmente, que toda balança comercial deve estar aferida, com a certificação e Selo de Identificação Inmetro para estar em uso”, pontua o gestor.

Agência de Metrologia verifica balanças comerciais regularmente

Permanentemente, os técnicos da área de Instrumentos da Agência de Metrologia estão rodando o Tocantins para fazer a verificação das balanças, que têm por objetivo verificar se as informações do equipamento estão corretas, bem como averiguar o Erro Máximo Admissível (EMA) e identificar os selos que devem estar presentes em todos os equipamentos.

“A balança aferida nos ensaios metrológicos é uma segurança para quem vende e quem compra o produto. O Inmetro atua visando a concorrência leal e assegurando a legitimidade das relações entre empresas e consumidores. Nosso trabalho assegura que as transações comerciais sejam realizadas sem que nenhuma das partes envolvidas tenha prejuízo em uma compra ou venda de algo medido pelo peso”, reforça o presidente da pasta.

Além disso, o equipamento verificado e aprovado atesta que a empresa está atuando em conformidade com a legislação metrológica, assegurando que prioriza também o respeito ao cliente.

O consumidor deve ficar atento ao selo Inmetro e à portaria de aprovação do modelo do equipamento. A balança legal, adquirida no comércio formal, consta com uma placa na lateral com a etiqueta que tem a Portaria de Aprovação de Modelo (PAM).

E, quem quiser ver o lacre de cor amarela, que indica que a balança está verificada e própria para uso, pode observar logo abaixo da bandeja do equipamento.

Vale ressaltar que o equipamento sem lacre tem a grande possibilidade de ser pirata e de não estar com os dados legais, podendo inclusive ludibriar o consumidor.

Comerciantes devem atender os regulamentos Inmetro

Padarias, supermercados, açougues, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, conveniências, feiras livres e farmácias de manipulação que utilizam de balanças para a medição de produtos devem atender à Legislação Inmetro, que regula o modelo aprovado e a verificação do equipamento.

Assim, qualquer tamanho de estabelecimento comercial, seja de pequeno à grande porte, em funcionamento na Capital ou no interior, até mesmo “a vendinha da esquina”, tem a obrigatoriedade de ter uma balança comercial e o equipamento não pode ser pirata ou de uso doméstico, cujos modelos não são apropriados para tal uso.

Sobre a certificação com o Selo Inmetro

As balanças comerciais contam com três tipos de Selo de Identificação: Inicial, que é o adesivo que vem com a balança nova quando ela é adquirida e que permanece até a primeira visita técnica metrológica; Selo de Verificação Subsequente, que é o adesivo que indica que o equipamento foi verificado pela equipe delegada do Inmetro e que está em conformidade para uso até a próxima visita; Selo de Verificação de Reparação que é o adesivo que indica que o equipamento foi reparado na oficina de manutenção permissionária acreditada pelo Inmetro e que haverá uma nova visita para verificação pós-reparo.

O que é importante que o consumidor observe

O Inmetro recomenda que o comerciante jamais utilize equipamento pirata e sem a Portaria de Aprovação de Modelo.

  • Equipamento sem selo e sem lacre é passível de sanção e de multa.                                                                                                           
  • O lacre, de cor amarela, indica que a balança está verificada e própria para uso, e pode ser observado logo abaixo da bandeja do equipamento.
  • Balança é um equipamento de medição e de precisão. A manutenção corretiva ou preventiva só deve ser realizada em Oficinas Permissionárias Acreditadas.
  • O equipamento deve estar instalado em local nivelado, com superfície plana e forte para suportar o peso colocado.
  • A balança deve ficar em local iluminado e de livre acesso ao consumidor, em plataformas sólidas, niveladas e sem calço.
  • Não deve ter um ventilador de teto direcionado para a balança, pois este pode influenciar nas pesagens.
  • A balança legal, adquirida no comércio formal, consta com uma placa na lateral com a etiqueta que tem a Portaria de Aprovação de Modelo (PAM).
  • O equipamento sem lacre tem a grande possibilidade de ser pirata e de não estar com os dados legais, podendo inclusive ludibriar o consumidor.
  • Na dúvida se o equipamento está apropriado, solicite a visita técnica da Agência por meio da Ouvidoria da AEM, no telefone ou whatsapp: (63) 3218-2076.

Por: Cejane Borges/Fotos: Luis Fernando Lima/Governo do Tocantins

Colheita de soja avança com boas expectativas no Tocantins

Atenção redobrada na colheita pode preservar a qualidade dos grãos e aumentar a eficiência. Infraestrutura pode ser um obstáculo nas próximas semanas

A colheita da safra 2025 de soja no Tocantins segue em ritmo acelerado, atingindo cerca de 28% da área plantada. Esse avanço representa um crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano passado, quando apenas 15% da produção havia sido colhida.

O período chuvoso bem distribuído ao longo do ciclo contribuiu para um bom desenvolvimento das lavouras, mantendo a produtividade dentro da média esperada, em torno de 60 sacas por hectare.

Com a cultura já em maturação fisiológica, etapa final do ciclo, os produtores precisam redobrar os cuidados para evitar prejuízos causados por doenças de final de ciclo e insetos sugadores. A atenção no manejo nesta fase é essencial para garantir a qualidade dos grãos e preservar os bons índices de produtividade.

“É essencial que os produtores intensifiquem o monitoramento das lavouras, façam aplicações adequadas de fungicidas para o controle de doenças e utilizem inseticidas seletivos para conter a infestação de sugadores, como percevejos. Além disso, a dessecação no momento certo contribui para uniformizar a maturação e garantir a qualidade dos grãos na colheita”, destaca Caroline Barcellos, presidente da Aprosoja Tocantins.

Colheita de soja avança com boas expectativas no Tocantins

Apesar do cenário favorável na produção, um desafio se aproxima: o escoamento da safra. A concentração da colheita nas próximas semanas pode gerar gargalos logísticos, aumentando a demanda por transporte e dificultando a fluidez no escoamento dos grãos, o que preocupa o setor.

Diante dessa situação, a Aprosoja Tocantins acompanha o cenário com atenção e reforça a necessidade de estratégias para minimizar os impactos desse estrangulamento logístico.

“O setor enfrenta um grande desafio com a intensa concentração da colheita no próximo mês. Possíveis atrasos e os custos elevados de transporte podem impactar diretamente os produtores. É fundamental buscar alternativas para evitar prejuízos e garantir o bom andamento da safra”, destaca Caroline.

 

Ascom Aprosoja Tocantins

Sara Pires | Gabriela Souza |  Yuri Felipe Sousa – Jornalistas

Unisa de Palmeirópolis forma primeira turma de Engenheiros

Na cerimônia, os concludentes compartilham a conquista do diploma com colegas e familiares

Depois de 5 anos de muitos desafios, chegou o dia da tão esperada colação de grau da primeira turma de Engenharias da Universidade Santo Amaro – Unisa, Polo de Palmeirópolis Tocantins.

Com muita emoção e felicidade pelo momento histórico, todos os formandos, reunidos com familiares, amigos e colaboradores da Unisa, festejaram o título de Engenheiro, agora profissionais, assinaram o termo de colação de grau 2025.

Segundo o coordenador Jean Carlos, os novos profissionais têm a missão de ajudar a desenvolver o município de Palmeirópolis e Região.

Existe uma alegria de colar grau da primeira turma de engenheiros da Unisa, primeira turma de engenheiros que a Instituição coloca no mercado. Foi uma felicidade muito grande porque é uma expectativa de toda a região de termos profissionais dessa área para ajudar no desenvolvimento de nossa região”, comenta. “Justamente por ser uma área onde esses profissionais passam a dar uma condição melhor para atuarem como também na implantação de futuras indústrias e de novas empresas de mineração. Os profissionais não precisam sair da cidade, mas podem ajudar no desenvolvimento local”, acrescenta o coordenador.

Agora profissionais, assinaram o termo de colação de grau 2025

Estudante da modalidade à distância, Lara Naiany é um dos alunos de Engenharias da Universidade Santo Amaro que concluíram o curso no ano de 2024. Ela fez parte da primeira colação de grau das engenharias da Unisa, em Palmeirópolis.

“Uma trajetória longa e árdua. Mas ao mesmo tempo, uma caminhada valorosa que me possibilitou agregar muito conhecimento”. É assim que Lara Naiany Ribeiro da Fonseca, aluna da primeira turma de Engenharia Ambiental, descreve sua experiência ao longo do curso.

Helio Gomes da Silva, Emerson da Silva Fernandes e Saturnino Tavares dos Santos Neto por sua vez, estão se formando em Engenharia Mecânica.

Mais de 80 km separam os alunos do Polo Educacional, já que eles moram na cidade de Minaçu (GO) e optaram por realizar seu curso a distância, na cidade de Palmeirópolis (TO).

“Estudar a distância não é fácil, exige muito esforço e disciplina. Mas o suporte e os tutores da Unisa sempre me ajudaram”, afirma Hélio.

O Polo de Palmeirópolis se orgulha da conquista de seus graduandos, agora egressos recém-formados. Temos certeza que com o conhecimento sólido e a formação ético-cidadã adquiridos nesses cinco anos de curso vocês farão a diferença para melhor na sociedade. Sucesso! Contem sempre com a UNISA.

Na cerimônia, os concludentes compartilham a conquista do diploma com colegas e familiares

Independentemente do local em que o aluno esteja, a Unisa leva conhecimento de qualidade, com acompanhamento de profissionais qualificados.

A Universidade Santo Amaro tem mais de 55 anos de história e é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. A Unisa é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (5).

Ascom Unisa/PLs

 

Inscrições Abertas para o III Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins

As inscrições podem ser feitas através do link abaixo

De 21 a 24 de maio de 2025, o Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), em Palmas, acolhe o III Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins.

Organizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor/UFT), o evento terá como tema “Tocantins, Estado da Biodiversidade: Desenvolvimento e Identidade Cultural”.

A proposta é reunir acadêmicos, pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas para discutir temas que têm a biodiversidade tocantinense como ponto central.

A Comissão Organizadora, formada por servidoras do Naturatins, destaca a importância do seminário como um espaço para o compartilhamento e aprofundamento dos estudos sobre biodiversidade realizados no estado por diferentes instituições de pesquisa.

“O seminário visa divulgar o conhecimento sobre a biodiversidade do Tocantins, promovendo debates técnicos e acadêmicos, além de estimular reflexões sobre as relações entre o uso dos ecossistemas e o atendimento às necessidades da sociedade”, afirma a Comissão.

A programação completa será divulgada em breve e contará com palestras, mesas-redondas e painéis com especialistas renomados do Tocantins.

A proposta é reunir acadêmicos, pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas para discutir temas que têm a biodiversidade tocantinense como ponto central.

Com inscrições gratuitas abertas ao público, o seminário conta com o apoio das universidades Unicatólica, Ulbra, Unitins e UFT, que formam o Comitê Científico, além das Unidades de Conservação Estaduais e do Centro de Fauna do Tocantins. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/i7m1KdfbNsQaDp5PA.

COMISSÃO ORGANIZADORA

MSc. Maria de Fátima Ribeiro – GPIB/NATURATINS

MSc. Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves – DBAP/NATURATINS

Ascom/Instituto Natureza do Tocantins

Atuação do Conselho Tutelar é tema de reuniões nas cidades de Palmeirópolis e São Salvador do Tocantins

O MPTO irá acompanhar todas as demandas

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu reuniões com representantes das Prefeituras e dos Conselhos Tutelares das cidades de Palmeirópolis e São Salvador do Tocantins nos dias 30 e 31 de janeiro.

Promotor de Justiça substituto Vicente José Tavares Neto (centro) com equipes da cidade de São Salvador do Tocantins [Foto: Cortesia]

Os encontros foram mediados pelo promotor de Justiça substituto Vicente José Tavares Neto, trazendo informações sobre correições, infraestrutura, remuneração e funcionamentos dos serviços prestados pelos órgãos à população.

Palmeirópolis

Na primeira das reuniões, o promotor Vicente Tavares se encontrou com o prefeito Wlisses Barros de Souza e mais cinco conselheiros tutelares com atuação em Palmeirópolis.

Durante o encontro, a estrutura do Conselho Tutelar na cidade, a relevância do órgão, a ausência de profissionais especializados em psicologia e psiquiatria e a remuneração das equipes foram debatidas.

A importância de o município implantar o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, voltado ao suporte a crianças e adolescentes afastados(as) da família de origem ou extensa, foi abordada na reunião.

A realização de cursos de formação continuada a profissionais e a necessidade de número de telefone próprio do Conselho Tutelar para atendimento à população também foram colocadas em pauta.

Em resposta, a Prefeitura de Palmeirópolis informou que, nesta semana, enviará projeto de lei à Câmara de Vereadores do Município com o objetivo de regulamentar os subsídios dos conselheiros com base no salário mínimo vigente, uma vez que recebem valor líquido de R$ 1,2 mil por mês.

Sobre a infraestrutura, as reformas entrarão no planejamento de execução o mais rápido possível. O MPTO irá acompanhar todas as demandas.

São Salvador do Tocantins

Para a segunda reunião, o promotor Vicente Tavares contou com a presença do prefeito André Miguel Ribeiro dos Santos e de outros cinco conselheiros atuantes em São Salvador do Tocantins.

Um dos pontos de destaque foi a necessidade de cuidado com crianças e adolescentes e, com isso, o devido acompanhamento da rede de proteção pela Prefeitura, para atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O promotor Vicente Tavares reforçou, ainda, a importância de a cidade contar com atuação de profissionais de psicologia e assistência social, uma vez que as demandas encaminhadas ao Município não estão sendo atendidas por falta de equipe.

Ele também destacou a urgência de resposta aos ofícios enviados à administração pública, bem como de estruturação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora na cidade.

Entre outras solicitações apresentadas pelos conselheiros, estão: necessidade de formação continuada; atuação de equipe especializada em atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade; disponibilização de equipamentos eletroeletrônicos para acesso a sistemas de informação; e importância de veículo próprio para atendimentos feitos pelo Conselho Tutelar.

A Prefeitura de São Salvador do Tocantins informou que a prioridade, no momento, é a contratação de profissionais de referência, em razão da demanda existente.

A disponibilização de novo local para funcionamento do Conselho Tutelar também estará em pauta. A exemplo de Palmeirópolis, o MPTO continuará acompanhando as questões.

Texto: Francisco Shimada – Ascom/MPTO

Filho de Palmeirópolis, Almir Eustáquio é o novo presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Tocantins

Em seu discurso, ele reforçou a necessidade da união e da valorização dos profissionais da PRF

No último sábado, dia 1º, a sede do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Tocantins foi palco da posse da Chapa “A Voz do PRF”, agora responsável pela representação da categoria no Estado.

Almir Eustáquio é natural de Palmeirópolis Tocantins/divulgação

A nova diretoria, presidida pelo Policial Rodoviário Federal Almir Eustáquio, assume o compromisso de fortalecer a classe e ampliar o diálogo com a sociedade e as autoridades.

O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Tocantins (SINPRF-TO), desempenha um papel essencial na defesa dos direitos e interesses da categoria, sendo uma entidade fundamental para a valorização profissional e a melhoria das condições de trabalho dos PRFs no estado.

Por meio de sua atuação, o sindicato luta por pautas como reajustes salariais, estrutura adequada de trabalho, aposentadoria especial e o reconhecimento do papel da PRF na Segurança Pública.

Sua participação ativa na Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF) amplia a representatividade dos PRFs tocantinenses em nível nacional, garantindo que suas demandas sejam levadas ao Congresso e aos órgãos governamentais, fortalecendo assim a luta por melhores políticas para a categoria em todo o Brasil.

Almir Eustaquio, natural de Palmeirópolis Tocantins, é graduado em Economia e Direito, com especialização em Educação Transformadora e Ciências Policiais.

Atualmente, cursa Engenharia Civil. Com uma trajetória militar que inclui passagens pela Força Aérea e pelo Exército Brasileiro, ingressou na PRF em 2015.

Desde então, exerceu funções estratégicas, como Chefe de Delegacia da Capital e Superintendente da SPRF/TO entre 2021 e 2023. Além disso, é o idealizador do Projeto EscEscola PRF, implementado nas Escolas de Tempo Integral Anísio Teixeira e Padre Josimo, em Palmas.

Em seu discurso, Almir Eustáquio reforçou a necessidade da união e da valorização dos profissionais da PRF. “Nosso compromisso é lutar pelos direitos da categoria, garantir melhores condições de trabalho e reforçar o papel fundamental da PRF na segurança pública. Vamos trabalhar com transparência, diálogo e determinação para que a voz dos Policiais Rodoviários Federais seja ouvida e respeitada”, afirmou.

Durante a cerimônia, que contou com a presença de membros da categoria e de dirigentes sindicais, o Presidente da Federação Nacional da Polícia Rodoviária Federal, Tácio Melo, destacou a importância do sistema sindical na garantia dos direitos dos servidores.

A nova diretoria também pretende fortalecer o engajamento da categoria em discussões sobre Segurança Pública, Mobilidade e Fiscalização nas Rodovias Federais.

Por meio de sua atuação, o sindicato luta por pautas como reajustes salariais, estrutura adequada de trabalho, aposentadoria especial e o reconhecimento do papel da PRF na Segurança Pública

O evento foi marcado ainda pela presença de familiares e apoiadores, reforçando o caráter participativo e coletivo da nova gestão.

A Voz do PRF: A nova diretoria, presidida pelo Policial Rodoviário Federal Almir Eustáquio, assume o
compromisso de fortalecer a classe

Com o compromisso de fortalecer a representatividade dos Policiais Rodoviários Federais no Tocantins, a Chapa “A Voz do PRF” inicia seu mandato determinada a consolidar avanços para a categoria, ampliar a valorização profissional e estabelecer um canal de diálogo eficaz entre os PRFs e a sociedade.

Da assessoria/Fotos divulgação

Governo do Tocantins realiza monitoramento sorológico de Peste Suína Clássica em 55 municípios do Estado

O monitoramento teve início em janeiro e segue até o mês de junho

O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está realizando em 55 municípios do Estado, o monitoramento sorológico de Peste Suína Clássica (PSC) no rebanho de suínos, na criação comercial local e tecnificadas. A ação faz parte do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos.

De acordo com o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, o monitoramento teve início em janeiro e segue até o mês de junho.

“Foram selecionadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) 85 propriedades entre granjas comerciais e criações de subsistências para esta análise. Nossos trabalhos já iniciaram e à medida que o material está sendo colhido em campo, eles são enviados para o serviço de triagem na Adapec, e posteriormente, enviados para um laboratório credenciado pelo Mapa,” explicou Sérgio Liocádio.

Para manter o status internacional de zona livre da PSC, o Tocantins realiza anualmente este monitoramento, a fim de provar a ausência desta doença no rebanho de suínos no Estado.

“O papel da Adapec é garantir a segurança na defesa agropecuária, por isso, cumprimos todos os protocolos de sanidade animal, permitindo que o Estado mantenha o status de livre da PSC e apto para exportar carne suína a outros países,” ressaltou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Nas propriedades selecionadas conforme critérios estabelecidos pelo Mapa serão realizadas colheitas entre cinco a 20 animais, dependendo do tamanho do rebanho. Atualmente o Tocantins conta com 19.131 propriedades rurais com suínos e um rebanho de 191.084 suínos.

Welcton de Oliveira / Governo do TocantinsFoto: Divulgação/Adapec

Governo do Tocantins avança nos diálogos com representantes do agronegócio para impulsionar o setor no Estado

Ações discutidas buscam equilibrar as atividades econômicas com a preservação dos recursos naturais, garantir segurança jurídica para os produtores e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Cledson Lima, e o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, se reuniram nesta segunda-feira, 27, na sede do órgão ambiental, com líderes de entidades do agronegócio tocantinense para dar continuidade às discussões sobre pautas ambientais estratégicas voltadas ao fortalecimento do setor, e alinhar ações que garantam o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado.

Durante a reunião, foram abordados temas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e a revisão dos Planos de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental (APAs), que são respostas diretas às demandas do setor produtivo.

As iniciativas discutidas buscam equilibrar as atividades econômicas com a preservação dos recursos naturais, garantir segurança jurídica para os produtores e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins.

Presidente do Naturatins, Cledson lima, destacou que dar agilidade na validação do CAR e na revisão dos planos de Manejo das APAs são prioridades da gestão – Andréa Marques/Governo do Tocantins

O presidente do Naturatins, Cledson lima, destacou que dar agilidade na validação do CAR e na revisão dos planos de Manejo das APAs são prioridades da gestão, conforme determinação do governador Wanderlei Barbosa.

“Estamos articulando a contratação de empresas, com recursos do Fuema [Fundo Estadual do Meio Ambiente], para multiplicar a capacidade de análise do CAR. Essa estratégia foi apresentada ao governador, que deu seu consentimento para avançarmos com a solução dessas questões”, afirmou.

Além disso, o órgão está focado na revisão dos Planos de Manejo das APAs, como a APA Ilha do Bananal/Cantão, em parceria com instituições como o Instituto de Atenção às Cidades (IAC), órgão de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Tocantins.

“Estamos trabalhando em processo de alinhamento de Termo de Cooperação Técnica para a APA Ilha do Bananal/Cantão, e para as demais APAs, estamos iniciando o processo de licitação de empresa para garantir que os novos planos de manejo sejam elaborados com seriedade e envolvimento técnico”, acrescentou o presidente.

O secretário Jaime Café destacou a importância do diálogo com as entidades representativas do agronegócio.

“O CAR é um documento essencial para que o produtor comprove a sustentabilidade de sua produção. Estamos avançando no apoio técnico e no fortalecimento da segurança jurídica, garantindo que os produtores possam crescer de maneira sustentável, respeitando as questões ambientais e assegurando que o setor produtivo do Estado se desenvolva de forma equilibrada e conforme as normas legais”, pontuou.

O secretário também enfatizou que o Governo do Tocantins está estruturando um modelo participativo na elaboração dos planos de manejo, com a contribuição de órgãos de controle e da sociedade.

“Estamos criando um plano que será referência para o Estado. É uma resposta rápida e eficiente ao setor produtivo, que tem sido protagonista no crescimento da nossa economia”, afirmou Jaime Café.

A presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO), Caroline Schneider, elogiou a abertura para o diálogo promovida pela nova gestão do Naturatins.

“Essa aproximação é uma excelente oportunidade de estreitar o relacionamento entre produtores, entidades e o governo. Percebemos um avanço significativo nas demandas ambientais, o que nos deixa otimistas em relação ao futuro”, declarou.

Caroline Schneider destacou que o encontro possibilitou a atualização sobre as etapas das ações em andamento e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a resolução das questões ambientais. “Estamos confiantes de que essas iniciativas trarão benefícios tanto para os produtores quanto para o meio ambiente”, concluiu.

Por Andréa Marques/Foto: Andréa Marques/Governo do Tocantins

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 12 DE DEZEMBRO DE 2024

AGROPECUS – COLONIZADORA, AGRÍCOLA E PECUÁRIA S.A. 

CNPJ/MF nº 05.426.267/0001-69

NIRE 17.300.009.318

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 12 DE DEZEMBRO DE 2024 

  1. DATA, HORA E LOCAL: Dia 12 de dezembro de 2024, às 10:00 horas, na sede social da Agropecus – Colonizadora, Agrícola e Pecuária S.A. (“Companhia”), situada na Avenida das Palmeiras, 1472, Centro, Palmeirópolis, Estado do Tocantins, CEP 77365-000.

  1. CONVOCAÇÃO: A Assembleia Geral Extraordinária (“AGE”) foi convocada conforme edital publicado na Central de Balanços do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED em 03 de dezembro de 2024, em atendimento ao quanto previsto na Lei n° 6.404, de 15 de dezembro 1976 (“LSA”) e demais disposições legais e normas regulamentares aplicáveis.

  1. PRESENÇA: Presentes acionistas titulares de 100% (cem por cento) das ações ordinárias com direito de voto de emissão da Companhia e de 92% (noventa e dois por cento) das ações preferenciais, sem direito de voto, de emissão da Companhia.

  1. MESA: Presidente: Mauro Eduardo Guizeline; Secretário: Milton Fernandes Carneiro Junior. 

  1. ORDEM DO DIA: Deliberar, discutir e votar sobre: (1) a inclusão do parágrafo único do artigo 8º do Estatuto Social da Companhia, de forma a permitir que a Companhia declare dividendos intercalares e intermediários com base em balanço semestral ou, se em períodos menores, à conta de lucros acumulados, de reservas de lucros ou de reservas de capital existentes, nos termos do artigo 204 da LSA; (2) a consolidação do Estatuto Social, em decorrência da inclusão do parágrafo único do artigo 8º; (3) a aprovação da distribuição de dividendos intercalares aos acionistas da Companhia, à conta de lucros apurados em balanço patrimonial e demonstrações de resultados levantadas pela Companhia, referentes ao período entre 1º de janeiro de 2024 e 30 de novembro de 2024, no valor total de R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais), conforme facultado pelo parágrafo único do artigo 8º do Estatuto Social da Companhia; e (4) a autorização dos administradores da Companhia a praticar todos os atos necessários à implementação das matérias a serem deliberadas nesta Assembleia, inclusive a assinatura de todos os documentos pertinentes.

  1. INSTALAÇÃO: Verificado o quórum legal de instalação, nos termos do artigo 135 da LSA e cumpridas todas as demais formalidades previstas em lei e no Estatuto Social da Companhia, a AGE foi regularmente instalada, tendo sido autorizada a lavratura da presente ata na forma de sumário, nos termos do artigo 130, parágrafo 1º, da LSA, devendo as declarações de votos, protestos e dissidências, porventura apresentadas, serem numeradas, recebidas e autenticadas pela Mesa e arquivadas na sede da Companhia.

  1. DELIBERAÇÕES: Após exame, discussão e votação, as matérias constantes da Ordem do Dia foram aprovadas na sua íntegra pelos acionistas presentes, detentores da totalidade das ações com direito a voto de emissão da Companhia, sem quaisquer restrições, nos seguintes termos:

  • Aprovar a inclusão do parágrafo único ao artigo 8º do Estatuto Social da Companhia, de forma a permitir que a Companhia: (i) declare dividendos intercalares com base em balanço semestral ou, se em balanços referentes a períodos menores, à conta de lucros acumulados, de reservas de lucros ou de reservas de capital existentes, nos termos do artigo 204 da LSA; e (ii) declare dividendos intermediários, à conta de lucros acumulados, de reservas de lucros ou de reservas de capital existentes no último balanço anual;

  • Em decorrência da deliberação acima, aprovar a alteração do artigo 8º do Estatuto Social da Companhia, assim como a consolidação do Estatuto Social, que passa a vigorar com a redação constante do Anexo I à presente Ata, observado que a redação do caput do artigo 5º do Estatuto Social está sujeita ao cumprimento das condições suspensivas de que trata o item 6(a.2) da Ata da Assembleia Geral Extraordinária da Companhia realizada em 16 de outubro de 2024, na qual foi aprovada a redução do capital social da Companhia. Dessa forma, o artigo 8º do Estatuto Social da Companhia passa, a partir da presente data, a vigorar com a seguinte nova redação: 

ARTIGO 8º – Assembleia Geral realiza-se, ordinariamente, nos quatro primeiros meses do ano social e, extraordinariamente sempre que os interesses sociais exigirem. 

  • ÚNICO – Por deliberação da Assembleia Geral, a Companhia poderá: (i) declarar dividendos intercalares com base em balanço semestral ou, se em balanços referentes a períodos menores, à conta de lucros acumulados, de reservas de lucros ou de reservas de capital existentes, nos termos do artigo 204 da Lei nº 6.404/76; e (ii) declarar dividendos intermediários, à conta de lucros acumulados, de reservas de lucros ou de reservas de capital existentes no último balanço anual”.

  • Aprovar a distribuição de dividendos intercalares, à conta de lucros apurados em balanço patrimonial e demonstrações de resultados levantadas pela Companhia, referentes ao período compreendido entre 1º de janeiro de 2024 e 30 de novembro de 2024, no valor total de R$2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais), conforme facultado pelo parágrafo único do artigo 8º do Estatuto Social da Companhia. O pagamento dos dividendos ora declarados será efetuado aos acionistas da Companhia em até 60 (sessenta) dias contados da presente data; e

  • Por fim, autorizar os administradores da Companhia a praticarem todos os atos necessários e assinarem todos os documentos exigidos para a efetivação e formalização das deliberações aprovadas nesta Assembleia, bem como aqueles referentes às publicações dos referidos atos e o arquivamento destes junto aos registros públicos competentes e na sede social da Companhia.

ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a ser tratado, foram encerrados os trabalhos, dos quais se lavrou esta Ata, em formato de sumário que, lida e achada conforme, foi assinada por todos os presentes. Mesa: Mauro Eduardo Guizeline – Presidente; e Milton Fernandes Carneiro Junior – secretário. Acionistas Presentes: Milton Fernandes Carneiro, Humberto Pereira Carneiro, Beatriz Pereira Carneiro Cunha, Milton Fernandes Carneiro Júnior, Ático Fundo de Investimento Financeiro em Ações Crédito Privado – p. WNT Gestora de Recursos Ltda. (Pedro Renno Baumeier e Stefano Furlani Malvezi).

Palmeirópolis/TO, 12 de dezembro de 2024.

 

 

_________________________________

 

 

_________________________________

Mauro Eduardo Guizeline

Presidente

CPF 533.573.297-00

Milton Fernandes Carneiro Junior Secretário

 

VEJA ATA COMPLETA NO LINK ABAIXO 

Agropecus_-_Ata_AGE_(reducao_de_capital)_-_16.10.2024_assinado_assinado (1) Agropecus – Ata AGE (distribuição dividendos) – 12.12.2024

Ata da Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 16 de outubro de 2024

AGROPECUS – COLONIZADORA, AGRICOLA E PECUÁRIA S.A. 

CNPJ/MF nº 05.426.267/0001-69

NIRE 17.300.009.318

Ata da Assembleia Geral Extraordinária realizada em 16 de outubro de 2024

Data, Horário e Local: Aos 16 dias do mês de outubro de 2024, às 10 horas, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária da Agropecus – Colonizadora, Agrícola e Pecuária S.A. (“Companhia”), de forma exclusivamente digital, através da plataforma eletrônica Microsoft Teams, nos termos do artigo 124, §2º-A, da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada (“LSA”).

  1. Convocação e Presença: A Assembleia foi convocada mediante publicação do Edital de Convocação na Central de Balanços do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, sob o Hash de Publicação nº 3E47B31F38EA1A97A8D9E3EABE0A52F40493476E, nos termos dos artigos 124, e 294, inciso III, da LSA. Presentes acionistas titulares de 100% das ações em circulação com direito de voto de emissão da Companhia e de 92% das ações preferenciais em circulação de emissão da Companhia.
  1. Mesa: Presidente: Sr. Mauro Eduardo Guizeline; Secretário: Sr. Milton Fernandes Carneiro Junior. 
  1. Ordem do dia: Examinar, discutir e votar sobre: (1) a redução do capital social da Companhia no valor de R$ 3.200.000,00 (três milhões e duzentos mil reais), por ser julgado excessivo em relação às suas atividades, nos termos do artigo 173 da LSA; (2) a alteração do artigo 5º, caput, do Estatuto Social da Companhia, e correspondente consolidação do Estatuto Social, em decorrência da redução do capital social, sujeita às condições suspensivas de que trata o artigo 174, §2º, da LSA; e (3) a autorização à Diretoria da Companhia para praticar todos os atos necessários à implementação das matérias a serem deliberadas nesta Assembleia, inclusive a assinatura de todos os documentos pertinentes.
  1. Instalação: Verificado o quórum legal de instalação, nos termos do artigo 135 da LSA e cumpridas todas as demais formalidades previstas em lei e no Estatuto Social da Companhia, a Assembleia Geral Extraordinária foi regularmente instalada, tendo sido autorizada a lavratura da presente ata na forma de sumário, nos termos do artigo 130, parágrafo 1º, da LSA, devendo as declarações de votos, protestos e dissidências, porventura apresentadas, serem numeradas, recebidas e autenticadas pela Mesa e arquivadas na sede da Companhia.
  1. Deliberações. Após exame, discussão e votação, as matérias constantes da Ordem do Dia foram aprovadas na sua íntegra pelos acionistas presentes, detentores da totalidade das ações com direito a voto de emissão da Companhia, sem quaisquer restrições, nos seguintes termos:

(a)       Aprovar a redução do capital social da Companhia no valor de R$ 3.200.000,00 (três milhões e duzentos mil reais), por ser julgado excessivo em relação às suas atividades, nos termos do artigo 173 da LSA, o qual, por consequência, passará dos atuais R$ 4.494.774,00 (quatro milhões, quatrocentos e noventa e quatro mil, setecentos e setenta e quatro reais) para R$ 1.294.774,00 (um milhão, duzentos e noventa e quatro mil, setecentos e setenta e quatro reais), mediante a restituição de capital aos acionistas em moeda corrente nacional, proporcionalmente às suas respectivas participações no capital social da Companhia (“Redução de Capital”). 

(a.1)    A Redução de Capital não implicará no cancelamento de ações de emissão da Companhia, mantendo-se inalterada a quantidade de ações de sua emissão.

(a.2)    A Redução de Capital somente se tornará efetiva e o pagamento da restituição aos acionistas somente será efetivado mediante o cumprimento das seguintes condições suspensivas, cumulativamente: (a) o decurso do prazo de 60 (sessenta) dias contados da publicação da presente ata; e (b) a inexistência de oposição de credores quirografários por títulos anteriores à data de publicação da presente ata ou, existindo oposição de algum credor quirografário, mediante o pagamento do seu crédito ou depósito judicial da importância respectiva, nos termos do artigo 174, §2º, da LSA. 

(b)       Em decorrência da deliberação acima, aprovar a alteração do caput do artigo 5º do Estatuto Social da Companhia, cuja consolidação, a partir da eficácia da Redução de Capital, passará a vigorar com a redação constante do Anexo I à presente ata. Dessa forma, a partir da eficácia da Redução de Capital, o caput do artigo 5º do Estatuto Social da Companhia passará a vigorar com a seguinte nova redação: 

ARTIGO 5º – O capital social da Companhia, totalmente subscrito e integralizado, é de R$ 1.294.774,00 (um milhão, duzentos e noventa e quatro mil, setecentos e setenta e quatro reais), dividido em 38.178.325 (trinta e oito milhões, cento e setenta e oito mil, trezentas e vinte e cinco) ações nominativas e sem valor nominal, sendo 35.261.883 (trinta e cinco milhões, duzentas e sessenta e uma mil, oitocentas e oitenta e três) ações ordinárias, com direito a voto, 195.387 (cento e noventa e cinco mil, trezentas e oitenta e sete) ações preferenciais de classe A e 2.721.055 (dois milhões, setecentas e vinte e uma mil e cinquenta e cinco) ações preferenciais de classe B”. 

  1. c) Autorizar a Diretoria da Companhia a praticar todos os atos necessários à efetivação das deliberações tomadas na presente Assembleia Geral Extraordinária.
  2. Encerramento: Nada mais havendo a ser tratado, foram encerrados os trabalhos, dos quais se lavrou esta ata em formato de sumário que, lida e achada conforme, foi assinada por todos os presentes. Mesa: Mauro Eduardo Guizeline, como Presidente, e Milton Fernandes Carneiro Junior, como secretário. Acionistas Presentes: Milton Fernandes Carneiro, Humberto Pereira Carneiro, Beatriz Pereira Carneiro Cunha, Milton Fernandes Carneiro Júnior, Ático Fundo de Investimento Financeiro em Ações Crédito Privado – p. WNT Gestora de Recursos Ltda. (Pedro Renno Baumeier e Stefano Furlani Malvezi).

Mesa:

 

 

_________________________________

 

 

_________________________________

Mauro Eduardo Guizeline

Presidente

CPF 533.573.297-00

Milton Fernandes Carneiro Junior Secretário

 

 

Veja Ata completa no link abaixo

Agropecus – Ata AGE (redução de capital) 16.10.2024 assinada (1)

 

Governador Wanderlei Barbosa assina decreto que isenta imposto do peixe criado no Tocantins

Lei é importante para impulsionar o setor, que vem experimentando um crescimento significativo no Estado 

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou Decreto que altera o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (RICMS) que visa isentar os criadores de peixe em cativeiro do pagamento do imposto.

Com o Decreto, ficam isentos da tributação as operações internas e interestaduais de pescados criados no Tocantins, sejam frescos, resfriados ou congelados, bem como, suas carnes e partes in natura.

Governador Wanderlei Barbosa assina decreto que isenta imposto do peixe criado no Tocantins

O Governador destacou que essa Lei é importante para impulsionar o setor, que vem experimentando um crescimento significativo no Estado, mas precisa desse benefício para crescer ainda mais, gerar emprego e, automaticamente, o desenvolvimento da piscicultura e do Tocantins.

“Essa Lei vai permitir que aqueles que criam peixe em cativeiro possam comercializar sem imposto. É mais um incentivo do nosso Governo para crescer essa vertente e melhorar a vida dos tocantinenses”, enfatizou o governador Wanderlei Barbosa.

Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins/Fotos: Esequias Araújo

Mulher vai ao hospital após passar mal e descobre gravidez horas antes de parto no Tocantins: ‘Achei que fosse calor’

Família é tocantinense, mas mora no Mato Grosso há três anos e estava passando as férias em São Salvador do Tocantins. Mariane Rodrigues é casada e tem outros dois filhos

A assistente administrativa Mariane Rodrigues está de férias no Tocantins e não imaginava que a viagem para visitar os pais seria marcada pela chegada de um novo integrante da família.

Ela descobriu que estava entre 7 e 8 meses de gestação horas antes do parto, após ter convulsões e ser levada ao hospital. “Percebi desde o início das minhas férias a pressão alta, algo que nunca tive, porém achei que fosse calor, tempo quente”, comentou a mãe.

A família é tocantinense, mas vive em Querência (MT) há três anos. Mariane, o marido Gerôncio Jean e o filho Pedro de 2 anos, chegaram a São Salvador do Tocantins no início de dezembro de 2024.

Na última sexta-feira (3) eles iriam voltar para o Mato Grosso, mas a assistente administrativa teve convulsões.

“Na sexta pela manhã, por volta de 4h30 meu esposo acordou comigo dando convulsões severas, me debatendo. Fui levada para unidade básica de saúde local, onde tive um atendimento rápido, preciso e objetivo. E foi confirmado para nossa surpresa que eu estava grávida e precisaria com urgência de uma cesárea”, explicou.

Gravidez sem sintomas

A notícia da gravidez foi uma surpresa para toda a família, mas principalmente para Mariane que não apresentou sintomas e mudanças comuns da gestação. Segundo ela, o ciclo menstrual estava normal e inclusive fazia uso de anticoncepcional.

“Até então eu não tinha sintomas de gestação, vida social normal, trabalho em uma empresa privada, trabalhando normalmente, rotina de casa normal, filhos, marido! O que percebi desde o início das minhas férias foi a pressão alta, algo que nunca tive, porém achei que fosse calor, tempo quente. Serve de alerta para todas as mulheres”, contou.

Como Mariane precisava fazer um parto de urgência foi encaminhada para o Hospital Regional de Gurupi. Quando chegou a cidade foi solicitado que ela fosse transferida para Palmas, onde tem uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal.

Nascidos no Tocantins

Em Palmas, o bebê Mateus nasceu na noite do dia 3 de janeiro de 2025. Assim como todos os integrantes da família, o menino veio ao mundo em solo tocantinense, como se tivesse sido premeditado pelo destino. A mãe é de Tocantinópolis, o esposo de Palmeirópolis. O filho mais velho, João Neto, é de São Salvador do Tocantins e Pedro também nasceu na capital.

“Meu filho de 18 anos está em Querência (MT), bastante surpreso porque agora terá dois irmãos pequenos, muito feliz. Até semana passada o caçula, não sabe direito, até porque não entende. O meu esposo considero a pessoa mais sensata e resiliente do mundo, super parceiro, e estamos unidos no propósito”, contou Mariane.

A família continua no Tocantins, pois o bebê está na UTI por ser prematuro e mãe está internada em um hospital particular, sendo acompanhada pela equipe médica.

“Tudo foi na sexta-feira. A noite já estava com meu pequeno no colo. Fiquei três dias na UTI, melhorando dia após dia. Ele [bebê] seguirá internado pela prematuridade”, contou Mariane.

g1 Tocantins

TRE-TO informa que pedido de regularização do título de eleitor pode ser feito sem sair de casa

Confira os detalhes: https://www.tre-to.jus.br/ 

Estar em dia com a Justiça Eleitoral é fundamental para começar o ano com tranquilidade. Por isso, é importante para a cidadã ou o cidadão manter o título de eleitor atualizado, o que pode ser assegurado com a solução de pendências perante a Justiça Eleitoral.

Além de cumprir uma responsabilidade intrínseca à cidadania, a regularidade eleitoral traz diversos benefícios. Ela permite o exercício do direito de a pessoa votar e de ser votada em um pleito, caso se candidate, entre outros pontos.

Como faço para consultar a situação eleitoral? 

Para auxiliar a eleitora ou o eleitor a checar se está em situação regular ou tem alguma pendência, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o serviço de “Autoatendimento Eleitoral”, que pode ser acessado pelo site do Tribunal. O serviço é fácil, gratuito e permite que a pessoa realize os procedimentos necessários sem sair de casa.

Para consultar a situação eleitoral, você deve proceder da seguinte forma:

Acesse o Portal do TSE

Na parte direita da página de abertura, em “Autoatendimento Eleitoral”, faça a consulta em “Situação eleitoral”, preenchendo os dados requisitados.

Se o título estiver cancelado ou suspenso, será necessário realizar a regularização.

Quando o título de eleitor pode ser cancelado?

O título pode ser cancelado por razões como falecimento, ausência à votação em três eleições consecutivas sem justificativa e pagamento de multas eleitorais e não comparecimento à revisão obrigatória do eleitorado no município onde se vota.

Consulte se você tem débitos eleitorais

Como regularizar o título cancelado?

Se o título estiver cancelado, siga o passo a passo e regularize a situação:

1 – Acesse o “Autoatendimento Eleitoral”

2 – Clique em “Título Eleitoral”

3 – Vá até a opção “6 – Regularize seu título eleitoral cancelado”

4 – Preencha o formulário e envie os documentos solicitados

5 – Anote o número do protocolo e acompanhe o andamento do pedido também pelo “Autoatendimento Eleitoral”, na opção “Acompanhe uma solicitação”

Quando o título de eleitor pode ser suspenso?

O título de eleitor pode ser suspenso em casos como:

– prestação de serviço militar obrigatório;

– condenação criminal definitiva;

– condenação por improbidade administrativa transitada em julgado;

– recusa ao cumprimento de obrigações legais ou prestação alternativa.

Como regularizar o título suspenso?

Para a cidadã ou o cidadão regularizar o título de eleitor suspenso, é necessário apresentar documentos que comprovem a retomada dos direitos políticos, como:

 comunicação do Ministério da Justiça;

– portaria ou certidão judicial;

– certificado de reservista, entre outros.

Após obter o documento específico, dirija-se ao cartório eleitoral para fazer a regularização.

Por que é preciso manter o título de eleitor em dia?

Estar com a situação eleitoral regular garante acesso a serviços e a direitos importantes. Sem essa regularidade, você pode enfrentar impedimentos como:

– inscrição em concurso e posse em cargo público;

– contratação para cargo comissionado em órgão público, como prefeitura;

– participação em programas sociais do governo;

– matrícula em instituições públicas de ensino e inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – para maiores de 18 anos;

– emissão de passaporte;

– regularização do CPF, entre outras vedações (Do TSE) 

Por: Cristiano Machado Santos 

Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial – ASCOM

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins – TRE-TO

Governo do Tocantins promove curso gratuito de Excelência no Atendimento, no Sine de Luzimangues

Curso é voltado para atendentes e recepcionistas, profissionais que lidam diretamente com o público, e para os interessados em aprimorar suas habilidades em atendimento

No atual cenário do mercado de trabalho o atendimento de excelência tornou-se um diferencial competitivo fundamental para qualquer organização, pois ajuda a fidelizar clientes e criar boa reputação.

Visando desenvolver competências e habilidades que garantam esse atendimento de excelente qualidade ao cliente, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine/Tocantins), promove de 22 a 24 de janeiro, na unidade do Sine de Luzimangues, o curso Excelência no Atendimento.

O superintende do Trabalho, José Alberto Guimarães (Gordo), disse que o objetivo das capacitações é contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos trabalhadores e dar a eles oportunidade para se atualizarem e se colocarem no mercado de trabalho.

“Os trabalhadores da área precisam aproveitar as oportunidades para desenvolverem suas competências e habilidades. Os profissionais que se capacitam têm mais oportunidades de acessar e melhorar sua colocação no mercado de trabalho”, ressalta ele.

O curso Excelência no Atendimento é gratuito e voltado para atendentes e recepcionistas, profissionais que lidam diretamente com o público, e para os interessados em aprimorar suas habilidades em atendimento.

Os colaboradores do Sine de Luzimangues aproveitam a oportunidade e participam das aulas a fim de atualizarem suas competências e habilidades.

O orientador profissional do Sine Tocantins e facilitador do curso, Aeronssaytt Gomes Lima de Oliveira, disse que o curso vai trabalhar a comunicação eficaz com os clientes, práticas de empatia, atendimento humanizado, resolução de conflitos, e gerenciamento de situações desafiadoras, entre outros assuntos.

Orientador profissional e facilitador do curso Aeronssaytt Gomes Lima de Oliveira disse que o curso trabalhar a comunicação eficaz. Foto – Carlessandro Souza.

“O participante vai aprender a se comunicar de forma clara e assertiva, desenvolver empatia e criar conexões significativas com os clientes, gerenciar situações desafiadoras com habilidade e profissionalismo, oferecer soluções ágeis e inovadoras, melhorar sua postura profissional, e tornar-se referência em atendimento” destacou ele.

Como participar

São 60 vagas disponíveis para os interessados. Para participar é necessário acessar preencher o formulário disponível no link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mMip3_xN20-EfCnWpMG0zLoyockwGvJIjB8hpCGd8KlUNEExVTJHQjBIRjVORUtHM09DM0tXVTM3US4u

Conteúdo programático

O conteúdo programático está dividido em seis módulos a serem trabalhados, são eles: Fundamentos do atendimento de excelência, Habilidades de comunicação, Atendimento humanizado e empatia, Resolução de conflitos, Postura profissional e etiqueta no atendimento, e Inovação e agilidade no atendimento.

Serviço:

  • Curso Excelência no Atendimento
  • Local: SINE de Luzimangues
  • Data: 22 a 24 de Janeiro de 2025
  • Horário: 19h às 22h
  • Facilitador: Aeronssaytt Gomes Lima

Cláudio Duarte/Fotos: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins participa de ato nacional em defesa da democracia realizado em Brasília

Na ocasião, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, realizou uma visita institucional ao secretário-executivo de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa,  participou, na manhã desta quarta-feira, 8, do ato em defesa da democracia, realizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília/DF.

O evento rememorou os ataques antidemocráticos que ocorreram no dia 8 de janeiro de 2023, quando as sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto foram depredadas, durante uma tentativa de golpe de Estado.

Estiveram presentes autoridades de todo o país, representantes de diversos segmentos da sociedade e movimentos em prol da democracia, em uma cerimônia composta por quatro atos.

O presidente Luís Inácio da a Silva, apresentou 21 obras de arte, entre pinturas, esculturas e artefatos históricos, restauradas depois de terem sido vandalizadas, há 2 anos, pelos invasores.

Também foi destacada a importância de preservar os valores democráticos, combater discursos de ódio e proteger as instituições que sustentam o Estado brasileiro.

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, destacou o compromisso do Governo do Tocantins com a democracia e a estabilidade institucional.

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, destacou o compromisso do Governo do Tocantins com a democracia e a estabilidade institucional

“O governador Wanderlei Barbosa nos confiou a missão de representar o Estado nesta data tão simbólica. Estamos aqui para manifestar o nosso firme compromisso com a defesa da democracia e das instituições. Nossa presença reflete a estreita relação de colaboração entre o Governo do Tocantins e o Governo Federal, e reforça a confiança mútua com a gestão do presidente Lula. É com grande honra e responsabilidade que participamos deste momento significativo, reafirmando nosso apoio aos valores democráticos que sustentam a nossa nação.” ressaltou Deocleciano Gomes

Durante o evento, o presidente Lula assinou o decreto que institui o Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia, uma homenagem à memória de Eunice Paiva, mulher do deputado federal Rubens Paiva, cassado e preso durante a ditadura militar. Rubens Paiva desapareceu na prisão e seu corpo nunca foi encontrado.

Eunice tornou-se uma defensora dos direitos humanos, especialmente dos povos indígenas, e um símbolo da luta pela democracia no Brasil.

O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; do vice-presidente no exercício da Presidência do Senado, Veneziano Vital do Rêgo; do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin e dos ministros do STF Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Carmen Lúcia; além de comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, ministros do governo federal, parlamentares e embaixadores.

Visita institucional

No período vespertino o secretário-chefe da Casa, Deocleciano Gomes foi recebido pelo secretário-executivo de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, em seu gabinete.

O secretário-chefe da Casa, Deocleciano Gomes foi recebido pelo secretário-executivo de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, em seu gabinete em visita institucional

A visita institucional teve como objetivo discutir o ato em defesa da democracia, que aconteceu na manhã de quarta-feira no Palácio do Planalto. Durante o encontro, Olavo Noleto reafirmou o compromisso com o Tocantins e com o Brasil, destacando a importância da união entre as instituições para o fortalecimento da democracia. 

Nayara Borges/Governo do Tocantins
(Crédito fotos: Thiago Crulz/Governo do Tocantins)

Governo do Tocantins avança na modernização dos serviços públicos e consolida o estado como referência em inovação

Em 2024, a ATI Tocantins modernizou serviços, promoveu economia com digitalização, capacitou servidores e otimizou infraestrutura tecnológica

O ano de 2024 foi decisivo para o Tocantins consolidar-se como referência em tecnologia e inovação no setor público. Sob a gestão do governador Wanderlei Barbosa, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) avançou na digitalização de serviços, modernizou a administração pública, promoveu economia significativa e ampliou a eficiência no atendimento à população.

Esses esforços foram reconhecidos nacionalmente com importantes premiações e resultados expressivos em diversas áreas.

Parte dos 1,7 mil equipamentos adquiridos para modernizar os serviços e a infraestrutura tecnológica do Tocantins – Crédito: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Durante o Seminário Nacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação para Gestão Pública (Secop) 2024, realizado no Rio de Janeiro/RJ, o Tocantins foi destaque ao receber o 3º lugar na categoria de maior evolução no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais e o 2º lugar como Melhor Solução de Governo Digital para Governo.

O governador Wanderlei Barbosa destaca o impacto das conquistas alcançadas pelo Tocantins.

“Nosso objetivo sempre foi transformar a relação do cidadão com o poder público, tornando os serviços mais acessíveis, rápidos e eficazes. Este reconhecimento nacional reforça que estamos no caminho certo, consolidando o Tocantins como um estado referência em tecnologia e gestão pública no Brasil. Seguiremos firmes, investindo em soluções que melhorem a vida da nossa população e promovam o desenvolvimento do nosso estado”, afirma o Governador.

Governador Wanderlei Barbosa, o presidente da ATI, Alírio Felix; e secretários de Estado participam do Seminário Nacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação para Gestão Pública (Secop) 2024 – Crédito: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

“Esses prêmios reconhecem os esforços da nossa equipe e reforçam o compromisso do Governo do Tocantins em transformar os serviços públicos por meio da tecnologia. Um exemplo do impacto tecnológico foi a redução do tempo de processamento da folha de pagamento, de 36 horas para apenas 2 horas, promovendo uma maior eficiência administrativa”, ressalta o presidente da ATI, Alírio Félix.

 Digitalização e economia sustentável

O Sistema de Gestão de Documentos Digitais (SGD) da ATI desempenhou um papel central na economia de mais de R$ 114 milhões ao eliminar custos relacionados à produção e ao armazenamento físico de documentos.

Além disso, a digitalização proporcionou uma economia de tempo equivalente a 143 milhões de horas, demonstrando o impacto positivo da inovação na gestão pública.

A plataforma Pronto Digital, que completou um ano em outubro de 2024, consolidou-se como uma ferramenta essencial para o acesso aos serviços públicos.

Com 727 serviços cadastrados, sendo 42,78% totalmente digitais, o sistema já registrou 72.507 solicitações realizadas por 122.569 usuários, envolvendo 30 órgãos estaduais.

Projetos e inovações transformadoras

Plataforma de teletrabalho foi desenvolvida pela ATI para monitorar metas e desempenho no regime remoto – Crédito: Giovanna Zensque/Governo do Tocantins

A ATI também entregou projetos estratégicos como a Plataforma de Teletrabalho; a plataforma Nexus para organização dos conselhos e colegiados; e o Rurater 2.0, focado na modernização da gestão rural.

Equipe da ATI na Agrotins 2024 realizou o suporte tecnológico, assegurando conectividade e eficiência – Crédito: Thalia Batista/Governo do Tocantins

Além disso, implementou o ICMS Educacional e 11 serviços fiscais disponibilizados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), incluindo o Termo de Assunção de Dívida de IPVA, que permite a transferência de propriedade ou posse de veículos automotores, dentro do mesmo município, sem o pagamento do IPVA do exercício corrente, conforme o Art. 81 § 2º da Lei nº 1.287/01.

Outras entregas incluem a implantação do Sistema de Gestão de Atendimento (SGA) no Servir e no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), bem como a implementação do Sistema de Gestão Documental (SGD) Tributário na Sefaz.

Em 2024, a ATI gerenciou 514 Ordens de Serviço, das quais 133 foram homologadas e aprovadas, realizou 1.076 reuniões técnicas e analisou mais de 1 mil artefatos, reafirmando seu compromisso com a qualidade e a eficiência das entregas.

Capacitação para o futuro

A capacitação foi outro destaque, com 46 treinamentos realizados, abrangendo 22 sistemas tecnológicos e beneficiando 1.605 servidores de 17 órgãos estaduais.

ATI promoveu capacitação para os servidores, promovendo acesso inclusivo aos serviços digitais – Crédito: ATI/Governo do Tocantins

A adoção da Plataforma Moodle e a produção de vídeos tutoriais ampliaram o alcance das ações de treinamento, enquanto cursos como o de Linguagem Simples fortaleceram a comunicação e o uso eficiente da tecnologia no setor público.

Suporte e infraestrutura tecnológica

A ATI também foi essencial na operacionalização de eventos como a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), a Festa do Senhor do Bonfim e o Seminário de Economia Criativa.

A infraestrutura tecnológica foi ampliada para novos prédios do governo, como as secretarias de Estado da Juventude e Esporte (Seju); dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); da Cultura (Secult); e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), assegurando conectividade e modernidade.

Ao longo de 2024, mais de 34 mil chamados foram triados pela ATI, com cerca de 2 mil resolvidos diretamente. A agência também monitorou demandas em tempo real e promoveu capacitações para ferramentas como VOIP e Nexus.

 Gestão estratégica e planejamento

Com a elaboração de 88 Projetos Básicos de TI e Termos de Referência (PBTI/TR), a ATI demonstrou sua capacidade de planejamento e inovação.

Foi lançado o Plano Estratégico e Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Pedtic) 2024-2027, que define metas como transformação digital, sustentabilidade e segurança de dados para os próximos anos.

Também foram realizadas 44 vistorias com monitoramento de mais de 8.315 equipamentos adquiridos pelo Executivo Estadual.

Visão para 2025

Encerrando o ano com resultados marcantes, o governador Wanderlei Barbosa reforça o compromisso com o avanço tecnológico do Tocantins.

“Investir em tecnologia não é apenas uma escolha estratégica, mas uma necessidade para atender às demandas de nossa população com qualidade e agilidade”, pontua o Governador.

Com iniciativas robustas e reconhecimentos nacionais, o Tocantins demonstra que a transformação digital é o caminho para um estado mais eficiente, sustentável e conectado com as demandas da sociedade.

Thalia Batista/Governo do Tocantins

Wlisses Barros toma posse como prefeito de Palmeirópolis

Na cerimônia, também foi realizada a posse dos 9 vereadores eleitos para o mandato de 2025 a 2028

Acompanhado por um grande público, o prefeito de Palmeirópolis Wlisses Barros de Souza (PDT), e a vice, Terezinha Fernandes (Republicano), foram empossados na noite quarta-feira, 1º de janeiro.

A população participou da solenidade da entrega de faixa, momento em que Wlisses Barros, recebeu a faixa de seu antecessor, Bartolomeu Moura foi emocionante.

Ele assume a administração do município após vencer as eleições realizadas no dia 6 de outubro, conquistando 2.370 votos (46,07%).

Wlisses Barros tem 39 anos, é casado com Katharine de Oliveira e pai da Ayla e do Gabriel.

A posse marca o início de um novo capítulo para Palmeirópolis, com desafios que prometem exigir esforços conjuntos entre a Prefeitura e Câmara Municipal.

A solenidade de sessão solene realizada na igreja Assembleia de Deus, foi iniciada pela presidente em exercício da Câmara Municipal, Sônia Damares.

O prefeito Wlisses Barros, que tem formação superior em Administração, destacou sua intenção de fazer o munícipio voltar a crescer e transformar a gestão local.

Durante a cerimônia de entrega, o ex-prefeito Bartolomeu Moura, fez questão de falar do seu legado e destacou estar muito feliz pelo seu sucessor. Em seguida, colocou a faixa sobre o pescoço do Wlisses, entregou a chave, e se cumprimentaram com um aperto de mãos. (assista acima).

A solenidade contou com a presença de diversas
autoridades, como o secretário de Estado da Educação Fábio Vaz e sua esposa Ana Paula, o comandante da 8ª CIPM, Major Wilquer Barbosa, ex-prefeito Enoque Souza Barros e sua esposa Maria das Graças, (pais do Wlisses), Pe. Domingos Maciel e também o presidente da Assembleia de Deus Pr. Rosalvino Lomes dos Santos e Pra. Sônia Sobrinho, além da participação de correligionários, familiares e amigos.

Da redação/MN

Siga https://www.instagram.com/mapadanoticia/

 

 

 

 

Projeto “Qualidade de Vida” promove dois dias de saúde e diversão em Palmeirópolis

Foram aproximadamente 389 atendimentos entre fisioterapia, nutricionista e odontológico

No último final de semana dias (27 e 28), Palmeirópolis recebeu o projeto “Qualidade de Vida”, com iniciativa do pelo Governo do Tocantins em parceria com o Instituto Brasil Mais Social, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Assistência nutricional e de enfermagem, incluindo medições de glicemia e também aferição de pressão

Durante os dois dias, a Praça Limírio Viana Guimarães foi palco de atividades gratuitas que reuniram saúde, bem-estar e lazer para a comunidade.

Cuidado e relaxamento

Projeto “Qualidade de Vida” promove dois dias de saúde e diversão em Palmeirópolis

Na sexta-feira (27), o público desfrutou de massagens terapêuticas e aferição de pressão arterial, iniciando a programação com momentos de cuidado e relaxamento.

Dia 28: Saúde, Lazer e Competição

No sábado (28), a programação foi ainda mais diversificada e voltada para todas as idades.

A comunidade teve acesso a uma variedade de serviços e atividades, como:

•Atendimentos de saúde bucal preventiva realizados por dentistas;

•Assistência nutricional e de enfermagem, incluindo medições de glicemia e aferição do Índice de Massa Corporal (IMC);

•Serviços de fisioterapia para orientação postural e alívio de dores;

•Brinquedos infláveis gratuitos para as crianças, garantindo a diversão da garotada;

•Aulas de dança e funcional, incentivando a prática de exercícios físicos;

•Uma animada corrida de kart, com uma competição amistosa promovida pela equipe René Cleiton, que se destacou como um dos momentos mais emocionantes do dia.

Corrida de kart pela primeira vez em Palmeirópolis

Conscientização e Prêmios

Além dos serviços e lazer, o evento trouxe palestras educativas que reforçaram a importância da prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

O prefeito Bartolomeu Moura fez questão de estar presente e entregar os brindes

Para encerrar com chave de ouro, houve sorteios de brindes que animaram ainda mais o público presente.

Impacto positivo para a comunidade

O projeto “Qualidade de Vida” foi um sucesso, promovendo a integração social e incentivando hábitos saudáveis. Com grande participação da população, o evento demonstrou o poder de parcerias que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A programação foi diversificada e voltada para todas as idades

A comunidade saiu satisfeita, levando não apenas brindes, mas também conhecimentos, cuidados e memórias de um evento que uniu saúde, lazer e educação.

Realização: Governo do Estado

Apoio: Prefeitura Municipal de Palmeirópolis

Governo do Tocantins realiza chamamento para contratação de médicos especialistas

As vagas são para o quadro da SES-TO e contemplam ginecologistas obstetras, pediatras, neurocirurgiões e urologistas

O Governo do Tocantins realiza chamamento público para contratação temporária de médicos especialistas nas áreas de ginecologia obstetrícia, pediatria, neurocirurgia e urologia, para atuação nas unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

A Portaria Nº 540/2024/SES/SGPES/DGP/GGP foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-TO) nº 6.722, na sexta-feira, 20, visando a criação do banco de dados de médicos com Registro de Qualificação de Especialista (RQE), condicionado à exclusiva necessidade, oportunidade e conveniência da SES-TO.

“Este é mais um chamamento que fazemos com foco na assistência continuada da população usuária do Sistema Único de Saúde, para que todas as nossas unidades tenham em tempo oportuno, as avaliações necessárias aos quadros clínicos dos pacientes e a garantia da rápida recuperação. Através destas portarias já contratamos mais de 60 especialistas este ano e seguimos em busca de mais profissionais”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

Os profissionais farão jus ao recebimento de indenização por insalubridade, que pode ser de 8%, 10% ou 12%, e adicional noturno, conforme as regras estabelecidas nas legislações vigentes. Os salários variam entre R$ 7.499,70 e R$ 22.499,40, conforme as horas trabalhadas.

A ação visa assegurar a prestação dos serviços públicos, quanto ao atendimento às necessidades de saúde da população. Os interessados devem encaminhar currículo profissional e demais documentos comprobatórios ao exercício da função no e-mail: sestochamamento@gmail.com

ES-TO faz chamamento de médicos com Registro de Qualificação de Especialista. Ananda Santos/Governo do Tocantins

Confira a Portaria com mais informações em anexo e em caso de dúvida, entrar em contato nos números de telefone: (63) 3027-4390 (63) 3027-4391.

Ananda Santos/Governo do Tocantins

Servidores da educação do Tocantins vão receber mais de R$ 1,5 milhão em progressões

Concessão é para mais de um mil profissionais da educação básica. Benefício será pago ainda em dezembro, afirmou o Governo

O Governo do Tocantins concedeu progressões funcionais e eventuais passivos financeiros para mais de um mil servidores da Secretaria Estadual de Educação, dos quadros de Profissionais da Educação Básica. Mais de R$ 1,5 milhão será creditado ainda este mês aos servidores, referente a passivos, progressões horizontais e verticais.

A autorização para a concessão dos benefícios foi publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (18). As listas com aptos até 31 de dezembro de 2024 saíram no Diário de quinta-feira (19).

A medida faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE).O pagamento será feito em folha complementar ainda em dezembro.

Conforme o estado, o montante considerado é de R$ 246.447,85 por mês; mais R$ 1.258.874,79 de passivo, referentes ao ano de 2024. Do total, são 4% em progressões horizontais e 8,21% em verticais.

Conforme as portarias nº 2580 e 2581/2024, as evoluções funcionais correspondentes aos níveis de referências horizontais representados pelas letras de A a J, e verticais, que vão de I a V, que podem ser adquiridos com cursos de formação, entre outras regras.

A publicação especifica ainda que o eventual passivo financeiro é constituído em relação ao lapso temporal transcorrido entre a data de aquisição do direito de progressão à do incremento financeiro e a concessão processada na portaria.

Conforme o Governo, a capacidade econômico-financeira do Estado é levada em consideração, além do ajuste de cronogramas de concessão, implementação e suspensão administrativa das progressões horizontais e verticais dos servidores públicos.

Da assessoria

Em Paranã, governador Wanderlei Barbosa participa de inauguração de obras

Foram inauguradas cinco obras estruturais que ligam a região de São Domingos e Riacho Fundo, na região rural de Paranã

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais (Seps), Karynne Sotero, participou neste sábado, 21, da inauguração de um importante complexo de cinco obras estruturais na zona rural de Paranã.

: Ao lado do prefeito Fábio da Farmácia e do senador Eduardo Gomes, o Governador celebrou a entrega das pontes sobre o Rio São Domingos e o Riacho Fundo, além de três galerias de concreto

As obras ligam as regiões de São Domingos e Riacho Fundo, trazendo melhorias significativas para a mobilidade local. Ao lado do prefeito Fábio da Farmácia e do senador Eduardo Gomes, o governador celebrou a entrega das pontes sobre o Rio São Domingos e o Riacho Fundo, além de três galerias de concreto que vão melhorar a infraestrutura e impulsionar o desenvolvimento da região.

Governador Wanderlei Barbosa ressaltou que as novas pontes facilitarão o acesso da população, fortalecerão o escoamento da produção local e trarão mais conforto e segurança para quem transita pela região

“Fico muito feliz com a entrega dessas obras, pois não estamos entregando apenas pontes, mas sim progresso para toda essa região. Às novas pontes facilitarão o acesso da população, fortalecerão o escoamento da produção local e trarão mais conforto e segurança para quem transita por aqui diariamente. Nosso Governo é feito de convergência, com os municípios, com a bancada federal, assim eu, parabenizo o prefeito Fábio que executou a obra em parceria com o senador Eduardo Gomes. Essa região está crescendo, e eu continuarei trabalhando firmemente para trazer mais melhorias e progresso para Paranã ” destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Para o senador Eduardo Gomes as obras buscam fortalecer a economia local e melhorar o dia a dia dos moradores da região. “A nossa missão, enquanto representantes do povo, é trabalhar incansavelmente para levar mais desenvolvimento e qualidade de vida aos tocantinenses, e hoje, mais uma vez, conseguimos cumprir esse compromisso”, frisou o senador.

O prefeito Fábio da Farmácia agradeceu o apoio do Governo do Tocantins e ressaltou a importância da parceria entre as esferas municipal, estadual e federal para a concretização do projeto.

Prefeito Fábio da Farmácia agradeceu o apoio do governo estadual e ressaltou a importância da parceria entre as esferas municipal, estadual e federal para a concretização do projeto.

“Estamos entregando um complexo de cinco obras estruturais que ligam a região de São Domingos e Albino à área das Matas, no município de Arraias. A entrega dessas obras só foi possível graças à parceria com o senador Eduardo Gomes e o governador Wanderlei Barbosa. São lideranças comprometidas e atuantes, que têm contribuído significativamente para transformar a vida de muitas pessoas”, enfatizou o prefeito.

Obras ligam as regiões de São Domingos e Riacho Fundo, trazendo melhorias significativas para a mobilidade local

As novas pontes em concreto armado com vigas em concreto protendido e galerias fazem parte de um projeto estratégico que busca melhorar o acesso e conexão entre áreas urbanas e rurais do município de Paranã.

Foi inaugurado um complexo de cinco obras estruturais que ligam a região de São Domingos e Riacho Fundo, na região Rural de Paranã

Mais segurança e acessibilidade

A moradora do povoado de São Domingos, Lucimara Souza, declarou que as novas pontes são um marco para todos da região.

Moradora do povoado de São Domingos, Lucimara Souza, declarou que as novas pontes são um marco para todos da região

“Essas pontes representam uma transformação imensa para todos nós aqui do povoado e da região. Com essas obras, o acesso ficou muito mais seguro e eficiente, o que vai melhorar não só o nosso dia a dia, mas também impulsionar o desenvolvimento da comunidade. Para minha família, em especial, essa conquista tem um significado ainda maior. Perdemos um irmão em um acidente na antiga ponte, o que torna esse momento ainda mais emocionante. Hoje é um dia de muita alegria, pois finalmente sentimos segurança ao atravessar e vemos um futuro melhor para todos”, afirmou.

Durante a cerimônia, Wanderlei Barbosa destacou o impacto da obras para o desenvolvimento da região e segurança da população

A inauguração contou com a presença do deputado federal Ricardo Ayres, do deputado estadual Valdemar Júnior, entre outras autoridades estaduais, municipais e moradores da região que comemoraram a entrega das obras aguardadas há anos pela população.

Governo do Tocantins prorroga adesão ao Refis para 15 de janeiro e pagamento até dia 31

Portaria sobre o assunto foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 20

O Governo do Tocantins prorrogou o prazo de adesão ao Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (Refis) 2024 até o dia 15 de janeiro de 2025 e o pagamento até o dia 31 do mesmo mês.

Lançado em 7 de novembro deste ano, o programa oferece condições especiais para que os contribuintes regularizem débitos fiscais com descontos de até 95% em juros e multas.

A Portaria de nº 1233 da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 20.

O titular da Sefaz, Donizeth Silva, destaca que a prorrogação do Refis reforça o compromisso do Governo do Tocantins em oferecer alternativas que incentivem a adimplência fiscal e contribuam para o equilíbrio econômico-financeiro do Estado.

“Resolvemos fazer a prorrogação do Refis com o prazo de pagamento final até o dia 31 de janeiro, tendo em vista que tivemos mais de 6,7 mil pedidos, sendo que destes cerca de 3,5 mil pedidos ainda estão em processo de conclusão dos cálculos. Nosso prazo era hoje [sexta-feira, 20], mas não foi possível dar uma resposta a todos os contribuintes. Dessa forma, decidimos fazer a prorrogação para permitir que todos que tiveram a iniciativa de buscar o parcelamento ou a quitação de seus débitos, possam estar efetuando o pagamento das suas dívidas, nas mesmas condições que estavam colocadas lá no Refis inicial”, explicou o secretário.

Quitação de débitos

Por meio do Refis, os contribuintes podem quitar suas dívidas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) , entre outros tributos estaduais, com descontos que variam conforme a forma de pagamento escolhida.

Para aderir ao programa, é necessário que o contribuinte faça sua proposta e já efetue o pagamento à vista ou primeira parcela.

Também poderá fazer direto nos caixas eletrônicos ou aplicativo do Banco do Brasil. No caso de IPVA, o contribuinte deve acessar o endereço.

Os contribuintes têm descontos de até 95% em multas e juros nos pagamento à vista, além de terem a opção de fazer o parcelamento em até 72 vezes.

Governo do Tocantins

Prefeitura de Palmeirópolis realiza baile debutantes e celebração do projeto “Mulheres Daqui”

Uma ação social de grande impacto voltada para as famílias do município

Participaram do elegante Baile de Debutantes com roupas confeccionadas pelas mulheres do projeto

A prefeitura Municipal de Palmeirópolis, através da Secretaria de Assistência Social promoveu o “1° baile de debutantes”, e celebração do projeto “Mulheres Daqui”.

A iniciativa teve como objetivo, valorizar e empoderar  mulheres com mais de 60 anos, fortalecendo sua participação ativa na comunidade.

O Projeto “Mulheres Daqui”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, é financiado pelo Fundo Municipal de Direito dos Idosos e conta com o apoio das empresas Engie Brasil e Energisa.

Foi nesta busca por novidades que surgiu o projeto “Mulheres Daqui”

Entre suas ações mais inspiradoras, o subprojeto “Tecendo uma Primavera” ganhou destaque ao envolver as participantes idosas na confecção dos vestidos usados pelas debutantes no baile.

O subprojeto “Tecendo uma Primavera” ganhou destaque ao envolver as participantes idosas na confecção dos vestidos

Essa iniciativa simbolizou a troca de saberes entre gerações e reforçou o propósito do projeto: criar espaços acolhedores e inclusivos para aprender, ensinar, criar e empreender.

Uma ação social de grande impacto voltada para as famílias do município

Na quarta-feira 18, a prefeitura de Palmeirópolis promoveu esse marcante evento para o município: a culminância do projeto “Mulheres Daqui”, que contou com um encantador baile.

Prefeitura Municipal de Palmeirópolis Realiza Baile de Debutantes e Celebração do Projeto “Mulheres Daqui”

A celebração homenageou 21 adolescentes, com idades entre 13 e 18 anos, atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O baile não apenas realizou o sonho de uma festa de 15 anos para as adolescentes, mas também celebrou a união comunitária e o esforço coletivo, representando o encerramento de um ano de dedicação e trabalho colaborativo.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do projeto resgatou esta linda tradição, ainda presente no imaginário comum de algumas meninas e até de suas mães

Deusiney Caitano, secretária de Assistência Social, ressaltou a importância do projeto. “A iniciativa vai além de um evento social , é uma prova do poder transformador da inclusão e da colaboração comunitária”.

Secretaria de Assistência Social, além de realizar suas costumeiras atividades, também busca inovar

A prefeitura reforçou o compromisso em promover ações que criem oportunidades, fortaleçam vínculos e transformem vidas, contribuindo para uma sociedade mais unida e participativa.

Veja a galeria de fotos

Por Ascom prefeitura/2FramesFotografia/https://www.instagram.com/2framesfotografia/