Últimas Notícias

AL aprova criação do fundo das emendas parlamentares com exigência de transferências bimestrais; Wanderlei se comprometeu a sancionar

A execução dos recursos poderão acontecer por convênio, termos de colaboração ou de fomento.

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira, 26, o Projeto de Lei que cria o Fundo de Transferência de Recursos de Emenda Parlamentar Individual (FTRE).

A votação ocorreu no mesmo dia em que o governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) se comprometeu a sancionar o texto, caso o mesmo fosse aprovado. O Parlamento tentou criar um mecanismo semelhante no fim do ano passado, mas viu a iniciativa ser vetada por outro interino, o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, então presidente do Tribunal de Justiça (TJTO).

Curiosamente, o veto foi mantido, mas uma nova proposta foi apresentada em meados de agosto deste ano pelo Poder Executivo, ainda sob a gestão do agora afastado Mauro Carlesse (PSL). É esta legislação que foi apreciada pelos deputados.

Transferências bimestrais

Criado com a finalidade de contabilizar os recursos destinados às emendas e garantir o efetivo pagamento das mesmas, o fundo aprovado pela Assembleia Legislativa prevê que as transferências devem ser realizadas bimestralmente, até o décimo quinto dia do período subsequente. No texto vetado em 2020, a cobrança aconteceria mensalmente.

O novo texto prevê que as destinações dos deputados só serão admitidas se compatível com o Plano Plurianual vigente e estabelece que os valores deverão transitar por conta bancária específica, só sendo repassados à respectiva unidade orçamentária quando a despesa estiver apta para pagamento. A execução dos recursos poderão acontecer por convênio, termos de colaboração ou de fomento.

CT.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.