Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão e Bahia também registraram o problema.
A energia voltou em Palmas, Araguaína, Gurupi, Colinas e na região do Bico do Papaguaio, após 1h30 de interrupção.
O Hospital Geral de Palmas, a Universidade Federal do Tocantins e vários semáforos, além de quadras na região sul da capital foram afetados na tarde desta quarta-feira (21) por causa de um apagão.
Todas as cidades do estado foram atingidas.
Segundo a Energisa, energia será retomada aos poucos em todo o estado. Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe também registraram o problema.
Também houve registro de falta de energia em São Paulo e Minas Gerais.
Em nota, a Prefeitura de Palmas pediu colaboração e prudência dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres enquanto a queda de energia persistir. Informou que quipes de agentes de trânsito estão transitando por toda a Avenida Teotônio Segurado.
Segundo a Energisa um problema técnico na Usina de Belomonte interrompeu o fornecimento de energia para as regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que por volta das 15h48, uma perturbação causou o desligamento nas regiões Norte e Nordeste.
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores.
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O site segue acompanhando o caso.
G1 Tocantins