Últimas Notícias

Colírios e anti-inflamatórios podem agravar conjuntivite

Medidas simples como lavar as mãos com frequência, evitar compartilhar objetos e coçar os olhos podem evitar a proliferação da doença.

A conjuntivite é uma doença infecciosa nos olhos que é comum nessa época do ano. A inflamação pode ser por vírus ou bactéria. Por causa dos sintomas, a transmissão acaba sendo rápida. O contato é feito por uma pessoa infectada ou objetos contaminados.

O Otto Prado Negreiro, de 8 anos, foi diagnosticado com conjuntivite. Depois da criança, a família toda pegou a doença. “A minha irmã pegou em seguida. Após cinco dias eu e o meu pai tivemos e depois minha tia”, conta a enfermeira Vanessa Lima Prado.

A conjuntivite é uma infecção considerada benigna, de menor gravidade e que pode sozinha regredir, mas existem alguns casos em que isso não acontece, o que pode ocasionar graves complicações.

Medidas simples como lavar as mãos com frequência, evitar compartilhar objetos e coçar os olhos podem evitar a proliferação da doença. A automedicação também não é indicada em caso de irritação nos olhos.

O médico oftalmologista Carlos Jun explica o que pode ocorrer se a pessoa usar sem indicação determinados medicamentos. “O uso de colírios e medicamentos que contém anti-inflamatórios, chamado corticoide pode levar ao glaucoma e em alguns casos agravar lesões que existem em função da infecção e até ocasionar a úlcera de córnea.”

Segundo a farmacêutica Molisa de Sousa Cordeiro que trabalha em uma farmácia muita gente tem ido ao local em busca de colírios. “Existem colírios que podem ser indicados na farmácia, que são lubrificantes e antialérgicos e vão aliviar os sintomas. Nós sempre orientamos o paciente a buscar um médico para que seja prescrito um tratamento correto.”

G1 Tocantins

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.