Últimas Notícias

WhatsApp é usado por órgãos do Governo como meio de comunicação com o cidadão

Diversos órgãos do Governo utilizam o WhatsApp como ferramenta de comunicação para aproximar o cidadão dos serviços públicos ou facilitar o atendimento.

Ferramenta de comunicação popular entre os brasileiros, o aplicativo de mensagens WhatsApp também é utilizado pelo Governo do Tocantins para facilitar o relacionamento com o cidadão.

Esse tipo de serviço de atendimento ao cidadão é oferecido por órgãos que possuem ligação direta com a comunidade como a Polícia Militar, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) e o Programa Estadual de Proteção ao Consumidor (Procon).

A Polícia Militar (PM) utiliza o aplicativo para manter interação com a comunidade por meio das Redes Comunitárias de Segurança (RCS), desde 2015. De acordo com o órgão de segurança, a ação tem o objetivo de ir além da mera ação policial militar, passando pela organização da comunidade, redução da criminalidade na quadra implantada e uma maior aproximação com a comunidade e a Polícia Militar.

Por meio do RCS, são criados grupos de WhatsApp com a comunidade que possuem a finalidade de repassar dicas de segurança e também fazer averiguações, monitoramentos e envio de informações sobre ocorrências na região onde os moradores vivem. Os grupos criados nas RCS também auxiliam a PM no combate ao furto e roubo de veículos.

O serviço está disponível em Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Miracema e Paraíso do Tocantins. Para ter mais informações sobre as centrais RCS basta entrar em contato pelo telefone 190.

Polícia Civil

A fim de agilizar as investigações de crimes em Gurupi, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), colocou à disposição da sociedade mais uma ferramenta para denúncias e informações sobre a ocorrência de homicídios no município.

Desde o início do ano, o Disk Denúncia (63) 3313-2263 também funciona como aplicativo de Whatsapp, por meio do qual o colaborador já pode repassar direto aos investigadores da DHPP informações e denúncias sobre autoria, localização e motivação de crimes de homicídios. As pessoas que fizerem denúncias à polícia terão suas identidades preservadas.

Agência de Saneamento

A ATS leva, a partir deste mês, a todas as cidades atendidas por seus serviços, um novo conceito de qualidade de serviço aos seus clientes. A partir de agora, a população terá um canal direto de relacionamento e comunicação, associado aos serviços de medição, vistorias, retirada de vazamentos e entrega de contas mais eficientes. Uma das inovações é o recebimento das contas de água pelo Whatsapp e e-mail.

O serviço será ativado na próxima semana juntamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo 0800-6464-195 e chat online.

Agência de Metrologia

A AEM lançou neste mês um novo canal de comunicação com a sociedade, por meio do número (63) 98466-6397 (WhatsApp). O serviço está disponível em horário comercial, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Com a ferramenta de comunicação, o usuário que desejar entrar em contato com a Metrologia Estadual via WhatsApp pode aproveitar para enviar também fotos ou vídeos do assunto que deseja atendimento, bem como a localização da situação identificada. Tudo isso significa agilidade no atendimento.

As manifestações podem ser enviadas pelo celular a qualquer momento e as respostas serão dadas dentro do horário de expediente da AEM.

É importante ressaltar que todas as informações que são tratadas na Ouvidoria são de caráter sigiloso, não havendo exposição do denunciante / solicitante ao objeto de denúncia. Além disso, caso o usuário não queira se identificar, a solicitação pode ser realizada da mesma forma, sem prejuízo nenhum no atendimento.

A AEM é o órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins. Ela fiscaliza problemas com balanças comerciais, produtos sem o selo de identificação do Inmetro, produtos pré-medidos com peso divergente, bomba de combustível adulterada, entre outros, podem ser solucionados por meio da sua Ouvidoria.

Além do WhatsApp, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Metrologia Estadual pelo email – ouvidoria@aem.to.gov.br. pelo telefone (63) 3218-2076.

Procon

O consumidor tocantinense também conta com o “Whats Denúncia Procon-TO”, por meio do número (63) 99216-6840. Nele, é possível fazer denúncia em tempo real, enviando fotos e vídeos. A gerência de Fiscalização é o setor responsável pelo monitoramento das reclamações e ficará disponível para e averiguar cada situação.

A nova forma de comunicação foi lançada no mês de março deste ano. O objetivo é utilizar mais uma ferramenta em defesa do consumidor, assim como ampliar o atendimento voltado para a fiscalização.

De acordo com o Procon, as denúncias serão atendidas de forma interrupta das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Mas todas as denúncias que chegarem após o horário comercial e durante o fim de semana, serão registradas e atendidas durante no expediente seguinte.

O órgão lembra que para abertura de reclamações, é necessário que o reclamante procure algum dos 11 núcleos de atendimento do Procon das 8 às 18 horas. As denúncias também podem ser feitas através do telefone 151.

Secom TO.

 

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.