Todos os candidatos ao governo e ao Senado tiveram os registros autorizados. Agora o Tribunal deve julgar os pedidos de substituição de candidatos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins terminou de julgar nesta segunda-feira (17) os 360 pedidos de registro de candidatura apresentados pelos partidos para as eleições de outubro. 16 pedidos foram negados, um deles já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral para tentar reverter o quadro, os outros 15 podem entrar com recurso nos próximos dias, o prazo varia conforme o caso.

Todos os registros de candidatos ao aos cargos de governador, vice-governador e senador foram autorizados. Duas candidaturas aos Senado foram questionadas na Justiça novamente, mas estão aptas a continuar as campanhas até que voltem a ser julgadas.

A maioria dos indeferimentos é para o cargo de deputado estadual, também o que tem maior número de candidatos.

Agora o TRE deve se dedicar a analisar os pedidos de substituição de candidatos. O prazo para fazer a substituição, exceto para casos de morte, terminou nesta segunda-feira (17). Serão julgados pedidos de renúncia e também substituições determinadas pelos partidos.

Esse ano, os registros de candidatura foram efetivados pelo Sistema CANDex e todo trâmite dos processos foi eletrônico.

G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here