Destaque, Economia

Trabalhadores têm menos de uma semana para sacar FGTS

Segundo a Caixa, 90% das 138 mil contas inativas de trabalhadores tiveram dinheiro retirado. Prazo final para saque termina no dia 31 deste mês.

Os trabalhadores do Tocantins têm menos de uma semana para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O prazo termina na próxima segunda-feira (31). No Tocantins, cerca de 90% das 138 mil contas inativas tiveram o dinheiro retirado. O total de saques já ultrapassa R$ 115 milhões.

As agências da Caixa estão cheias de trabalhadores que deixaram para retirar o dinheiro de última hora. O serralheiro Sebastão Vieira faz aniversário em agosto. O mês para saque foi em maio, mas só agora ele resolveu consultar se tem direito ao FGTS das contas inativas. “Estou na dúvida. Eu assinei carteira tem muito tempo e agora vou ver se tenho direito ainda”.

Quem está deixando para última hora deve ir a uma agência o mais rápido possível, já que a Caixa não deve estender o prazo de saques. “Perdendo o prazo, volta a condição normal. O recurso não perde, só fica sem a possibilidade de saque”, explicou a superintendente Regional da Caixa, Sílvia Leandra Pelloso.

Quem perder o prazo e tiver dinheiro a sacar, só vai poder fazer se estiver encaixado nas regras anteriores de saque do FGTS: se foi demitido sem justa causa, em caso de aposentadorias ou doenças graves, para a compra de imóveis e em caso de morte do trabalhador.

Nos casos em que a empresa não fez o depósito do FGTS, o trabalhador pode aproveitar os últimos dias para correr atrás dos seus direitos. “Nós temos ainda a semana toda. Dia 31 a gente sabe que vai ter aquele corre-corre como sempre. Então aproveita essa semana para fazer a regularização”, recomendou Silvia.

 G1/TO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.