Últimas Notícias

Tocantins tem 88 mil pessoas que não conseguem arrumar emprego, diz levantamento

Taxa de desocupação corresponde a 12,3% da população do estado. Números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais de 88 mil pessoas estão desempregadas no Tocantins e não conseguem arrumar um emprego. A taxa de desocupação corresponde a 12,3% da população do estado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este é o caso da Lucineide Francisca da Silva, de 34 anos, que está há três meses desempregada. Ela está desempregada e vai receber em junho a última parcela do seguro-desemprego. 

“Agora começa a procura de emprego novamente. Fazer currículos, entregar e entrar no mercado de trabalho, sendo que está um pouco difícil a gente encontrar emprego aqui em Palmas. Não está sendo fácil”, diz Lucineide Francisca da Silva.

Os dados são referentes ao primeiro trimestre deste ano. Os dados apontam que no país o percentual de desocupação é de 12,7%. Na região norte, essa taxa está em 13,1%. No Tocantins, no mesmo período do ano passado era de 11%.

O supervisor do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amara, explica que a variação representa uma estabilidade. “É uma situação natural onde as contratações que acontecem no final do ano passam a perder o efeito. As pessoas são demitidas e voltam a fazer parte da taxa de desocupação. Se compararmos com o mesmo período do ano passado há um pequeno crescimento. Por isso, dizemos manteve-se estável com um pequeno crescimento.”

Especialista em gestão de pessoas, Carla Cândido, diz que a demanda por profissionais, apesar de pouca, existe. Só que é preciso se adaptar ao mercado e buscar qualificação.
“Se preparar é muito necessário. Olhar para o mercado de trabalho, olhar as exigências que ele quer, como quer ser colaborador da empresa e ir fechando o círculo para que seja escolhido e não fique na estatística de desempregados”, explicou.

Desempregada, a Lucineide Francisca diz que está ansiosa para voltar a trabalhar. “É preocupante, com filho em casa, tem que se preocupar muito com isso. Não é fácil ter filhos e estar desempregada em um tempo de vida desses”, afirma.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.