Últimas Notícias

Tocantins registra 211 focos de calor em 48h, diz Defesa Civil

A maior concentração está em Lagoa da Confusão, região oeste do estado, com 990 focos.

Em apenas dois dias, 211 focos de calor foram registrados no Tocantins. Conforme a Defesa Civil, o estado é o que mais queimou no país em 48h. A maior concentração está em Lagoa da Confusão, região oeste do estado, com 990 focos. 

“No ranking nacional, nesse ranking ruim é o quarto estado com o maior número de focos de incêndios identificados pelo site do Inpe. Isso tem feito que a corporação, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, juntamente com outros órgãos que atuam nessa área, se esforçam para dar uma resposta um pouco mais efetiva em relação aos combates”, afirmou o major da Defesa Civil, Alex Matos.

Na primeira semana de setembro foram registrados quase 1000 focos de calor em todo o Tocantins. Chácaras na região de Taquaruçu e os parques Cesamar e dos Povos Indígenas entram nessas estatísticas.

Segundo Alex Santos, vários fatores contribuem para o crescimento das queimadas no Tocantins.

“O triangulo do incêndio florestal, é o calor, baixa umidade relativa do ar e vegetação seca, isso acaba ocasionando que ocorra esses incêndios florestais. Mas a gente relata, mais uma vez, que somente a vegetação sozinha lá, com calor e a baixa umidade relativa do ar não vai pegar fogo. É preciso que uma ação humana aconteça, e essa ação humana é o maior prejuízo”, explica.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.