Últimas Notícias

STF derruba lei estadual que permitia desmatamento para construção de áreas de lazer

Lei tinha sido aprovada em 2008 e autorizava o desmatamento de até 190 m² em áreas de preservação. Ministros entenderam que apenas a União poderia legislar sobre o assunto.

O Supremo Tribunal Federal derrubou nesta quarta-feira (19) uma lei estadual do Tocantins que permitia desmatamento em áreas de preservação permanente para construção de áreas de lazer. A lei era de 2008 e determinava que até 190 metros quadrados de vegetação poderiam ser retirados para as obras.

O pedido para que a lei fosse considerada inconstitucional foi da Procuradoria Geral da República, que alega que o objetivo da medida era “beneficiar proprietários de chácaras às margens do Lago da Usina Hidroelétrica Lajeado”.

Os ministros entenderam que apenas a União poderia legislar sobre o assunto e que a Assembleia Legislativa do Tocantins invadiu a competência federal. A relatoria foi do ministro Alexandre de Moraes e a votação foi unânime.

O entendimento do STF é de que o assunto já estava contemplado no Código Florestal. A previsão legal é de que as intervenções ou supressões dessas áreas só podem ocorrer nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental.

O STF é a mais alta corte da Justiça brasileira e a decisão foi tomada em plenário, por isso não cabe mais recurso.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.