O curso foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato Rural de Palmeirópolis e São Salvador do Tocantins, e FAET/SENAR.

Com o objetivo de selecionar produtores para participarem do programa Agro Senar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou neste final de semana, em Palmeirópolis, uma capacitação para 17 produtores voltada para gestão financeira.

O secretário do Sindicato e médico Veterinário do município de Palmeirópolis, Alaor Lual, informou que o curso foi para capacitar os produtores, oferendo informações adequadas sobre administração na área bovina.

Analisar a propriedade, aprender sobre custos fixo e variável, fluxo de caixa, planejamento e indicadores de habilidade foram alguns dos temas abordados pela instrutora do SENAR, Kelsilene Nunes.

Segundo ela, o treinamento explica a importância de tratar a propriedade como empresa, “Nesta primeira etapa são selecionados os produtores com melhor perfil para receberem os 2 (dois) anos de Assistência Técnica e Gerencial.” 

Depois de selecionados, os produtores irão receber Assistência Técnica e Gerencial, que trabalha de forma sistêmica em cinco passos para que a propriedade rural produza mais e melhor: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistêmica de resultados.

O Presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, resume o que trata o programa ATeG do SENAR: “A grande maioria dos produtores já provou que sabe e é capaz de produzir bem, sabe trabalhar os índices de produção e produtividade. O obstáculo a ser vencido agora é o gerenciamento da sua produção. O produtor precisa entender o seu custo, encontrar o ponto de equilíbrio e avançar para o lucro. O que temos que fazer é encontrar uma solução para que os nossos custos possam garantir lucro e a sustentabilidade da atividade”.

As capacitações em gestão do Programa Agro Senar acontecerão até a primeira quinzena de Abril em 28 municípios. A expectativa é capacitar 1.650 produtores rurais, dos quais 825 serão selecionados para receber a ATEG. Surgiu/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here