Últimas Notícias

Ruraltins inicia ações do Programa de Aquisição de Alimentos

Os produtores cadastrados no Programa Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar, já podem comercializar sua produção para o programa.

O início das atividades ocorre a partir desta quarta-feira, 10, nos escritórios locais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em 111 municípios do Estado, onde já estão aptos a vender para o programa 7.561 produtores.

O PAA é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e executado em parceria com estados e municípios.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo Rural do Ruraltins e coordenadora estadual do programa, Dryelly Rodrigues, a proposta aprovada ao PAA, para o Tocantins, soma um total de R$ 5 milhões, sendo esses recursos fruto de convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal.

“Os produtores cadastrados já podem procurar o Ruraltins, da localidade onde mora, para efetuar a venda de seus produtos. O PAA compra os alimentos produzidos pelos agricultores familiares e distribui gratuitamente a pessoas ou famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar ou nutricionais e precisam de suplementação. No caso da execução pelo Ruraltins essas pessoas serão atendidas por meio de entidades que compõem a rede publica de ensino e de assistência social, além dos restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, dentre outros, beneficiando um total de 1.273 instituições”, disse a coordenadora.

Para o presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Junior, o programa enquanto politica publica é uma ferramenta fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar.

“Estamos dando continuidade ao programa com muita luta e de forma mais intensa. Em uma parceria com a Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), haverá caminhões para transportar os produtos bem acondicionados e mais refrigerados, atendendo assim a uma determinação do governador Mauro Carlesse, que é executar com maior qualidade possível  o programa. O Compra Direta é uma politica publica excepcional, pois garante ao agricultor a venda de seus produtos, a preço de mercado, e ao mesmo tempo leva esses alimentos a pessoas que estão em risco nutricional, diminuindo assim o risco da fome e da pobreza no Tocantins. É uma ação extremamente positiva para o povo do Tocantins, no sentido de ajudar os agricultores familiares,  promover o crescimento da extensão rural, mas melhor ainda, na questão social, ajudando as pessoas que realmente precisam”, avalia o presidente.

PAA

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, com preços praticados no mercado, estimulando os processos de agregação de valor à produção. A compra pode ser feita sem licitação e cada agricultor pode comercializar até R$ 6.500 / ano.

Fonte: ruraltins

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.