Destaque

Queimada na serra de Natividade já dura uma semana e fumaça invade cidade

fogo-nstividade

Moradores contaram que as chamas atingem área de difícil acesso na serra. Tocantins já teve mais de 5,3 mil focos de queimadas em 2017.

Uma queimada que atinge a serra de Natividade, na região sudeste do Tocantins, já dura uma semana. O local atingido pelas chamas é de difícil acesso, já que existem paredões de pedra e precipícios entre os montes. A cidade de Natividade, que fica próxima a serra, sofre com uma nuvem de fumaça.

O município não tem brigadistas ou uma unidade do Corpo de Bombeiros. Em algumas regiões de serra no Tocantins, militares auxiliam no combate ao fogo, é o caso da serra do Carmo, por exemplo, que fica próxima à capital.

O Tocantins está em terceiro lugar no ranking nacional de queimadas. O estado perde apenas para o Pará e o Mato Grosso. Em todo o ano de 2017, já foram 5,3 mil casos. Nas últimas 48 horas foram registrados 141 focos em todo o estado. Os moradores de Natividade relatam que o fogo aumenta nos horários em que há mais vento na região.

A cidade é também o centro de uma das principais romarias do Tocantins. Entre os dias 6 e 17 de agosto cerca de 90 mil pessoas devem passar pela região indo para o povoado de Senhor do Bonfim, que fica a 24 quilômetros da cidade. Muitas delas fazem o trajeto a pé.

G1/TO