Últimas Notícias

Queimada atinge cerca de 10 propriedades, mata animais e destrói plantações no sul do TO

Incêndio devastou a vegetação na zona rural de Formoso do Araguaia. Homens da Defesa Civil ajudaram no combate às chamas.

Uma queimada atingiu cerca de 10 propriedades na zona rural de Formoso do Araguaia, sul do estado. O fogo começou no último fim de semana e ainda não foi controlado. As chamas mataram animais e destruiu plantações de produtores rurais. Fazendeiros e voluntários utilizaram tratores e abafadores manuais, mas sem sucesso. Depois de 48 horas, os brigadistas foram ao local nesta segunda-feira (26) para reforçar o trabalho.

“Nós estamos em uma área que ao mesmo tempo que tem pasto, a vegetação é alta. Isso dificulta muito porque em vegetação alta, brigadista não consegue desenvolver o trabalho, principalmente durante o dia”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil Gilmar Mendes.

Ele informou que um brigadista inalou muita fumaça e se sentiu mal na manhã desta terça-feira. Cerca de 10 homens da brigada municipal ajudam nos trabalhos, além de 20 moradores da região. Nesta tarde, outros 10 homens do Ibama devem ir ao local para fazer o reforço.

As chamas avançaram pela mata fechada e ganharam volume ao consumir árvores. Por onde o fogo passou, não restou quase nada. Mais de 500 hectares de pastagem viraram cinzas. O produtor rural Joel Barbosa Barros conta que o fogo chegou à fazenda dele por volta do meio-dia de segunda-feira (26). Num piscar de olhos, queimou mais de 230 estacas, derrubou cercas, deixando prejuízo por toda parte.

“Morreu gado, morreu uma vaca da vizinha, morreu uma novilha minha. Queimaram cerca de 3 quilômetros de cerca”, lamentou.

Em uma das propriedades, o incêndio matou algumas cabeças de gado e queimou plantações, como um bananal. “Acabou o pasto, as cercas, queimou tudo quanto foi madeira, os arames e nós estamos nesse grande prejuízo aqui”, disse o produtor Ubiratan Barros.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.