Captura dos quelônios aconteceu no Parque Estadual do Cantão, em Caseara, oeste do Tocantins. Os animais foram soltos no rio Araguaia.

Um pescador foi detido após ser flagrado com várias tartarugas debilitadas. O flagrante aconteceu nesta quarta-feira (14), no Parque Estadual do Cantão, em Caseara, oeste do Tocantins. Depois de capturadas, as 19 tartarugas foram devolvidas à natureza.

A abordagem, que resultou no resgate dos quelônios, faz parte da operação Cantão, realizada pela Polícia Militar (PM) Ambiental e Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins). Segundo os policiais, o pescador é do estado do Pará. Ele foi notificado e deve comparecer à delegacia em até sete dias.

Segundo Adailton Glória, gestor do Parque Estadual do Cantão, a pesca ilegal é frequente. “Há muitas famílias que moram dentro do parque e que residem na cidade de Barreira do Campo, no Pará, que é vizinha de Caseara. Muitas pessoas praticam a pesca de quelônios porque é tradição por lá. É muito difícil irmos para esta região e não pegarmos alguém cometendo este tipo de crime ambiental”, informou.

Depois de resgatadas, as tartarugas foram soltas em uma área segura do rio Araguaia.

G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here