O evento reuniu empresários do setor privado e público das cidades de Gurupi, Formoso do Araguaia, Palmeirópolis, Jau do Tocantins, Lagoa da Confusão, Peixe, Sandolândia e Santa Rita do Tocantins, discutindo as novas tendências e práticas do turismo regional. 

O município de São Salvador, a 440 km de Palmas, sediou nesta sexta e sábado, 13 e 14, o I Fórum de Turismo da região sul do Tocantins.

O evento, realizado na Pousada Martins, conta com a participação da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

A realização foi do Fórum da Ilha do Bananal, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de São Salvador, Sebrae Tocantins e demais parceiros.

“Este evento foi de suma importância para o desenvolvimento do turismo na região sul do Tocantins, que reuniu municípios de grande importância econômica e relevante potencial turístico. Estamos levando a contribuição do Governo do Estado para o Fórum, bem como a mensagem de compromisso do governador Mauro Carlesse com o fomento a geração de emprego e renda por meio do turismo, da cultura e da economia criativa”, pontuou o presidente da Adetuc, Tom Lyra.

Durante a programação, que teve abertura oficial na manhã de sexta, com palestras voltadas às potencialidades da região, desenvolvimento da pesca esportiva, linhas de créditos e serviços financeiros para as regiões turísticas, a gerente de Projetos Estratégicos da Superintendência de Turismo, Mayna Miranda Bezerra, que esteve representando o presidente da Adetuc, Tom Lyra, divulgou a importância da inserção no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), bem como apresentou o projeto de pesca esportiva em desenvolvimento pela Agência e fez a entrega das cartilhas do Programa de Regionalização do Turismo e dos Certificado de inclusão no Mapa do Turismo, emitido pelo MTur.

A Região Turística Ilha do Bananal é oficialmente integrada pelos municípios de Gurupi, Lagoa da Confusão, Peixe, Sandolândia e São Salvador, que participaram da atualização do Mapa do Turismo Nacional, instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas para o setor.

A Adetuc mediou a reestrutura instância de governança da região, que instituiu o Fórum da Ilha do Bananal, uma das exigências para entrar no Mapa.

O evento foi realizado na Pousada Martins, Povoado do Retiro/no Município de São Salvador do Tocantins.

Vídeo RR10

Portal.to/foto: governo do Tocantins

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here