Confira recomendações da Polícia Rodoviária Federal para evitar tragédias no trânsito no período chuvoso

O período de chuvas chegou e tem pegado muitos motoristas de surpresa. A baixa visibilidade e a pista escorregadia podem provocar acidentes que causam ferimentos e mortes, por isso é preciso redobrar a atenção nas estradas nessas circunstâncias.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), reforça que nos momentos de chuva é imprescindível diminuir a velocidade do veículo e guardar distância de segurança adequada do veículo que segue à frente. “Um dos maiores riscos para o motorista que dirige na chuva é a aquaplanagem, que acontece quando os pneus do carro perdem o contato com asfalto, por causa da água. Isso pode fazer com que o condutor perca o controle do veículo”, alerta a corporação.

Se o carro estiver aquaplanando, o motorista não deve fazer nenhum movimento brusco com o volante ou pedais de freio e acelerador. O mais importante é manter a calma até o carro sair da poça de água e recuperar a aderência

“É importante destacar que a chuva é uma condição adversa, que diminui o atrito do pneu com o asfalto, diminui a visibilidade e por isso exige cuidados especiais dos motoristas. A precipitação, entretanto, não é uma causa de acidentes. O que causa acidente é dirigir em velocidade inadequada sob chuva”, ressalta a PRF.

Dirigir sob chuva falando ao celular ou sem prestar atenção no trânsito ou dirigir sob chuva com pneus desgastados e ou sem dar espaço do veículo da frente são alguns dos comportamentos a serem evitados.

Confira as dicas da PRF

Antes de dirigir:

Verificar o estado dos pneus;
Verificar o estado e funcionamento do limpador e lavador do para-brisa;
Verificar o funcionamento de todas as luzes do veículo;
Manter os pneus calibrados, pois quando estão descalibrados perdem aderência e aumentam as chances de aquaplanagem;

Enquanto dirige:

Reduzir a velocidade;
Acender os faróis;
Manter uma distância razoável do veículo que segue a frente e dos que transitam ao seu lado;
Nunca pare sobre a pista e evite parar no acostamento;

Fonte:mais goiás notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here