Últimas Notícias

PF cumpre mandados de prisão e buscas em operação contra desvio de recursos públicos

Operação foi chamada de Urutau e é um desdobramento da Reis do Gado, de 2016. Grupo é suspeito de lavar dinheiro público por meio de laranjas e testas de ferro; prejuízo seria de R$ 50 milhões.

Três mandados de prisão temporária e outros quatro de busca e apreensão estão sendo cumpridos na manhã desta terça-feira (1º) em Palmas pela Polícia Federal. Trata-se de uma operação para desarticular uma suposta organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos e de lavagem de dinheiro por meio de laranjas e testas de ferro. A ação foi chamada de Urutau.

De acordo com a Polícia Federal, essa nova investigação é um desdobramento da Operação Reis do Gado, deflagrada pela PF em 2016. A suspeita é de que o grupo tenha desviado mais de R$ 50 milhões em contratos públicos ligados a empresas.

São aproximadamente 15 policiais cumprindo os mandados expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas. Todos os suspeitos foram presos e estão passando por audiência de custódia.
A polícia informou que a ação busca aprofundar as investigações da operação Reis do Gado em relação a um eixo da organização criminosa suspeito de desviar dinheiro de contratos públicos. O grupo também é suspeito de lavar esses recursos, falsificando documentos e utilizando-se de empresas em nome de laranjas ou testas de ferro.

O nome da operação faz referência ao pássaro urutau, conhecido como o rei da camuflagem.

Outras operações

Esta é a terceira operação realizada pela Polícia Federal para investigar desvio de recursos públicos em uma semana. Na última quinta-feira (26), o ex-governador Marcelo Miranda (MDB), o pai dele, Brito Miranda, e um irmão, José Edmar Brito Miranda Júnior, foram presos. Dias antes, um casal que supostamente foi laranja da família também foi preso.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.