Últimas Notícias

Período chuvoso irregular deixa bacia hidrográfica do Tocantins com déficit pelo 5º ano seguido

Segundo Núcleo de Meteorologia da Unitins, chuvas foram irregulares e mal distribuídas. Preocupação é maior na região sudeste e nos rios da região sul do estado.

O Tocantins teve um período chuvoso irregular e com chuvas mal distribuídas. De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), algumas regiões do estado superaram a média anual e outras ficaram com déficit. A situação mais preocupante é com relação à bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia.

Segundo o meteorologista José Luiz Cabral, o período chuvoso termina com déficit pelo quinto ano consecutivo e isso pode prejudicar os rios do estado. “O que foi observado ao longo do período chuvoso foram eventos de chuva espaçados e de grande intensidade, o que deu a sensação de ter sido um período com muitas chuvas”, explicou.

O período chuvoso no Tocantins começou no mês de outubro de 2018 e a transição para o período de estiagem teve início em abril de 2019. O maior volume de chuvas ocorreu em março deste ano.

“O que nos deixa preocupado é a região sudeste do Tocantins. É a região com menores totais pluviométricos e com recorrente escassez hídrica. Assim como a região de Formoso e Lagoa da Confusão, que vem tendo problemas desde 2015 e 2016, onde a demanda supera a oferta por ser uma região hidroagrícola muito importante”, disse Luiz Cabral.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.