Destaque

Palmeirópolis: Cavalgada supera expectativas econômica no município

Cavalgada em Palmeirópolis se tornou um evento histórico na região.

Mais do que a chance de ter quebrado um recorde regional, a cavalgada realizada no sábado (09) em Palmeirópolis, foi sem dúvida uma das maiores demonstrações do quanto a região pode receber bem seus visitantes e apresentar suas belezas, demonstrar carinho e receptividade para aqueles que buscam nessa terra um pouco de laser e diversão.

Um evento extremamente bem estruturado, com pessoas de todas as faixas etárias, gente de várias partes do município e cidades vizinhas, fazendo crescer a economia na cidade. Hotéis, bares, restaurantes, lojas de produtos animais, roupas e acessórios, salão de beleza, dentre outros, puderam sentir o avanço nas vendas.

De acordo com Reinaldo Portilho, um dos organizadores do acontecimento e membro do Grupo da Comitiva os “Portilhos e Amigos”, o sucesso se deu graças à parceria com o poder público, empresários e o empenho de todos os companheiros organizadores, como Lual Junqueira e Mercio Viana. E também os parceiros Cloves Borges e os líderes de todas as comitivas.  

“Esperávamos a participação de poucos cavaleiros, e o número mais que dobrou; comparado aos anos anteriores, isso mostra o potencial do município em realizar eventos que prima pelo fomento do tradicionalismo do homem do campo”, Ressaltou Reinaldo. Ele relatou a nossa equipe de reportagem do sucesso da comitiva na qual ele ajudou organizar  e ganhar em primeiro lugar mais uma vez.

“Para nós foi uma honra muito grande ganhar este troféu. Aqui em Palmeirópolis existia uma comitiva muito grande que era a comitiva dos Muladeiros, nela tinha muitos integrantes, inclusive, nós da família Portilho participávamos quase em peso dela, mas há três anos resolvemos criar nossa própria comitiva os “Portilhos e Amigos”, o povo abraçou, não só a família como os amigos, os comerciantes todos são parceiros. Nós não temos empresários, só parcerias mesmo com os amigos. Meu pai Manoel Barros Portilho, tem mais de 50 anos em Palmeirópolis e a gente tem uma afinidade grande, criamos esta comitiva em homenagem a ele”, comentou.

Reinaldo explica que seus pais, Manoel e Rita na década de cinquenta e nove (59), sessenta (60), saíram do Maranhão para Palmeirópolis à cavalo, percorreram aproximadamente (mil e duzentos quilômetros) montados.  

“Ele é apaixonado por cavalos e cavalgadas, meu pai hoje tem 79 anos e sempre participou de todas as cavalgadas, quando tinha folia, ele trazia aquela tropa. É uma tradição antiga. Aí adaptamos para cavalgada que é uma coisa mais moderna é uma cultura da região”, explica. Seu Manoel Portilho percorreu todas as Avenidas montado em seu cavalo durante a cavalgada.

De acordo com Reinaldo, este ano a cavalgada foi diferente, mais organizada. A comitiva vencedora os “Portilhos e Amigos” participou e ganhou pela (3ª) terceira vez consecutiva. “Amadurecemos idéias, corrigimos erros, buscamos, parcerias com as outras comitivas de Palmeirópolis que são: Comitiva os Muladeiros, o Clóvis foi um grande parceiro e um dos organizadores. A comitiva Trevo Leilões, Comitiva Serra Dourada e a José Cuervo”. A cavalgada ainda teve a participação da comitiva uniformizada de Mata Azul (Goiás).

Primeiro lugar os Portilhos e Amigos; segundo lugar ficou com os Muladeiros de Palmeirópolis, terceiro lugar a ficou com a comitiva Serra Dourada e “Pega no Laço” de Mata Azul em quarto.

“A cavalgada traz um benéfico enorme para Palmeirópolis,  para o comércio voltado ao campo, movimenta as lojas, a economia, cada dia tem melhorado, o povo quer andar bonito, estão trajando melhor seus cavalos. Eu estava conversando com alguns comerciantes e uns até falaram que estavam vendendo muito, até se surpreenderam com as vendas este ano, eu acredito que é um benefício grande, além de ser um evento bem bonito”. Os animais são todos do município de Palmeirópolis”, destacou.

Um acontecimento marcante como a VI Expo-Palmeirópolis coloca a cidade mais uma vez como destino turístico diferenciados e que abre as portas para receber em breve outros eventos semelhantes que tragam além de alegria e diversão um importante desenvolvimento econômico para toda a região.

Da redação

Fotos: Arte,s Fotos Paullyanna e Reinaldo e Reinaldo Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.