O câncer de mama é o segundo tumor mais frequente no mundo e a segunda causa de morte entre as mulheres brasileiras, perdendo somente para doenças cardíacas.

No Brasil, a mamografia e o exame clínico das mamas (ECM) são os métodos preconizados para o rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher.

Neste “Outubro Rosa”, a Prefeitura de Palmeirópolis através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu mais uma ação especial de prevenção ao câncer de colo uterino e exame clinico de mama.

Trazer de volta o sorriso e a autoestima das mulheres, esse foi um dos principais objetivos da saúde em Palmeirópolis. Para isso, a equipe esbanjou da beleza e charme no encontro, desfilando com suas belas roupas, e penteados exuberantes.

Da esquerda para direita, Daniela Awinny Telles Pereira, Jucilene Duarte Marinho (Jô) no centro, e Rayra Rezende Macedo Macedo.

Jucilene Duarte Marinho (Jô), enfermeira coordenadora da UBS Helena Maria Borges, agradeceu todos os profissinonais da beleza que doaram seu tempo para deixar as mulheres ainda mais lindas.

O evento aconteceu na terça-feira 23, a partir das 16horas na Unidade Básica de Saúde (UBS), PSF1- Elena Maria Borges e contou com diversas atividades ministrada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e seus parceiros.

O encontro foi em alusão ao “Outubro Rosa”, esclarecendo sobre a importância do autoexame e como identificar os sinais que podem descobrir o câncer de mama.

Durante o evento foi realizado sorteio de brindes, cuidados da beleza da mulher como, esfoliação de pele, maquiagem, design de sobrancelha, massagem relaxante, manicure e pedicure, também atendimento Psicólogico, médicos, dentre outros. 

Em Palmeirópolis “Outubro Rosa”, compreende atividades gerais junto à mulheres, o movimento vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também desmistificação da doença.

 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, e se descoberto em seu estágio inicial, tem até 90% de chance de cura, portanto o trabalho desenvolvido pela equipe da saúde é levar o máximo de informações as mulheres de Palmeirópolis.

Vários casos já foram diagnosticado em Palmeirópolis, inclusive com mortes.

 

autoexame da mama é uma forma simples da mulher sentir a presença de nódulos nos seios.

A coordenadora da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Mara Layane Alves Benvindo, acrescentou que os organizadores sentaram e decidiram fazer um evento em grande estilo.

A programação foi encerrada com uma aula de dance music, na direção do educador físico Ítalo Magalhães. 

Os trabalham continuam:

Dia 30, será a vez da Vila Bom Tempo, (PSF3), a partir das 07:horas da manhã até as 13:00 horas. Rayra Rezende Macedo, enfermeira e coordenadora da UBS do setor Bom Tempo.

Atenção mulheres: Não esqueça de levar documentos pessoais e cartão do SUS. 

Cerca de 200 mulheres compareceram a UBS nesta terça-feira.

    

Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here