Tocantins faz aniversário nesta quinta-feira (5). Em depoimento, pessoas que ajudaram a construir o estado falam sobre avanços: ‘Temos perspectiva de melhorar ainda mais no futuro’.

Tocantins é o lar de muitas pessoas que saíram de diversas regiões do país para ajudar na construção do estado recém-criado, em 1988. Nesta quinta-feira (5), quando o caçula do Brasil completa 29 anos, os pioneiros, que ajudaram no desenvolvimento da região, comentam os dias difíceis que enfrentaram no início e o crescimento ao longo dos anos.

Um dos pioneiros é o aposentado Eli Meleque Miranda, morador de Gurupi. Ele chegou à região quando a cidade pertencia ao norte-goiano. “Estamos em Gurupi há 61 anos. Quando nós chegamos aqui tinha oito casas, dia 25 de maio de 1954. Quando foi em 1972 é que veio a televisão, veio a água, veio telefone e energia elétrica. Antes daí não tinha nada”.

Outro que chegou no início do Tocantins e acabou ficando foi o empresário José Manoel Junqueira. Ele também relembra a falta de infraestrutura das cidades. “Tem 44 anos que eu moro aqui em Araguaína. Só tinha o asfalto da Belém-Brasília, o acesso das cidades pequenas que vivem às margens da rodovia, era todo de terra”.O empresário argumenta ainda que a divisão do território goiano foi uma conquista. “Eu acho que o estado do Tocantins foi criado para o bem nosso. Separamos os dois estados e naturalmente sobrou mais recursos para as cidades do norte e a melhoria destas cidades foi significativa”.

Natural de Minas Gerais, Junqueira diz que o lugar dele é aqui. “Eu adotei este estado. Hoje é o meu estado, a minha cidade é Araguaína, as amizades boas que eu tenho estão aqui”.

O empresário Juliano Leonardo Meurer chegou ainda criança em Palmas. “Começo dos anos 90, meus pais viram na TV que o Collor estava vindo fazer a inauguração da pedra inaugural do Palácio Araguaia. Nós viemos, conhecemos, eles gostaram daqui porque eles queriam um lugar onde os filhos poderiam estudar”.

O tempo passou e muitas das pessoas que chegaram no início continuaram no Tocantins e cresceram com o estado, constituíram família e hoje acumulam conquistas. “A gente cresceu junto com a cidade e só tem gratidão de estar aqui no estado. Já cresceu muito, evoluiu muito e a gente tem perspectiva grande de melhorar ainda mais no futuro”, finaliza Juliano. Tocantins foi criado em 1988 e completa 29 anos nesta quinta-feira (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

G1/TO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here