Últimas Notícias

Naturatins suspende autorizações de queima controlada em todo estado

Proibição começou na última segunda-feira (1) e segue até 20 de novembro de 2019. Tocantins tem o segundo pior índice de queimadas dos últimos sete anos.

Foi publicada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) uma portaria suspendendo a emissão e a vigência das autorizações de queima controlada em todo o Tocantins. A proibição começou na última segunda-feira (1) e segue até 20 de novembro de 2019.
A medida foi tomada devido ao período de estiagem, que aumenta as chances de incêndios florestais por causa da vegetação seca, falta de chuvas, vento forte e baixa umidade do ar.

“Todas estas condições climáticas ajudam a ampliar a disseminação do fogo nas áreas rurais aumentando o risco de grandes incêndios florestais”, explica o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão.

Até esta quarta-feira (3) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 2.643 focos de queimadas no Tocantins. Este é o segundo pior resultado dos últimos sete anos, ficando atrás apenas de 2016, quando foram registrados 2.771 no mesmo período.

Durante a suspensão da queima os produtores rurais que possuem autorização para queima também estão proibidos de usar o fogo em suas propriedades. O Naturatins também não emitirá novas autorizações para a queima controlada.

A prática da queima controlada é utilizada pelos produtores para melhorar as pastagens, restos de lavouras, controlar espécies indesejáveis, parasitas e doenças, dentre outras.
Neste ano o Instituto Natureza do Tocantins contratou 60 brigadistas para ajudar no combate às queimadas nas Unidades de Conservação de Proteção Integral.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.