Últimas Notícias

Morre piloto de avião que caiu sobre casa em Goiás, diz filha

Além dele, bebê de 1 ano já havia morrido na queda, e pai dele se ferido. Acidente aconteceu no último dia 11 de agosto no Setor Vista Bela.

O piloto Nehru El-Aouar, de 59 anos, que conduzia um avião de pequeno porte que caiu sobre uma casa, em Goiânia, morreu nesta quarta-feira (29). A informação foi confirmada ao G1 por Cemya El-Aouar filha dele, por telefone. Ele estava internado desde a queda, ocorrida há 18 dias, no Setor Jardim Vista Bela. No acidente, um bebê já havia morrido e o pai dele, ficado ferido.

G1 procurou o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), mas a assessoria de imprensa disse que não estava autorizada a passar informações sobre o paciente.

Além de pilotar, Nehru era o dono da aeronave, prefixo PU-EFG, categoria experimental. O acidente aconteceu no dia 11 de agosto. Os bombeiros informaram que ele foi socorrido inconsciente e em estado grave.

O bebê Davi Andrade do Amaral, de 1 ano, que também estava na aeronave, morreu no dia da queda. Ele chegou a ser socorrido por terceiros e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O pai de Davi, o mecânico de aeronaves Reginaldo Ernane do Amaral, terceiro ocupante do avião, foi socorrido e encaminhado ao Hugol. A assessoria confirmou que ele segue internado na unidade, mas que a família também não autorizou o repasse de informações sobre seu quadro clínico.

Morre Nehru El-Aouar, piloto de avião que caiu sobre casa em Goiânia  (Foto: Facebook/Reprodução)Morre Nehru El-Aouar, piloto de avião que caiu sobre casa em Goiânia  (Foto: Facebook/Reprodução)

Morre Nehru El-Aouar, piloto de avião que caiu sobre casa em Goiânia (Foto: Facebook/Reprodução)

Acidente

O avião havia decolado do Aeródromo Brigadeiro Eppinghaus, às margens da GO-070, para um voo panorâmico. Ele caiu minutos depois sobre o telhado de uma casa e parou sobre o muro que a divide com outro imóvel.

Não houve incêndio após o acidente. A aeronave caiu sobre o telhado da residência e parou sobre o muro que a divide com outro imóvel. No momento da queda, não havia ninguém na casa.

Vizinha da casa em que o avião caiu, a estudante Geovanna Batista Rocha, de 18 anos, conta que a queda provocou um barulho muito alto e que a situação foi de pânico.

“Foi desesperador, principalmente quando vimos a criança que estava dentro do avião. O pai da criança a entregou para os moradores para que pudessem salvá-la. Ela estava muito machucada”, disse.

De acordo com Geovanna, pelo menos sete crianças viram a queda do avião, pois brincavam em um campinho de futebol em frente ao local. A jovem contou que não havia ninguém no imóvel no momento da queda. Por isto, vizinhos pularam o muro.

Avião destruiu parte do telhado e do muro de casa (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Avião destruiu parte do telhado e do muro de casa (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Avião destruiu parte do telhado e do muro de casa (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Investigação

A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ao G1 que a situação da aeronave é regular. O avião pertence à categoria experimental, quando é construído de forma amadora e atende a regras diferentes das utilizadas na aviação comercial.

Ainda de acordo com a Anac, para voar regularmente, o avião experimental precisa apresentar Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) e Inspeção Anual de Manutenção (IAM).

Uma equipe do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) se deslocou para a capital goiana para fazer a perícia.

A aeronave, ainda conforme a Anac, poderia levar somente o piloto e mais um passageiro.

A Polícia Civil informou que foi instaurado inquérito para investigar a queda do avião na 21ª DP, mas que “vai encaminhar os documentos acerca da queda do avião à Polícia Federal”. Segundo a corporação, o delegado Anderson Pelágio, que estava responsável pelo caso, “deve oficiar a PF por entender que o caso se enquadra em uma das hipóteses de competência da Justiça Federal”.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.